O combate à disseminação do novo coronavírus forçou uma mudança brusca no comportamento do consumidor. Enquanto a maior parte do mundo entra em quarentena, as compras pela internet se tornaram a nova norma. Então, para as empresas que fazem entrega em domicílio, saber como divulgar o serviço de delivery é essencial para a manutenção do negócio.
É importante ressaltar que elas não estão sozinhas nessa luta. Grandes empresas como iFood e Stella Artois estão empenhadas em contribuir com pequenos e médios negócios do ramo gastronômico.
Mas um serviço de delivery é muito mais que bares e restaurantes. Supermercados, marcas de vestuário e diversos outros setores podem — e devem — apresentar essa facilidade para o público. Veja, então, como divulgar um serviço de delivery.
Dicas para divulgar um serviço de delivery
Diversifique os pontos de atendimento
Com a limitação momentânea de um dos pontos de contato com o consumidor, o próprio estabelecimento físico, é preciso ampliar o alcance do atendimento on-line. Veja quais são os marketplaces (plataformas de vendas) disponíveis para seu segmento e procure aumentar as chances de o seu negócio ser encontrado pelo público.
Por exemplo, no caso de restaurantes, lanchonetes e bares, além dos tradicionais iFood, Rappi e Uber Eats, há também:
- Delivery Much
- Aiqfome
- Delivery do Bem
- Entre outros
Marketing de localização (geomarketing)
O geomarketing é uma das principais tendências de comunicação das marcas.
Primeiro, é uma questão de otimização de busca (SEO) para facilitar com que a marca seja encontrada em determinada região. Um simples cadastro no Google Meu Negócio já pode ser de grande ajuda para que as pessoas na suas cidade possam saber que você está perto delas, em quais horários atende e outras informações relevantes.
Segundo, investir em anúncios segmentados por localização é uma forma de maximizar o retorno do investimento. Especialmente no caso de pequenos e médios negócios, que atendem áreas limitadas, é essencial divulgar o serviço de delivery apenas dentro dessas áreas.
Saiba mais: Veja como usar geomarketing na sua estratégia
Indique o serviço de entrega nas redes
É possível atrair clientes diretamente pelas redes sociais, como Facebook e Instagram, sempre que alguém visitar sua página. Para isso, configure botões com chamada para ação nessas redes, como “Visitar site”, para indicar o serviço de delivery. Assim, eles ficarão visíveis no topo do perfil da empresa e facilitarão os pedidos.
Atraia com cupons
Existem diferentes perfis de público que solicitarão essas entregas em domicílio a partir de então. Podemos destacar:
- quem já pedia esporadicamente;
- quem pede regularmente e buscará variar o serviço;
- quem pedirá pela primeira vez por causa do novo coronavírus.
Especialmente para quem busca diversificar ou está descobrindo serviços de delivery, é importante oferecer um atrativo para a realização dessa experiência de teste. Um cupom promocional na primeira compra pode ser bastante útil nesse sentido, bem como outras promoções especiais.
Mostre cuidado
Ter uma boa apresentação dos produtos sempre foi fundamental para vender pela internet. Agora, é preciso mais do que isso.
Em casa, o consumidor está preocupado também com o preparo dos produtos, em especial alimentos. Portanto, mostre claramente quais são as medidas de proteção adotadas na sua empresa para reduzir contato e garantir a segurança do consumidor, de colaboradores e dos entregadores. Fazer uma transmissão ao vivo ou publicar imagens dos bastidores dará mais confiança para as pessoas realizarem os pedidos.
Faça campanhas diferenciadas
Em tempos de quarentena, fazer pedidos pela internet se tornou uma forma de contato entre as pessoas. Elas não estão pedindo apenas para si próprias, mas também para pessoas próximas.
São jovens pedindo para pessoas de mais idade sem domínio das ferramentas on-line, são amigos e parentes surpreendendo aniversariantes comemorando a data em casa e por aí vai… Ecoe esse potencial emocional na sua mensagem para estimular mais pedidos.
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