Você já ouviu falar em crossmídia?
Apesar de ainda ser um termo pouco conhecido, a estratégia é amplamente utilizada no universo do marketing. Isso significa que, mesmo sem saber, é provável que você já tenha investido nessa técnica em algum momento.
Para potencializar ainda mais os resultados da empresa, muitos apostam em uma comunicação integrada e transportam o consumidor para um universo em que tudo parece conduzir para o mesmo objetivo, que pode ser consumir um produto ou um conteúdo por exemplo.
Neste post você aprenderá o que é crossmídia a sua relevância no posicionamento de uma marca. Acompanhe!
O que é crossmídia?
crossmídia é o cruzamento de mídias. Uma campanha com esse conceito utiliza diferentes canais de comunicação, como televisão, jornal, rádio e internet, por exemplo.
Mas isso não é tudo! Em sua essência, uma comunicação crossmídia se baseia na técnica de integrar diversos meios para contar uma mesma história. Para isso, o conteúdo é distribuído em diversas mídias com o objetivo de atingir o receptor em diferentes contextos.
O anúncio produzido em um canal estimula o acesso ao outro canal e, dessa forma, o público interage com a marca e com a própria campanha.
É o que acontece, por exemplo, quando uma campanha publicitária é dividida em partes e cada uma é divulgada em um meio, estimulando o consumidor a conferir a continuação no outro ou quando o mesmo anúncio pode ser conferido em diversos canais de comunicação e, ainda, quando somamos publicidade e propaganda em diferentes canais, mas com o mesmo propósito da marca.
Qual a relevância dessa estratégia?
De acordo com o Estudo Dimension 2018 da Kantar Media, o consumidor conectado reúne informações específicas da marca de uma média de três fontes ou canais de comunicação. É comum o acesso a diversos meios durante o dia, como o jornal (impresso ou digital) pela manhã, o rádio no trajeto para o trabalho, a televisão ao chegar em casa e a internet ao longo do dia.
Com isso, podemos afirmar que o crossmídia é uma das maneiras mais eficazes de fazer um anúncio ou conteúdo atingir o consumidor. Com a utilização de diversas mídias, a mensagem é amplamente divulgada e a marca se fortalece.
Quanto mais o consumidor tem acesso ao conteúdo, maior será a interação com a marca. As chances de que a mensagem seja assimilada e de que todos os consumidores classificados como público-alvo sejam atingidos é bem maior.
Como potencializar seus resultados com crossmídia?
A implementação de crossmídia às suas estratégias de marketing contribui para o sucesso de seu negócio.
Por meio de técnicas inteligentes, você realiza uma estratégia mais assertiva e alcança melhores resultados. Confira algumas boas práticas:
Utilize televisão e internet para lançar um produto
Imagine que uma empresa precisa lançar um novo produto no mercado.
Como fazer isso? Produza um conteúdo para ser veiculado na televisão, falando sobre o lançamento do produto e apresentando alguns benefícios com o objetivo de chamar a atenção do público. Ao final, convide o telespectador a acessar o site da empresa e se informar melhor sobre o lançamento.
No site, você apresentará um vídeo explicativo sobre o item, mostrando todos os seus benefícios e convidando o internauta a comprá-lo.
Divulgue o mesmo conteúdo em diversos canais de comunicação
Outra maneira de fazer crossmídia é divulgar o mesmo conteúdo em várias plataformas. Uma faculdade que deseja divulgar o seu vestibular, por exemplo, deve aproveitar o potencial e as características do jornal, da televisão, do rádio e das redes sociais para levar essa informação ao maior número de estudantes e influenciadores possível. Mas, atenção: para que a mensagem seja assertiva, é importante se atentar à linguagem de cada um dos meios.
Ainda que o consumidor não ouça o anúncio no rádio, poderá encontrá-lo em suas redes sociais ou na TV. Uma outra situação, ainda mais produtiva pode acontecer: ele ver o conteúdo em todos os meios e se convencer de que é interessante se inscrever.
Por último, ao produzir conteúdos diferentes para cada meio de comunicação e com o objetivo de conversar com diferentes públicos, todos podem conduzir para o acesso ao site ou conteúdo, gerando engajamento e potencializando a conversão.
Conheça os canais de comunicação e os formatos de anúncios da NSC!
Aposte em vários conteúdos para reforçar o produto
Imagine que um cliente o contrate para gerir a campanha de lançamento de um livro destinado ao público infanto-juvenil. Por ser uma persona bem específica, é importante pensar em ações que sejam coerentes e que tenham um alto poder de atração.
Para isso, você pode apostar em um conteúdo para ser publicado na revista (para que os pais tenham conhecimento do produto) e outro para as redes sociais e para a televisão (em um horário que esse tipo de audiência é maior).
Em paralelo, durante as campanhas veiculadas na televisão, é interessante estimular o download de um jogo com as personagens do livro e distribuir brindes que reforcem ainda mais o universo retratado.
Produza jingles para o produto
A publicidade no rádio é extremamente efetiva e possui características especiais. Estima-se que o brasileiro ouve quase 5 horas de rádio diariamente, por isso um bom decisor de marketing deve aprender a integrar esse meio às demais mídias.
Imagine produzir um jingle para ser veiculado no rádio e ao final convidar o ouvinte a acessar o site da empresa e conhecer mais sobre esse produto ou acessar uma matéria interessante.
Essa estratégia garante que o público fiel a esse meio tenha acesso ao seu conteúdo de uma maneira qualificada. Isso porque, dentre as características da publicidade no rádio, a capacidade de prender a atenção é uma das mais relevantes.
Personalize o produto
Por último, um excelente exemplo de crossmídia e de marketing de sucesso é a personalização do produto. Nesse caso, você pode utilizar diversos meios, todos com o mesmo objetivo: aumentar as vendas e reforçar a imagem da marca.
Para isso, produza campanhas para serem divulgadas na televisão, rádio e jornal e convide o público a curtir a página da empresa nas redes sociais, baixar um aplicativo, informar alguns dados e receber em casa um item personalizado.
Isso pode ser feito, por exemplo, com uma marca de refrigerantes que deseja realizar uma promoção que deve ser realizada pelo site. As peças podem ser feitas em rádio e televisão, convidando para acessar o site e participar, incluir um QR Code nas peças de jornais e revistas e redirecionar direto para o site no caso de campanhas online como portais e redes sociais. , Enfim, a ideia principal é obter assertividade e gerar uma aproximação maior do público-alvo com o produto.
Viu só como é possível potencializar os resultados de seus clientes por meio de crossmídia? Essa é uma forte tendência para o marketing e deve ser muito bem aproveitada pelas agências. Afinal, com um consumidor cada vez mais integrado, nada mais inteligente do que usar diversos meios para promover uma marca.
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