O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 de junho, está cada vez mais perto em 2023. É justamente nessas duas semanas antecedentes à data que a maioria dos casais brasileiros irá às compras dos presentes.
De acordo com uma pesquisa da PiniOn para a Globo, 40% do público interessado comprará o presente com cerca de 15 dias de antecedência. Outros 16% dos apaixonados farão as compras na semana do Dia dos Namorados. Para completar, 20% ainda deixarão para resolver isso na véspera ou no próprio dia 12 de junho.
A expectativa cresce também nos setores de comércio e serviços com o movimento gerado nessa época. Por exemplo, no último Dia dos Namorados, uma pesquisa da CNDL e do SPC Brasil estimou que 92 milhões de brasileiros presenteariam na data, injetando R$ 18,06 bilhões na economia do País.
Quer saber mais sobre o que esperar da comemoração em 2023? Veja os dados que preparamos para você!
Resultados do varejo animam Dia dos Namorados em Santa Catarina
O primeiro trimestre de 2023 foi positivo para o varejo catarinense. Como prova disso, o volume de vendas acumulado entre janeiro e março teve alta de 4,9% na comparação com o mesmo período de 2022, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE.
Esse bom desempenho tem repercutido nas principais datas do comércio catarinense. Na Páscoa, por exemplo, a Fecomércio SC aponta que o faturamento das empresas no Estado aumentou 14,2% frente ao ano anterior.
Esse reflexo também foi visto no Dia das Mães. Nele, o faturamento foi 8,9% superior ao de 2022.
Em ambas as datas comemorativas, a Fecomércio SC destaca que o uso do cartão de crédito foi preponderante entre as formas de pagamento escolhidas pelo consumidor. Ainda assim, o pagamento à vista por transferência eletrônica, como o Pix, chegou a 14,8% das compras na Páscoa e a 12,3% no Dia das Mães. Enquanto isso, a preferência pelo pagamento em dinheiro não passou de 1,8%.
Olhando para tal cenário, podemos esperar um Dia dos Namorados 2023 com saldo bastante positivo para as vendas no comércio de Santa Catarina. No entanto, a diversidade de formas de pagamento deve ser vista como um diferencial para atrair o público.
Leia também: A economia do Brasil em 2023 e seus impactos no varejo
A importância da comemoração do Dia dos Namorados
Tradicionalmente, o Brasil é um país com mais pessoas em algum tipo de relacionamento que solteiras. Tanto que 62,5% dos entrevistados pela pesquisa da Globo declararam estar em uma relação.
Nesse contexto, sete em cada dez indivíduos acreditam que o Dia dos Namorados é um bom momento para fortalecer a união. Mais ainda, seis em cada dez afirmam que a data é tão importante quanto o aniversário de namoro ou de casamento. Daí o fato de que 86% do público enamorado tem o costume de comemorar o 12 de junho.
Inclusive, o desejo de celebrar o Dia dos Namorados mantém-se praticamente constante em relacionamentos com menos de um ano até aqueles que completam uma década de duração. Isso significa que sempre há um grande público para comprar presentes nesta época do ano.
Agora em 2023, de acordo com a Globo, 85% dos casais pretendem presentear na comemoração do Dia dos Namorados.
Leia também: Setor de shopping centers no Brasil celebra alta nas vendas
Intenção de compra para o 12 de junho em 2023
Então, quais são os presentes que estão na intenção de compra dos brasileiros para este 12 de junho? Enquanto os homens estão mais inclinados a dar chocolates e outros doces, as mulheres têm roupas em vista. Mas ambos praticamente empatam na procura por perfumes e cosméticos.
No geral, os presentes mais procurados para o Dia dos Namorados 2023 são:
- Roupas: 27%
- Perfumes e cosméticos: 25%
- Chocolates e doces: 23%
- Cesta de café da manhã: 14%
- Refeição fora de casa: 14%
- Acessórios: 12%
- Flores: 12%
- Algo simbólico/manual: 10%
- Viagem: 10%
- Bolsas e calçados: 9%
- Vinho ou espumante: 9%
- Smartphone: 7%
- Joia: 7%
Também chama a atenção o dado de que 37% dos entrevistados pela pesquisa têm a inteção de ir a um restaurante para comemorar o Dia dos Namorados 2023. Outros 20% ainda planejam fazer uma viagem romântica a dois. Isso reforça a importância do 12 de junho não só para o comércio, assim como para o setor de serviços.
Leia também: Publicidade digital: conheça todas as opções com a NSC
Destaque seu negócio no Dia dos Namorados
Tem uma oferta especial para o Dia dos Namorados? Selecionou o mix de produtos perfeito para a data? Ou, quem sabe, sua empresa oferece um serviço que vai deixar o dia 12 de junho mais prático e mais romântico para os casais apaixonados?
Então divulgue seu negócio do jeito certo em Santa Catarina, falando com milhares de consumidores nos veículos de confiança do Estado. Faça uma campanha na internet, na rádio, na televisão ou ainda tudo junto para ter o maior impacto no público.
Com a NSC é fácil anunciar. Descubra quais são as mídias ideais para sua marca no Simulador de Campanha ou então fale com nossos consultores pelo e-mail anuncie@nsc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 48 99157-1346.