O mercado publicitário vem enfrentando grandes desafios com a crise gerada pela Covid-19. Mas, mesmo antes da pandemia, era necessário debater os erros passados do setor e como se preparar para o futuro, diante de mudanças que já vinham ocorrendo pelo mundo, como a popularização do trabalho em home office.
Nesse contexto, surge a Conferência sobre Gestão e Produtividade para Agências (OPCON) 2020. Com a proposta de reunir um time de palestrantes de alto nível para discutir esses desafios, entre os dias 24 a 27 de agosto o evento on-line e gratuito promete trazer importantes lições para o mercado publicitário. A organização fica por conta do Operand, um software de gestão para equipes criativas.
Quer saber mais sobre o que será debatido e como se inscrever para assistir às palestras e painéis? Veja a seguir.
Desafios do mercado publicitário na pandemia
Os últimos meses de fato acentuaram as dificuldades que muitas agências vinham enfrentando há algum tempo. Como resultado direto da crise, 73% dessas empresas registraram um impacto negativo nas receitas, de acordo com a pesquisa “Panorama PMEs: Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada”. A apresentação dos resultados é fruto de uma parceria entre Resultados Digitais, Endeavor e Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Servindo de comparação, apenas 18,7% afirmaram ter algum efeito positivo nas finanças com o coronavírus. Outros 8,3% não observaram mudanças.
A pesquisa, realizada em maio, ainda mostra que as agências tiveram uma redução de 24,6% da receita, em média, durante o período de crise. Além disso, um pouco mais de um terço delas (36%) relatou que houve diminuição no quadro de funcionários.
Mas elas sabem que não podem ficar paradas: 88% dos entrevistados disseram que deverão testar novas estratégias no modelo de negócios e 72,7% revisarão o perfil de clientes.
A OPCON 2020 desponta, então, como uma excelente oportunidade de descobrir com profissionais de referência na área da comunicação como é possível superar a crise.
Leia também: O comportamento das lideranças de marketing na pandemia
OPCON 2020 será um evento on-line e gratuito
A primeira Conferência sobre Gestão e Produtividade para Agências terá duração de quatro dias, entre 24 e 27 de agosto. O evento reunirá mais de 30 palestrantes de diferentes áreas para debater os desafios do mercado publicitário. Além da abertura, a programação contará ao todo com 16 palestras, 3 painéis ao vivo com convidados especiais e happy hour virtual de encerramento com sorteios e networking.
Entre os palestrantes confirmados, estarão presentes:
- Fábio Ricotta: CEO Agência Mestre;
- Camilla Mendes: líder de desenvolvimento de pessoas da Resultados Digitais;
- Michelline Zambon: gestora de marketing do Garten Shopping;
- Luciano Moura: diretor de mercado da NSC;
- e mais grandes nomes do mercado publicitário.
Aos interessados em participar, ainda há a vantagem de ser um evento on-line e gratuito. Para aproveitar, basta fazer a inscrição na página da OPCON 2020.
Leia também: A relação que marcas e agências devem ter agora
Principais temas do debate
A adaptação das agências às mudanças do mercado publicitário, é claro, será um dos principais temas abordados na OPCON 2020. Luciano Moura, da NSC, discutirá esse tópico no painel “Futuro da Comunicação e Mídia”. O diretor de mercado trará na ocasião uma perspectiva das mídias essenciais sobre a importância da comunicação como geradora de receita agora e no futuro próximo.
Essa adaptabilidade está presente na própria organização da conferência. Originalmente planejada para ser um evento presencial e voltado para gestores de agências, com as necessidades identificadas ao longo da pandemia foi preciso reinventar-se. Desse modo, a primeira OPCON será 100% digital e oferecerá trilhas personalizadas de conteúdo para gestores e colaboradores.
Outros temas essenciais para o desenvolvimento dos negócios que serão abordados:
- os maiores erros das agências digitais;
- como tornar a agência mais produtiva;
- gestão de projetos aplicada à inovação;
- cultura da agência em tempos de distanciamento social;
- organização de projetos no trabalho remoto;
- métricas essenciais para acompanhar e alavancar o lucro;
- como gerar mais resultado de vendas;
- business intelligence para agências;
- entre outros.
No site do evento é possível ver a programação completa de palestras e painéis, além de acessar o formulário de inscrição gratuita. Aproveite essa oportunidade para assistir a conteúdos de alto nível que contribuirão para a geração de insights e de novas oportunidades para os participantes.
Para mergulhar ainda mais no assunto, baixe gratuitamente o e-book Seu marketing não será o mesmo. Nele, entrevistamos líderes de diferentes áreas de marketing, como inbound, marketing de conteúdo, marketing de influência, eventos, B2B, entre outras, para saber:
- Qual tem sido o maior desafio de cada área durante a pandemia?
- Quais foram as principais mudanças nesse período?
- Que tendências devem permanecer no longo prazo?
- E no que as empresas devem focar agora?