A publicidade tem um papel importante na vida dos brasileiros. Sete em cada dez entrevistados em uma pesquisa da Kantar IBOPE Media revelaram prestar atenção aos anúncios com frequência. Além disso, 77% já se interessaram por produtos ou serviços vistos nas propagandas.
Novos dados da empresa ainda mostram que a publicidade em Santa Catarina é destaque no Brasil devido ao poder de consumo da população catarinense e às oportunidades de mídia para as marcas.
Essas informações estão no Painel Santa Catarina, que inclui excelentes motivos para anunciar no Estado. Veja os destaques com o Negócios SC!
Economia e consumo da população catarinense
Santa Catarina tem uma população de 7,76 milhões de habitantes, segundo a prévia do Censo 2022, realizado pelo IBGE. Isso coloca o Estado na 11ª posição em número de pessoas entre as demais unidades federativas do Brasil. Entretanto, quando se trata da economia e dos indicadores sociais, estamos entre os primeiros no País.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina é o terceiro maior do Brasil, segundo dados do PNUD. O IBGE também aponta o PIB catarinense como o sexto maior do País, com cinco municípios — Joinville, Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Chapecó — entre as 100 cidades brasileiras com melhor economia.
Os catarinenses então registram a segunda maior renda média estadual, 30% maior que a média brasileira. Em meio às praças analisadas pela Kantar IBOPE Media, a região da Grande Florianópolis tem o maior perfil na classe B e o segundo maior na classe A. Isso quer dizer que o consumidor em Santa Catarina tem um poder de consumo acima do nível nacional.
O reflexo disso está nos resultados para os negócios. Tanto que a Grande Florianópolis tem o maior ticket médio das vendas em categorias-chave para a economia entre todas as regiões pesquisadas.
Mas não é só no consumo de bens que estão as oportunidades para as marcas em Santa Catarina. O consumo de mídia pelos catarinenses é outro fator essencial para aumentar as vendas no Estado.
Leia também: Novidade do Negócios SC vai transformar seu marketing
O que faz da publicidade em Santa Catarina tão poderosa?
Considerando o poder que a publicidade tem de influenciar a decisão de compra, quanto maior a atenção dada à mídia pelo público, melhor para os anunciantes. E Santa Catarina destaca-se nesse sentido, de acordo com o levantamento da Kantar IBOPE Media.
A começar pela internet, 85% dos catarinenses têm conexão em casa. Esse número é maior que a média nacional, de 82,7%, conforme revelam os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Além disso, temos na Grande Florianópolis a praça que mais presta atenção na publicidade digital.
A rádio é outro meio de comunicação fundamental para as marcas em Santa Catarina, já que existem mais de 900 mil ouvintes só na região metropolitana de Florianópolis. É a terceira área com maior porcentagem da população consumindo esse tipo de mídia.
Os catarinenses passam, em média, 3 horas e 29 minutos por dia ligados nas emissoras de rádio. Diante da televisão, esse tempo é ainda maior: 5 horas e 31 minutos diários.
Pela TV linear, a publicidade em Santa Catarina chega a sete em cada dez pessoas no Estado. Inclusive, um terço desse público admite acessar a internet para saber mais sobre o conteúdo assistido.
Não à toa, Santa Catarina tem o quinto maior investimento em publicidade na televisão aberta entre os estados brasileiros. Foi investido R$ 1,5 bilhão em 2022 pelas marcas atuando junto ao público catarinense. São esses os negócios que largam na frente para conquistar a atenção e a preferência do consumidor.
Leia também: Descubra como se mede a audiência de televisão no Brasil
Por que anunciar em Santa Catarina com a NSC?
Os dados mostram como a presença na mídia é importante para impulsionar os resultados das empresas nesse grande mercado consumidor. Mas ainda há um fator que pode fazer toda a diferença nos resultados da publicidade em Santa Catarina: anunciar com a NSC.
No digital, não somente a NSC tem milhões de seguidores nas redes sociais, como o NSC Total é o portal de notícias do Estado com maior alcance de público. São 9,2 milhões de usuários únicos por mês, segundo os números do Google Analytics.
Pela rádio, a Atlântida impacta mais de 850 mil ouvintes catarinenses. Ao lado da Itapema e da CBN, as emissoras da NSC oferecem a oportunidade de conectar sua marca com um público de alto poder aquisitivo.
Para completar, a NSC TV é líder de audiência não apenas na Grande Florianópolis, mas nas diversas regiões do Estado, como Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Mais de 2,3 milhões de telespectadores acompanham diariamente a emissora e poderiam estar vendo sua publicidade em Santa Catarina.
Quer ver como é fácil anunciar com a NSC? Aproveite o Simulador de Campanha para encontrar os veículos de comunicação mais indicados para sua marca.