A semana do Dia das Mães é de muita expectativa para o comércio em Santa Catarina. Como já destacamos no Negócios SC, com base em uma pesquisa da Globo, trata-se da data comemorativa mais importante do ano para os brasileiros. Isso então se reflete na alta das vendas.
Agora a Fecomércio SC também ressalta que o Dia das Mães é a segunda data especial com maior importância para a economia catarinense. Essa e outras informações sobre o tema estão na pesquisa “Intenção de Compras de Dia das Mães 2023”.
A Fecomércio SC entrevistou 2.099 consumidores em Santa Catarina, distribuídos em sete cidades de todas as regiões: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. Os resultados são positivos e revelam um crescimento na intenção de compra para o próximo 14 de maio.
Leia a seguir a análise dos principais dados sobre o Dia das Mães 2023.
Intenção de gasto com presente de Dia das Mães é a maior desde 2019
Nos últimos três anos, a situação econômica dos consumidores catarinenses vem melhorando gradualmente, desde o início da pandemia de Covid-19.
Em 2020, por exemplo, 48,8% dos entrevistados pela Fecomércio SC afirmavam estar em uma condição financeira pior que a do ano anterior. Agora em 2023, esse percentual caiu para 20,9%. Ao mesmo tempo, temos um número cada vez maior de catarinenses que consideram estar melhores, chegando aos 35,4%. Outros 42% estão no mesmo patamar financeiro do ano passado, enquanto o restante 1,7% não respondeu.
A melhora nas finanças pessoais consequentemente permite um gasto maior com presentes. Com isso, a intenção de compra no Dia das Mães tem apresentado uma curva de crescimento constante ano a ano.
De acordo com a pesquisa de Dia das Mães da Fecomércio SC, o consumidor catarinense pretende gastar, em média, R$ 211,33 com presentes em 2023. O valor representa um aumento de 2,7% em relação à intenção de compra de 2022, já corrigido pela inflação em R$ 205,79.
No entanto, vale considerar que essa é a média estadual das sete cidades pesquisadas. Por exemplo, o público da capital catarinense deve gastar R$ 227,43, em média.
O consumidor mais empenhado na compra do presente de Dia das Mães 2023 é o de Chapecó. No município do Oeste de Santa Catarina, os interessados pretendem realizar um gasto médio de R$ 272,59. Na outra ponta, os joinvilenses estimam gastar, em média, apenas R$ 148,60.
Leia também: Dia das Mães 2023: veja os dados que você precisa saber
Catarinenses deixam presente de Dia das Mães para última semana
Quando falamos que a semana do Dia das Mães é de expectativa para o comércio catarinense, ainda havia outra razão em mente. Segundo a pesquisa da Fecomércio SC, a maior parte do público no Estado deve ir às compras nos próximos dias.
Cerca de sete em cada dez interessados deixaram para comprar justamente neste período. Do total, 44,6% visitarão o comércio durante a semana, 17,8% farão isso na véspera e outros 3% só vão comprar o presente no próprio dia 14 de maio.
Mesmo assim, em 2023 os catarinenses conseguiram antecipar-se um pouco mais, na comparação com o ano anterior. Em 2022, 71,8% deixaram o presente para a última semana até o Dia das Mães, ante 65,4% neste ano.
O comércio de rua deve receber a maior parte desse movimento, já que 60,1% do público apontou esse tipo de varejo como o preferido para as compras do Dia das Mães 2023. E, muito provavelmente, os consumidores visitarão várias lojas nesse processo. Afinal, mais de 70% deles afirmam que farão pesquisa de preço.
Leia também: Saiba como criar frases para atrair clientes e vender mais
O que o consumidor catarinense procura no Dia das Mães 2023?
Assim como a pesquisa da Globo revelou, o público em Santa Catarina procura principalmente itens de vestuário para presentear no Dia das Mães 2023. Quase um terço dos consumidores (32%) estão inclinados a dar roupas neste 14 de maio.
Presentes mais procurados em Santa Catarina:
- Roupas: 32%
- Perfumes e cosméticos: 14,8%
- Calçados e bolsas: 13,6%
- Flores: 5,3%
- Artigos de decoração: 5,1%
- Eletrodomésticos: 2,4%
No período da pesquisa da Fecomércio, um em cada cinco consumidores catarinenses ainda não sabiam o que presentear. Então, caberá ao comércio ajudá-los a encontrar o presente certo que caiba no orçamento.
É claro, o Dia das Mães é sobretudo um momento de união familiar. Para celebrar essa ocasião especial, 27,9% dos entrevistados pretendem realizar uma refeição na casa de algum familiar e 14,7% almoçarão ou jantarão com as mães em restaurantes. Ou seja, o varejo alimentar e o segmento de bares e restaurantes são outros tipos de negócios que vão lucrar com a data.
Conheça agora todas as soluções da NSC para destacar as ofertas da sua empresa nas datas comemorativas ao longo do ano.