Em um cenário ideal, todos os impactos da sua comunicação off-line e on-line seriam convertidos em contatos. Mas algo assim só há no campo das ideias mesmo.
O que existem são formas de atrair leads das suas campanhas em televisão, jornal e rádio, criando assim uma base de relação direta nos seus canais digitais. Neste artigo vamos trazer duas dicas para fazer isso.
Como atrair leads off-line para on-line
Dica 1: indiretamente por rede sociais e buscas
Uma das consequências naturais de anunciar nas mídias essenciais é que sua marca ficará mais conhecida. Você pode usar isso então de várias formas: fortalecer a imagem, aumentar o reconhecimento na gôndola, promover uma causa social etc.
É possível também converter sua comunicação em ações concretas. Gerar visitas no PDV, ligações, entre outras. Mas em meio a tudo isso há um efeito decorrente que não se costuma tomar em consideração ao fazer esse tipo de investimento: o aumento no interesse orgânico pela marca.
O público começará a pesquisar espontaneamente pelo seu site e redes sociais, contribuindo para um maior fluxo de tráfego direto ou via pesquisas por nome da empresa e de seus produtos. Quanto mais pessoas fizerem esse tipo de busca on-line, melhor. Isso significa que não dependerá tanto de impulsionar palavras-chave relativas ao seu negócio para gerar mais acessos.
Mas sua estratégia pode ir além e dar motivos maiores para as pessoas acessarem suas redes sociais e site. Você pode oferecer um conteúdo exclusivo de alguém em quem seu público-alvo já tenha um prévio interesse.
Funciona assim:
- Primeiro faz uma parceria com um influenciador desse público;
- Cria um conteúdo exclusivo que será divulgado nos canais da sua marca;
- Faz uma campanha off-line com esse influenciador divulgando o conteúdo;
- Entrega o prometido em nas redes ou site da marca.
Um exemplo prático seria a parceria com uma celebridade da música. Essa pessoa já traz consigo uma boa base de fãs, que estariam naturalmente interessadas em lançamentos. Então, ao promover uma nova canção ou clipe, sua empresa ganha um fluxo de público muito maior.
Para facilitar esse acesso, aposte em urls curtas e de fácil memorização, além de QR Codes para anúncios impressos.
Leia também: Como usar influenciadores para potencializar o reconhecimento de marca
Dica 2: diretamente por cadastro no site ou blog
A estratégia acima é indireta porque ainda depende da conversão do visitante em contato. A simples visita a um site ou seguir nas redes sociais por si não garantem um relacionamento contínuo, considerando, por exemplo, que a entrega das publicações de páginas em redes como o Facebook são baixas.
A conversão de que sua empresa necessita é por meio de um cadastro. Com os dados da pessoa, sua comunicação pode tornar-se direta.
No entanto, para conseguir esses dados, deve oferecer algo em troca. Somente uma boa oferta motivará alguém a: 1) acessar sua página e 2) preencher um formulário.
Na prática, sua marca divulgaria um código na comunicação off-line, chamando para algum canal virtual da empresa. Nele pode ser oferecido:
- Um brinde;
- Um conteúdo rico exclusivo;
- Um desconto especial;
- Algum outro benefício para a compra do produto ou serviço.
Para saber o desempenho de cada veículo, praça ou meio de comunicação, ainda é possível ter códigos exclusivos. Por exemplo, ao anunciar em diferentes regiões de Santa Catarina nos jornais da NSC, pode-se divulgar um código “DescontoSanta” para Blumenau e Vale do Itajaí e “DescontoHora” para a Grande Florianópolis.
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Conclusão
Seja indiretamente, seja diretamente, para atrair um público ainda maior do meio off-line para os canais on-line da marca é preciso oferecer um bom motivo. No modo indireto, estamos falando sobretudo de uma oferta de conteúdo com grande adesão, como entretenimento. No indireto, podemos abordar questões mais comerciais, como vantagens extras de compra.
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