No Brasil, três em cada quatro pessoas conectadas seguem influenciadores nas redes sociais, de acordo com uma pesquisa de Opinion Box e Influency.me. Mais ainda, segundo dados da IAB Brasil, em parceria com a Offerwise, 65% da população brasileira on-line consome diariamente conteúdos produzidos por criadores.
Isso gera uma importante economia de criadores, ou creator economy, que as marcas podem capitalizar para crescer no mercado.
Por meio de publis, os negócios podem alcançar novos públicos, gerar engajamento e conquistar a confiança dos consumidores na internet. Não à toa, 84,4% das marcas entrevistadas por YOUPIX e Nielsen tinham a intenção de aumentar o investimento em marketing de influência em 2023.
Conheça melhor o poder da economia de criadores e a força das publis para impulsionar as empresas que investem nessa estratégia digital.
Os dados por trás da economia dos criadores no Brasil
O estudo #Publi, de IAB Brasil e Offerwise, traz números relevantes sobre esse mercado bilionário.
Para a Technavio, por exemplo, essa economia deve movimentar 269 bilhões de dólares até 2024. Especialmente aqui no Brasil, casos de sucesso como o de Bianca Andrade, Luccas Neto e Virginia Fonseca mostram como esses influenciadores podem arrastar multidões e milhões de reais em torno de produtos.
Isso acontece porque os brasileiros são, antes de tudo, consumidores vorazes de conteúdo. Vale para a televisão, para a rádio e para tantos outros meios, então não seria diferente com o digital.
Os dados de IAB Brasil e Offerwise revelam que os internautas no País consomem, em média, 7,4 nichos de conteúdos criados por influenciadores. Por sinal, quanto maior o poder aquisitivo, maior é a variedade de assuntos consumidos.
Nesse sentido, os dez conteúdos digitais que os brasileiros mais consomem são:
- Humor e entretenimento: 52%
- Música: 48%
- Culinária e gastronomia: 40%
- Fitness e saúde: 40%
- Tecnologia: 39%
- Viagens e turismo: 38%
- Beleza e maquiagem: 38%
- Moda: 38%
- Finanças e empreendedorismo: 37%
- Estilo de vida: 37%
Para 55% do público, aprender coisas novas e ampliar os conhecimentos é uma das principais razões para seguir um criador de conteúdo. Obter dicas relacionadas a um tema específico vem logo em seguida, com 44%. Inclusive, nove em cada dez entrevistados já aplicaram os conselhos na rotina.
Leia também: Marketing de influência: o que pode ou não segundo o Conar?
A relação entre publi e vendas
Publi é o nome da publicidade feita por criadores de conteúdo na internet. Essas propagandas podem ser para produtos próprios ou em parceria com outras marcas. Mas será que isso funciona do ponto de vista das vendas?
Os números dizem que sim. Conforme destaca o estudo sobre o impacto da economia de criadores no Brasil, 82% dos internautas no País já compraram algum produto ou serviço por recomendação de influenciadores. Desse grupo, 49% fazem isso sempre ou com frequência.
Esses dados são corroborados pela pesquisa de Opinion Box e Influency.me. Nela, 75% dos entrevistados responderam ter comprado algum produto indicado nas redes sociais.
As dez categorias de produtos mais comprados são:
- Roupas: 25%
- Cosméticos: 22%
- Cursos e educação: 22%
- Livros: 21%
- Maquiagem: 20%
- Alimentos e bebidas: 17%
- Celulares: 14%
- Aplicativos de celular: 12%
- Sapatos: 12%
- Pacotes de viagem: 12%
Segundo o relatório Influenciadores Digitais, em que estão presentes esses dados, o marketing de influência é especialmente útil como reforço. Quatro em cada dez consumidores relatam que já queriam comprar o produto. Então, foi decisivo ver alguém testando e validando-o.
No entanto, o marketing de influência também é a porta de entrada para muitas descobertas. Um quarto do público comprou um produto que não conhecia anteriormente pela capacidade de os criadores de conteúdo despertarem a curiosidade. Isso é reforçado pelos dados da IAB Brasil: 58% das pessoas consideram as publis interessantes para descobrir novos produtos.
Leia também: Marketing de vídeo: saiba como começar a criar com a NSC
Como fazer publis que funcionam?
Para uma marca tirar o melhor proveito da estratégia de publi, é preciso pensar na entrega mais adequada para o público.
Nesse caso, vale considerar as redes em que os brasileiros mais consomem conteúdo de influenciadores. Tanto a IAB quanto a Opinion Box apontam a seguinte ordem:
- YouTube
Entretanto, em ambas as pesquisas, o TikTok já aparece como forte concorrente do Facebook.
Outro fator essencial é o formato. Os vídeos são os favoritos pelos internautas brasileiros, seguidos pelos Stories do Instagram.
Preferência de consumo dos brasileiros no marketing de influência:
- Vídeos entre 1 e 3 minutos: 34%
- Vídeos com menos de 1 minuto: 21%
- Vídeos com mais de 3 minutos: 19%
- Stories: 18%
- Fotos/imagens: 5%
- Textos: 2%
- Áudios: 1%
Esses números da Opinion Box estão em sintonia com os resultados da IAB Brasil sobre uma questão semelhante.
Formatos de conteúdo mais consumidos:
- Vídeo curto: 72%
- Vídeo longo: 57%
- Stories: 34%
- Posts com imagem e texto: 30%
- Podcasts: 24%
- Imagens: 23%
- Transmissões ao vivo: 21%
Porém, o que realmente faz a diferença para uma publi funcionar é ter um conteúdo confiável. Segundo o relatório Influenciadores Digitais, esse é o principal fator para conquistar o público.
Características que mais atraem o consumidor em uma publi:
- Conteúdo confiável: 54%
- Conteúdo explicativo: 36%
- Conteúdo direto ao ponto: 35%
- Conteúdo bem-humorado: 27%
- Conteúdo bem produzido: 26%
Assim, entregando informação de qualidade em formatos de vídeo nas principais plataformas audiovisuais da internet, sua marca tem maiores chances de sucesso. Conheça agora as soluções da NSC para criação de vídeo do seu negócio.