Atualmente, o principal objetivo do marketing tem sido aumentar o reconhecimento da marca, segundo quase 2 mil entrevistados pela Nielsen no Relatório Global Anual de Marketing 2022. A Semrush, por meio do State of Content Marketing 2022 Global Report, aponta para a mesma prioridade entre 45% dos profissionais.
No entanto, se a sua empresa utiliza apenas uma estratégia digital de comunicação, pode ter dificuldade nessa área. Isso porque são necessárias diversas impressões da marca para que ela seja reconhecida. De acordo com Pam Moore, precisa-se de cinco a sete impressões para se chegar a esse ponto.
Então, diante da competição cada vez maior pela atenção do consumidor on-line, é fundamental encontrar maneiras diversificadas de alcançá-lo. Felizmente, um novo estudo da Nielsen revela que anunciar na rádio é uma solução para esse desafio. Acompanhe a explicação!
Rádio aumenta o alcance da estratégia digital
A Nielsen, em parceria com a Cumulus Media, traz dados bastante interessantes sobre a relação da rádio com redes sociais e vídeo on-line.
Em um primeiro caso, o estudo analisou o impacto de acrescentar anúncios digitais a uma estratégia de rádio. Um investimento 20% maior, destinado a vídeos e redes sociais, representou um aumento de 13% a 20% no alcance da campanha da marca.
Por outro lado, quando se inicia com uma estratégia digital e acrescenta-se a rádio, os resultados são ainda melhores. Neste segundo caso, o aumento do alcance esteve entre 27% e 94%. Por sinal, quanto menor o planejamento original na internet, maior o impacto da rádio nesse indicador.
Aumento de alcance ao adicionar 20% do orçamento em rádio:
- Estratégia digital leve: aumento de 94%.
- Estratégia digital média: aumento de 38%.
- Estratégia digital pesada: aumento 27%.
Ou seja, quanto menor o orçamento do anunciante nos meios virtuais, mais ele tem a ganhar acrescentando a rádio ao plano de mídia.
Em outro estudo, a Nielsen já mostrara que adicionar a rádio a um plano de TV e digital, sem qualquer sobrecarga ao investimento em mídia, é capaz de aumentar o alcance em 41%. Isso comprova que o meio traz um enorme ganho às marcas, independentemente do cenário de investimento.
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Do alcance ao reconhecimento e à lembrança da marca
Como vimos, a rádio é um meio econômico de ampliar o alcance da marca. Mas essa não é a única vantagem de acrescentá-la à sua estratégia digital.
Anunciar na rádio também é uma ótima forma de aumentar a frequência da marca na mídia por um valor acessível. Isso é fundamental para gerar as impressões necessárias ao reconhecimento pelo público, que é um dos primeiros passos para a lembrança da marca.
Inclusive, já está provado que a rádio garante um elevado percentual de lembrança. Segundo uma pesquisa da Kantar IBOPE Media para a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), 89% dos 1.200 catarinenses entrevistados afirmam recordar-se de algum comercial ouvido no meio durante os últimos 30 dias. Mais ainda, 40% dos ouvintes pesquisaram ou compraram os produtos divulgados.
Portanto, são muitas as vantagens de anunciar na rádio. Mas se destaca a capacidade de ela ampliar o alcance da marca ao mesmo tempo que permite uma boa frequência de mídia, aumentando assim a lembrança do público.
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Casos de sucesso ao anunciar na rádio
As rádios da NSC em Santa Catarina têm excelentes exemplos de como o meio é capaz de aumentar o reconhecimento das marcas que já anunciam na internet. Um desses casos de sucesso é o da Floripa Store, que investiu na Atlântida, além de redes sociais com a NSC e de mídia digital no NSC Total.
— Clientes e amigos comentando que ouviram a gente foi o primeiro passo para ver que estava dando certo. Depois, consumidores que associavam a loja com a propaganda da rádio, até efetivar o cliente — destaca o sócio-proprietário da Floripa Store, Guilherme Besen.
Outro exemplo é o da Roots Bonsai. A empresa de Chapecó conseguiu atrair clientes até de outras cidades na região Norte de Santa Catarina, comentando que ouviram os anúncios na rádio.
— Resolvemos investir, pois sabemos que dá resultado — conta Armando Goldbeck, proprietário da Roots Bonsai.
Também vale destacar o desempenho da Padaria Manchester. Em uma parceria de conteúdo patrocinado na rádio, o negócio deu um salto após ir além da estratégia digital.
— O investimento em internet era algo que já vínhamos fazendo, mas que não era o suficiente para suprir a queda de faturamento. O que precisávamos no momento era de retorno rápido do investimento feito em marketing. Desde quando iniciamos o processo com a NSC, o número de seguidores no Instagram subiu 4,6 vezes. Minhas vendas através dos canais subiram na mesma proporção e meu ticket médio por venda quase que dobrou! — revela Carlos Roberto Shigeoka, sócio-gestor da Padaria Manchester.
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