Estudo revela os 6 vetores da transformação pós-pandemia

27/08/2020

Novidade do setor

Estudo revela os 6 vetores da transformação pós-pandemia

Nos negócios, entender o processo de transformação pós-pandemia é fundamental desde já. É preciso antecipar essa reflexão para que sua marca possa elaborar estratégias eficientes para responder às mudanças de comportamento do consumidor e estar à frente das tendências do mercado.

Para ajudar empresários e gestores a reposicionar os negócios ao novo cenário de consumo, a Exit Comunicação e Negócios, em parceria com a NSC Comunicação e o Negócios SC, lança o estudo Catalisadores da Mudança. Com base em relatórios, análises de tendências e entrevistas com referências de diversos setores, o material aponta os seis principais vetores da transformação pós-pandemia.

Quer saber como preparar sua empresa para o futuro? Veja a seguir.

O estudo Catalisadores da Mudança

Boa parte desse futuro a que nos referimos já vem sendo escrito há bastante tempo. Mesmo no contexto da pandemia de Covid-19, em que tantas mudanças bruscas entraram em nosso dia a dia, como a redução de capacidade de atendimento em diversos estabelecimentos, muito mais foi intensificado que completamente alterado.

São principalmente essas acelerações que o estudo Catalisadores da Mudança busca refletir nos seis vetores de transformação pós-pandemia. Eles podem ser analisados como macrotendências para o médio e longo prazos.

Ainda assim, não podemos ignorar os efeitos imediatos da pandemia sobre o consumidor. Nesses últimos meses, surgiram algumas necessidades urgentes, mapeadas pela Bain & Company e mencionadas no estudo da Exit. Elas fomentaram três comportamentos de consumo:

Somados esses três comportamentos às tendências que já observávamos antes, como o encasulamento, temos um guia para o curto, médio e longo prazos da transformação pós-pandemia. E aí entram os seis vetores revelados no estudo Catalisadores da Mudança.

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Será preciso uma soma de esforços para projetar a empresa para o futuro. (Foto via Freepik)

Os 6 vetores da transformação pós-pandemia

O estudo aponta seis fatores que podem (e devem) remodelar o futuro do seu negócio:

  1. Desmaterialização
  2. Compartilhamento
  3. Propósito
  4. Conscientização
  5. Simplicidade
  6. Gerações

De acordo com a Exit, os vetores 1 a 3 (Desmaterialização, Compartilhamento e Propósito) referem-se à transformação das estruturas de negócios e de processos. Por outro lado, os vetores 4 a 6 (Conscientização, Simplicidade e Gerações) dizem respeito à transformação da sociedade e dos filtros culturais de consumo.

Vejamos, então, um pouco mais sobre cada um desses aspectos da transformação pós-pandemia.

Desmaterialização

O vetor da desmaterialização pode ser entendido como a transformação digital das empresas. Ela atravessa a cadeia de produção, a gestão do negócio (que agora pode ser feita à distância), a experiência de compra (totalmente virtual ou omnichannel) e o relacionamento das marcas com o consumidor. Para isso, soluções que envolvem desde o uso de big data e machine learning nas estratégias do negócio até a realidade aumentada para auxiliar as vendas têm sido cada vez mais procuradas.

Compartilhamento

Aborda novos modelos de criação e de consumo muito mais focados na colaboração que em um desenvolvimento individual. Isso porque a inovação exige um esforço cada vez mais interdisciplinar para encontrar respostas específicas a novos problemas que encontramos. Despontam aí parcerias entre empresas, cooperações público-privadas e soluções abertas para melhor atender às necessidades do público.

Propósito

A transformação pós-pandemia não está só na forma — ela precisa envolver também a alma dos negócios. O consumidor valoriza o papel social e o propósito das marcas, portanto é dever delas focar na transparência e na autenticidade das relações com o público. Discurso e ações precisam estar alinhados. Isso permitirá criar uma comunidade fiel em torno da marca e construir valor para ela.

Conscientização

O próprio consumidor está mais consciente do papel dele em sociedade. Tal consciência se reflete na escolha de produtos e marcas que o ajudem a reduzir o impacto do consumo. Equilíbrio e sustentabilidade são as palavras-chave para entender este vetor, que deve perpassar toda a cadeia produtiva do negócio e não estar presente só na embalagem.

Simplicidade

Vivemos em uma era de excessos, e não apenas com relação ao uso de recursos naturais. São excessos de atividades no dia a dia, de informação disponível, de opções para escolher, de incertezas… Diante de tudo isso, percebe-se um contramovimento pela simplicidade: menos é mais. O minimalismo, então, orienta as escolhas do consumidor para que ele tenha mais qualidade de vida.

Gerações

Por fim, o vetor geracional reflete a mudança de prioridades para parte do público, gerando conflitos de valores, pontos de vistas e necessidades entre diferentes faixas etárias. Navegar essas diferenças e saber comunicar-se com quatro gerações ocorrendo em simultâneo é essencial para as marcas.

Leia também: O que são as gerações X, Y e Z e como se conectar a elas

Saiba mais sobre o seu setor

Esses foram os seis vetores da transformação pós-pandemia apontados no estudo Catalisadores da Mudança, uma correalização de Exit, NSC Comunicação e Negócios SC.

A partir disso, o estudo analisa como esses fatores estarão presentes no futuro do mercado, segundo a perspectiva de especialistas em diferentes áreas. Dezenas de profissionais de referência, em 12 setores diferentes, dão suas visões sobre os impactos da pandemia e como superá-los daqui para a frente.

Nos canais do Negócios SC, aprofundaremos esses vetores ao longo das próximas semanas. Mas você já pode acessar agora o estudo completo e conhecer as opiniões de grandes empresários e gestores sobre a transformação pós-pandemia.

Clique aqui e acesse o material completo para ver informações relevantes sobre o seu setor.

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