Nos negócios, entender o processo de transformação pós-pandemia é fundamental desde já. É preciso antecipar essa reflexão para que sua marca possa elaborar estratégias eficientes para responder às mudanças de comportamento do consumidor e estar à frente das tendências do mercado.
Para ajudar empresários e gestores a reposicionar os negócios ao novo cenário de consumo, a Exit Comunicação e Negócios, em parceria com a NSC Comunicação e o Negócios SC, lança o estudo Catalisadores da Mudança. Com base em relatórios, análises de tendências e entrevistas com referências de diversos setores, o material aponta os seis principais vetores da transformação pós-pandemia.
Quer saber como preparar sua empresa para o futuro? Veja a seguir.
O estudo Catalisadores da Mudança
Boa parte desse futuro a que nos referimos já vem sendo escrito há bastante tempo. Mesmo no contexto da pandemia de Covid-19, em que tantas mudanças bruscas entraram em nosso dia a dia, como a redução de capacidade de atendimento em diversos estabelecimentos, muito mais foi intensificado que completamente alterado.
São principalmente essas acelerações que o estudo Catalisadores da Mudança busca refletir nos seis vetores de transformação pós-pandemia. Eles podem ser analisados como macrotendências para o médio e longo prazos.
Ainda assim, não podemos ignorar os efeitos imediatos da pandemia sobre o consumidor. Nesses últimos meses, surgiram algumas necessidades urgentes, mapeadas pela Bain & Company e mencionadas no estudo da Exit. Elas fomentaram três comportamentos de consumo:
- Necessidade de redução do risco de comprar, com relação à segurança e à higiene, e do custo dos produtos. A maior procura do consumidor tem sido por itens básicos, na tentativa de economizar.
- Necessidade de redução de ansiedade diante dos efeitos psicológicos do distanciamento social, da insegurança econômica e dos riscos à saúde.
- Aumento da vontade de pertencer a um grupo ou uma comunidade, ou de participar de uma sensação nostálgica agradável. As pessoas sentem falta da conexão que possuíam antes.
Somados esses três comportamentos às tendências que já observávamos antes, como o encasulamento, temos um guia para o curto, médio e longo prazos da transformação pós-pandemia. E aí entram os seis vetores revelados no estudo Catalisadores da Mudança.
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Os 6 vetores da transformação pós-pandemia
O estudo aponta seis fatores que podem (e devem) remodelar o futuro do seu negócio:
- Desmaterialização
- Compartilhamento
- Propósito
- Conscientização
- Simplicidade
- Gerações
De acordo com a Exit, os vetores 1 a 3 (Desmaterialização, Compartilhamento e Propósito) referem-se à transformação das estruturas de negócios e de processos. Por outro lado, os vetores 4 a 6 (Conscientização, Simplicidade e Gerações) dizem respeito à transformação da sociedade e dos filtros culturais de consumo.
Vejamos, então, um pouco mais sobre cada um desses aspectos da transformação pós-pandemia.
Desmaterialização
O vetor da desmaterialização pode ser entendido como a transformação digital das empresas. Ela atravessa a cadeia de produção, a gestão do negócio (que agora pode ser feita à distância), a experiência de compra (totalmente virtual ou omnichannel) e o relacionamento das marcas com o consumidor. Para isso, soluções que envolvem desde o uso de big data e machine learning nas estratégias do negócio até a realidade aumentada para auxiliar as vendas têm sido cada vez mais procuradas.
Compartilhamento
Aborda novos modelos de criação e de consumo muito mais focados na colaboração que em um desenvolvimento individual. Isso porque a inovação exige um esforço cada vez mais interdisciplinar para encontrar respostas específicas a novos problemas que encontramos. Despontam aí parcerias entre empresas, cooperações público-privadas e soluções abertas para melhor atender às necessidades do público.
Propósito
A transformação pós-pandemia não está só na forma — ela precisa envolver também a alma dos negócios. O consumidor valoriza o papel social e o propósito das marcas, portanto é dever delas focar na transparência e na autenticidade das relações com o público. Discurso e ações precisam estar alinhados. Isso permitirá criar uma comunidade fiel em torno da marca e construir valor para ela.
Conscientização
O próprio consumidor está mais consciente do papel dele em sociedade. Tal consciência se reflete na escolha de produtos e marcas que o ajudem a reduzir o impacto do consumo. Equilíbrio e sustentabilidade são as palavras-chave para entender este vetor, que deve perpassar toda a cadeia produtiva do negócio e não estar presente só na embalagem.
Simplicidade
Vivemos em uma era de excessos, e não apenas com relação ao uso de recursos naturais. São excessos de atividades no dia a dia, de informação disponível, de opções para escolher, de incertezas… Diante de tudo isso, percebe-se um contramovimento pela simplicidade: menos é mais. O minimalismo, então, orienta as escolhas do consumidor para que ele tenha mais qualidade de vida.
Gerações
Por fim, o vetor geracional reflete a mudança de prioridades para parte do público, gerando conflitos de valores, pontos de vistas e necessidades entre diferentes faixas etárias. Navegar essas diferenças e saber comunicar-se com quatro gerações ocorrendo em simultâneo é essencial para as marcas.
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Saiba mais sobre o seu setor
Esses foram os seis vetores da transformação pós-pandemia apontados no estudo Catalisadores da Mudança, uma correalização de Exit, NSC Comunicação e Negócios SC.
A partir disso, o estudo analisa como esses fatores estarão presentes no futuro do mercado, segundo a perspectiva de especialistas em diferentes áreas. Dezenas de profissionais de referência, em 12 setores diferentes, dão suas visões sobre os impactos da pandemia e como superá-los daqui para a frente.
Nos canais do Negócios SC, aprofundaremos esses vetores ao longo das próximas semanas. Mas você já pode acessar agora o estudo completo e conhecer as opiniões de grandes empresários e gestores sobre a transformação pós-pandemia.
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