Diante da dúvida entre fazer um evento on-line ou presencial, uma alternativa tem ganhado cada vez mais força: os eventos híbridos. Para quem ainda não está por dentro dessa definição, um evento híbrido é aquele que mistura elementos de ambientes diferentes, mais precisamente, combina a realização presencial com a transmissão em tempo real por canais digitais.
No entanto, nem todo evento com transmissão ao vivo pode ser considerado como um evento híbrido. Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe a seguir.
Eventos híbridos são tendência do mercado de eventos
A pandemia de Covid-19 abalou o mercado de eventos, levando a muitos adiamentos, cancelamentos e dúvidas. Mas também acelerou a transformação digital para produtores de eventos e marcas que utilizam o marketing de eventos na relação com o público.
— Teremos a oportunidade de acelerar dois, três, quatro, cinco anos de inovação nos negócios — como observa Lucas Schweitzer, diretor da Lusch Live Marketing.
Uma dessas tendências que foram aceleradas é a dos eventos híbridos. Uma pesquisa da VM Consultoria e SSK Análises, feita ainda em 2019, aponta que a maioria dos organizadores (83%) realizavam eventos híbridos. A transmissão virtual para participantes não presenciais foi apontada como o principal recurso utilizado nessa tarefa.
Outros dados da pesquisa que vale destacar:
- A maioria (76%) dos entrevistados já acreditava que eventos híbridos seriam cada vez mais usados.
- Ampliar a abrangência de audiência e facilitar a participação são os principais motivos para fazer o evento híbrido.
De acordo com uma análise ainda mais antiga, realizada em 2016 pela Digitell, 83% dos participantes de eventos híbridos nunca consideraram participar do evento físico antes de decidir pela transmissão virtual. Ou seja, o evento híbrido é realmente capaz de ampliar a abrangência da participação do público.
— Para uma empresa do mercado de eventos, é inevitável que, hoje, ela tenha de pensar em ambientes híbridos — afirma Rodrigo Lóssio, diretor executivo da Dialetto, plataforma de serviços integrados de comunicação para negócios de tecnologia.
Embora durante a pandemia a preferência seja pelos eventos 100% digitais, no longo prazo os dois ambientes devem funcionar em conjunto.
— Numa conferência, pode-se ter público presente, com todos os cuidados, mas o evento tem de ter também uma experiência digital — complementa Lóssio.
Leia também: Confraria do Vinho Itapema é oportunidade para marcas
A definição exata de evento híbrido
Quando falamos de evento híbrido, é importante salientar que apenas fazer uma transmissão virtual dos palestrantes não o garante como sendo, de fato, híbrido.
Um bom exemplo disso são os jogos de futebol. Existe uma torcida presente no estádio e há telespectadores assistindo ao jogo pela televisão ou pela internet. Contudo, esse não é um evento híbrido.
Em primeiro lugar, a experiência de quem está no estádio é diferente da experiência de quem assiste à transmissão. Segundo, quem está de fora do estádio não tem qualquer interação com os jogadores em campo nem estes fazem ideia do que ocorre fora dali.
Portanto, vamos aprofundar a definição do que é evento híbrido:
- Evento híbrido é aquele que oferece a mesma experiência para quem está assistindo presencialmente ou virtualmente.
- Evento híbrido permite a interação direta entre a audiência on-line e os palestrantes e participantes presenciais.
É por isso que a nova Confraria do Vinho, da Rádio Itapema, oferece uma valiosa lição na hora de realizar um evento híbrido da sua empresa.
Leia também: Itapema: a rádio de maior afinidade com a Ilha
Proporcione experiências como a Confraria do Vinho Itapema
A Confraria do Vinho Itapema chega à 12ª edição em 2020. O tradicional evento para amantes da alta gastronomia e das artes até então era realizado presencialmente, mas neste ano o projeto se renovou.
O evento caminha agora para a hibridização com uma nova proposta. Nesta edição, a Confraria do Vinho Itapema enviará para a casa dos participantes garrafas selecionadas e jantares, que poderão ser saboreados aos embalos da trilha sonora da Itapema.
O objetivo é reproduzir no lar a experiência das noites na Alameda Casa Rosa. Assim, durante a pandemia, o público amante das boas experiências não ficará sem esse consagrado evento da agenda florianopolitana. No futuro, a Confraria do Vinho Itapema então poderá rumar para uma estrutura híbrida, integrando a experiência presencial com aquela à distância.
É essa lição que deve ficar para a realização dos eventos híbridos da sua empresa. Eles de fato combinarão as vantagens de cada ambiente, virtual ou físico, ou serão apenas uma transmissão sem interação?
Descubra mais transformações que estão ocorrendo no mundo dos negócios com o e-book Seu marketing não será o mesmo. Nele, oito especialistas do mercado apontam tendências para suas respectivas áreas e mostram os caminhos da comunicação no pós-pandemia. Baixe grátis!