Experiência de unboxing: saiba o significado para marcas

17/03/2020

Marketing

Experiência de unboxing: saiba o significado para marcas

A experiência de unboxing (ou unboxing experience) é um fenômeno que tomou conta da internet graças ao YouTube e, mais do que nunca, mostrou a importância da embalagem dos produtos na apresentação da marca para o consumidor.

Agora quer saber mais sobre o que é unboxing, qual é o significado desse conceito para as marcas e como usar a embalagem para criar uma experiência memorável? Descubra a seguir, com ideias para embalagens que você pode aplicar na sua empresa.

O que é a experiência de unboxing?

O significado de unboxing é literalmente “tirar da caixa”, em tradução do inglês. Mais do que isso, unboxing é a experiência de abertura da embalagem, geralmente filmada por um consumidor para fins de demonstração na internet. 

Em 2014 o Google já havia identificado essa tendência no YouTube, em que usuários fazem vídeos abrindo produtos e comentam sobre eles. Hoje, esse tipo de conteúdo pode alcançar organicamente milhões de visualizações.

Muito mais que uma oportunidade de viralizar na internet, a experiência de unboxing mostrou para as marcas que a embalagem do produto também é uma importante forma de comunicação. Especialmente no caso de compras on-line, ela pode ser usada como marketing de diferenciação e aproximar a empresa do consumidor.

Estamos falando de muito mais que produtos bem acondicionados e em segurança para transporte. É igualmente importante usar a embalagem para despertar desejo, aumentar a percepção de valor do produto e mostrar atenção pelo público.

O impacto emocional reflete-se também nas vendas. Um estudo de 2013 mostrou que embalagens atraentes estimulam partes do cérebro relacionadas à busca por recompensa, o que contribui para a compra por impulso. Isso, em um mundo altamente compartilhado pelas redes sociais, quer dizer que cada consumidor pode se tornar uma vitrine para a empresa.

É claro, isso exige algum preparo. Embalagens sem qualquer identificação da marca não servem à experiência de unboxing. O exterior da caixa, os cuidados no interior, o acondicionamento dos produtos e os brindes e mensagens que possam haver ali dentro fazem parte dessa experiência.

Veja, então, algumas dicas de ideias para embalagem que podem criar uma experiência de unboxing memorável para seu negócio.

Leia também: Os mandamentos da área de relacionamento com a cliente da Arezzo&Co

Embalagens de pizza GreenBoxes transformam-se rapidamente em pratos. (Imagem via Inhabitat)

Como usar a embalagem na comunicação?

1)Imprima sua identidade

Nesta era digital, a embalagem pode ser o primeiro contato físico que o consumidor tem com sua marca. Ele pode ver seus anúncios nas mídias essenciais, comunicar-se pelas redes sociais e comprar pelo site, tudo sem visitar uma loja física, como é o caso das marcas direto para o consumidor (D2C). Então, não perca esta oportunidade de materializar sua identidade e se diferenciar da concorrência com uma unboxing experience com a cara da marca.

Nubank usa o único contato físico com clientes para reforçar a marca. (Imagem via Rachel Jordan no Medium)

2) Faça ações com influenciadores

Seria muito difícil personalizar cada embalagem na comunicação. Mas existe uma ocasião específica em que vale a pena fazer isso: na relação com influenciadores.

Seja em uma ação contratada, seja ao enviar um “mimo”, personalize a embalagem com algum brinde e uma mensagem específica para a pessoa, incluindo o nome dela e por que vocês têm tudo a ver. Esse tipo de ação pode estimular mais pessoas a cobrir espontaneamente a experiência de unboxing delas.

3) Fidelize o consumidor

Vale a pena usar a embalagem na comunicação como forma de ressaltar os valores da marca. Não há necessidade de focar aqui nos atributos técnicos, afinal, o cliente já foi convencido da compra. O objetivo é mostrar por que ele deve continuar comprando.

É uma ótima oportunidade de mostrar como o produto foi feito e por quem, além dos princípios que regeram a produção e quais causas sociais são apoiadas pela compra.

Produto da Reserva posiciona a compra como ação social. (Imagem via Opolen)

4) Faça uma chamada para ação

Aproveite esse momento para estimular o compartilhamento da experiência nas redes sociais e visitas ao site para saber mais. Divulgue na embalagem ou dentro dela o endereço da marca nas redes para marcação e, se houver, alguma hashtag própria para usar nas postagens. 

Leia também: 3C: a fórmula para aumentar o engajamento do público

Dicas para criar vídeos de unboxing

Sabia que sua marca pode criar sua própria experiência de unboxing dentro de uma estratégia de vídeo marketing? Trazemos dicas também para esses casos.

1) Forneça informações aprofundadas

Ao notar a tendência de vídeos de unboxing, o Google percebeu que eles são muito utilizados em estágios avançados da jornada do consumidor. Este já sabe que tem um problema (ou carência), sabe das possíveis soluções para resolver isso e agora está pesquisando informações aprofundadas sobre produtos específicos. Ao fazer o vídeo de unboxing, aproveite para aí sim comentar aspectos técnicos e ressaltar a qualidade dos produtos.

2) Antecipe as datas especiais

Outra singularidade percebida nas buscas on-line é que esse tipo de vídeo é mais procurado em antecipação a datas especiais, como o Natal, em que a expectativa de presentes é maior. Sua marca pode aumentar o interesse por seus produtos com uma boa estratégia de vídeo durante o calendário comercial do Brasil.

3) Aproveite em diversos segmentos

Na internet, você encontrará muitos registros de experiência de unboxing de livros, videogames, smartphones e cosméticos. Mas também de produtos para casa, alimentos, roupas etc. Ou seja, não existe uma limitação por segmentos. Todo cuidado, mesmo em produtos básicos, ajuda a reforçar a relação com o consumidor, seja qual for sua área de atuação.

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