Investimento em tv, rádio e jornal: veja qual é o processo de criação

17/09/2019

Marketing

Investimento em tv, rádio e jornal: veja qual é o processo de criação

É inegável que a internet mudou a forma de alcançar a audiência. Mas, se você está planejando seus próximos investimentos em marketing, é fundamental considerar incluir algumas opções já consolidadas entre a audiência. Estamos falando das mídias essenciais: TV, rádio e jornal.

Elas têm uma boa justificativa para serem chamadas de “essenciais”, uma vez que são indispensáveis para construção e reconhecimento da marca. Se você anda em dúvida sobre anunciar na TV, rádio, jornal ou digital, aprofunde-se sobre o papel de cada um desses meios no resultado da sua estratégia e entenda como você pode utilizá-los em conjunto, otimizando seus investimentos com a chamada estratégia 360º.

TV, rádio e jornal: porque você ainda deve investir nesses meios

Através delas, você atinge o seu público de uma maneira muito mais impactante. Elas fazem parte da rotina da audiência e é difícil quem não entre em contato com as mídias essenciais algumas vezes por dia.  A TV, por exemplo, é tão presente que uma pesquisa do IBOPE Conecta mostrou que 95% dos entrevistados afirmam mantê-la ligada mesmo enquanto navegam na internet.

Confira agora um pequeno guia que elaboramos com informações valiosas sobre as mídias essenciais.

TV: porque sua marca deve anunciar nesse meio 

“Quem não é visto não é lembrado”. Você já deve ter ouvido esse ditado e nós temos um dado que comprova essa máxima: um estudo da Hub Entertainment Research mostrou que 62% dos pesquisados lembravam de uma marca após tê-la visto na TV, contra apenas 45% dos que tiveram o contato com o anunciante via smartphone. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o tempo que se passa assistindo TV ainda é bastante relevante. Uma pesquisa da empresa Kantar IBOPE Media mostrou que na última década o tempo médio do brasileiro em frente à TV cresceu 12%, passando de 8h18 para 9h17.

Levando em conta esses dados, pode-se dizer que a TV segue firme e forte. Então, conheça alguns detalhes importantes para quem quer anunciar nesta mídia.

O que você precisa conhecer para anunciar na TV:

Rádio: porque sua marca deve anunciar nesse meio

Vamos começar já com dois dados expressivos obtidos em uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, realizada em 2018, que mostram como a rádio faz parte do dia a dia das pessoas: 

Uma das grandes vantagens de anunciar nesse meio é o custo, bem menor que o da TV aberta, o que possibilita uma campanha de anúncios muito mais massiva. 

Outra vantagem interessante é que todos os públicos estão ligados nela, inclusive os mais jovens: 89% do público entre 20 e 34 anos afirmou ter ouvido rádio nos últimos 90 dias, de acordo com a pesquisa Kantar IBOPE Media..

O que você deve conhecer para anunciar na rádio:

21% dos entrevistados disseram ouvir rádio enquanto dirigem. (Imagem de Free-Photos, via Pixabay).

Jornal: porque sua marca deve anunciar nesse meio

Enquanto assiste à TV ou ouve rádio, o público costuma realizar outras tarefas, como trabalhos domésticos ou dirigir. Enquanto isso, no jornal a atenção da audiência é toda dele! Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia, apenas 12% dos entrevistado afirmaram comer durante a leitura e só 10% disseram usar o celular neste momento. 

O número de leitores também é expressivo: apenas na NSC Comunicação, os jornais Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina, A Notícia e Hora de Santa Catarina são lidos diariamente por mais de 245 mil pessoas.

O que você deve conhecer para anunciar no jornal:

Diante dessas informações, você deve estar pensando: e agora? Qual dessas mídias merece investimento: jornal, TV ou rádio?

Neste momento, vale lembrar que quando falamos de comunicação, não existe certo nem errado. Existe estratégia. E nós vamos mostrar para você quatro delas que deram muito certo ao adotar uma postura 360º, que engloba todos esses meios.

4 estratégias 360º para você se inspirar

Empresas locais tiveram sucesso após unir TV, rádio e jornal em uma estratégia 360º (Imagem de Gerd Altmann, via Pixabay).

Mesmo depois de todos esses dados, você pode estar um pouco inseguro quanto ao investimento nesses meios. Mas, com esses exemplos que trouxemos abaixo, você perceber que uma estratégia bem estruturada tem tudo para dar certo.

1. Beiramar Shopping: alcançando todos os públicos 

Em 2018, o primeiro shopping center de Florianópolis completou 25 anos. E o desafio era claro: fortalecer a marca e gerar movimento nos corredores, consequentemente, aumento das vendas.

E foi através dos investimentos em TV, rádio e jornal que o Beiramar Shopping conseguiu resultados rápidos e, o melhor de tudo, em todos os públicos. Por ter uma grande variedade de produtos e serviços e, desta forma, ter um público-alvo bem amplo, a melhor estratégia foi se colocar onde todos eles se encontram: nas mídias essenciais.

2.  FURB: reconhecimento de marca

A FURB (Universidade Regional de Blumenau) mostrou que dá para trabalhar o reconhecimento da marca entre os mais jovens usando a integração de mídias, incluindo a rádio

Para marcar os 55 anos da instituição, foi elaborado um plano de ação pela equipe de marketing junto aos consultores da NSC Comunicação que explorou TV, rádio e mídias sociais, com inserções estratégicas.

3. Unimed: 545% de crescimento

Com a entrada de um número de significativo de concorrentes no mercado, a Unimed da Grande Florianópolis percebeu que estava na hora de um posicionamento de marca mais forte. E, se falamos em reconhecimento e fortalecimento de marca, você já sabe onde vamos chegar: nas mídias essenciais.

O departamento de marketing traçou uma estratégia que englobou todas as plataformas oferecidas pela NSC: internet, rádio, jornal e TV. Com o reforço de um novo modelo de gestão das oportunidades geradas pelos esforços em marketing, a cooperativa viu o crescimento chegar à casa dos 545%. Expressivo, concorda?

4. Grupo NetworkBrasil: tecnologia com resultado no impresso

O case do Grupo NetworkBrasil vai na contramão do que muita gente acredita: uma empresa de tecnologia, focada no mercado B2B, apostou no jornal impresso como forma de conseguir relevância e, claro, divulgar as suas soluções.

A empresa, que oferece soluções em nuvem para clientes de diversos portes, adotou uma estratégia inteligente: uniu a equipe de Branded Content da NSC junto à divulgação nas versões impressas e online do Jornal de Santa Catarina.

Apesar das mais de 300 mil impressões no online, o que surpreendeu mesmo foram os resultados offline que, segundo o gerente de marketing do Grupo, Juan Gabriel Lamim, foram os responsáveis por gerar novos negócios e consolidar parcerias atuais. 

Depois deste artigo, percebeu como, mais que explorar, unir as mídias essenciais em uma estratégia 360º pode trazer resultados expressivos para a sua empresa? 

A NSC está à disposição do seu negócio para procurar as melhores estratégias integradas e oferecer os melhores canais. Fale com um de nossos consultores pelo e-mail nscbrandcontent@somosnsc.com.br, pelo telefone (48) 3216.3216, no whatsapp (48) 99174.3847 ou ainda através da nossa página de contato.

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