Existem diversas técnicas para gerar mais engajamento com o marketing de conteúdo. É claro, tudo começa com uma boa estratégia, pois apenas a roupagem não é suficiente para ter resultado com conteúdo no longo prazo.
Mas para quem deseja criar aquele tipo de conteúdo viral que todo mundo compartilha, um pouco de emoção, assim como na vida, pode fazer toda a diferença. Isso mesmo, por mais que seu objetivo seja informar o público, certas reações emocionais aumentam o potencial de viralidade dos seus conteúdos.
Quer saber quais emoções geram maior impacto no engajamento? Se positivas ou negativas? Confira a segui
Checklist para um marketing de conteúdo viral
Em primeiro lugar, para produzir conteúdos com potencial de viralizar, é preciso atender a alguns critérios básicos.
Dissemos que tudo começa com uma boa estratégia porque o conteúdo deve estar bem alinhado com os interesses e as necessidades do público-alvo. Se há uma resposta a dúvidas ou aspirações do consumidor é mais fácil ter adesão. E apenas ao conhecer profundamente sua buyer persona é que se pode entregar conteúdos de valor.
Conhecer seu público também ajudará a definir as palavras-chave que podem atraí-lo para esses conteúdos. No caso do marketing das marcas, SEO é parte da viralidade, pois quanto mais pessoas descobrirem organicamente sua produção, mais ela poderá ser compartilhada.
Então há o título. Uma pesquisa da BuzzSumo com 100 milhões de títulos no Facebook e Twitter revelou que o tamanho ideal fica em torno de 65 caracteres. Mas para o Google entre 50 e 60 caracteres já é um bom tamanho — mais que isso pode acabar cortando parte do título nos resultados das buscas, prejudicando os cliques. Também ajuda se eles tiverem comandos para ação ou palavras que intensifiquem a mensagem.
O início do conteúdo é igualmente importante. Ele não deve conter somente as palavras-chave por questões de SEO, ele deve prender de fato o público com alguma promessa de valor, de vantagem, de gatilho mental, de emoção ou o que for.
De acordo com o Nielsen Norman Group, 57% do tempo de visualização do público é passado no topo das páginas, antes da rolagem. Portanto, vale fazer um esforço para reter a atenção além desse limiar.
O próprio formato do conteúdo é capaz de afetar o engajamento do público. Isso porque alguns formatos são mais interativos que outros, como testes, ou visualmente mais impactantes, como infográficos.
Você percebe como é preciso criar iscas o tempo todo no marketing de conteúdo? E essas foram só para atrair e reter o público. Agora, para produzir um conteúdo viral, aquele que vai gerar muito compartilhamento espontâneo, é interessante acrescentar uma dose de emoção.
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Emoção aumenta o engajamento no marketing de conteúdo
Segundo um estudo do jornal The New York Times com cerca de 7 mil artigos, o estímulo emocional é um dos fatores mais determinantes para o número de compartilhamentos do conteúdo. Quanto mais intenso o sentimento, maiores são as chances de viralização.
Mas isso não funciona com todo tipo de emoção. Artigos com teor negativo, que provocavam alguma forma de tristeza no público, tiveram -16% de probabilidade de serem compartilhados. Por outro lado, a sensação de positividade elevou em 13% essa probabilidade.
Já a raiva é o estímulo que gera o maior engajamento, com 34% a mais de chances de compartilhamento, porém trata-se de uma emoção difícil de encaixar no marketing de conteúdo.
Em seguida vêm o receio (ou pasmo) e a percepção de valor prático, com 30% a mais de chances. Por exemplo, quando um conteúdo diz “Descubra se está perdendo dinheiro com marketing digital”, a reação natural é de temor pelo investimento jogado fora, levando o público a clicar no artigo. E também a compartilhá-lo com outras pessoas do meio.
Ansiedade (+21%) e surpresa (+14%) são outros estímulos poderosos para criar um conteúdo viral. Isso quer dizer que, em vez de fazer com que a audiência relaxe, você deve procurar uma reação que não possa ser contida no indivíduo — ele precisará dividi-la com outras pessoas.
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