Três milhões e meio de pessoas. Esse é o número de passageiros que entraram em Santa Catarina por via aérea entre janeiro e agosto de 2023. Nos terminais terrestres, houve outro 1,36 milhão de passageiros. Isso é o que revelam os dados reunidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) no painel Almanach.
Repleto de belezas naturais, ótima gastronomia, atrações para todos os públicos e segurança para os visitantes, o turismo em Santa Catarina é um dos mais movimentados no Brasil. Inclusive, Florianópolis aparece como o sétimo destino mais procurado no Airbnb para 2023 em todo o mundo.
Mas os catarinenses não são apenas receptivos. A população do Estado também adora viajar, como demonstra um novo estudo produzido pelo Negócios SC. Segundo informações da Kantar IBOPE Media, 66% dos residentes de Santa Catarina hospedaram-se em hotéis ou outras acomodações nos últimos 12 meses.
Veja a seguir mais dados do mercado de turismo em Santa Catarina com base nesse estudo exclusivo que trazemos para você.
Cenário econômico do turismo em Santa Catarina em 2023
De acordo com o Observatório Jucesc, da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, o Estado acumulou um saldo de cerca de 14 mil novas empresas só nas áreas de alojamento, alimentação e transporte entre janeiro e setembro de 2023.
Entretanto, o turismo em Santa Catarina abrange ainda um conjunto de 59 atividades econômicas. Elas incluem parques de diversão e parques temáticos, produção musical e de outros espetáculos, aluguel de equipamentos, operadores turísticos e agências de viagens etc.
No total de empresas com atividades características do turismo (ACT), o Estado registrou 98.289 empreendimentos até agosto deste ano, como destaca um relatório da Fecomércio SC a partir de dados da Receita Federal.
Esse mercado é fundamental para a economia de Santa Catarina. Até agosto, o Estado arrecadou R$ 280,5 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com o turismo em 2023. Isso é o que informa a Secretaria de Estado da Fazenda.
Como se vê, o crescimento do turismo em Santa Catarina está diretamente relacionado ao sucesso catarinense na economia como um todo. Então, é bastante positivo o crescimento acumulado de 7,8% no volume de atividades turísticas no Estado entre janeiro e julho deste ano, frente ao mesmo período de 2022, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços.
Para as empresas do segmento, mostraremos como a fonte de crescimento pode estar mais próxima do que se imagina.
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Origem dos turistas no litoral catarinense durante o verão
A Pesquisa Fecomércio SC de Turismo – Verão no Litoral Catarinense 2023 trouxe um perfil completo dos turistas que passaram pelo litoral catarinense na temporada mais quente do ano.
Desse público, 71% vieram da região Sul do Brasil. Mais ainda, 39,1% são do próprio Estado.
No entanto, conforme a cidade pesquisada, o percentual de turistas de dentro de Santa Catarina é muito maior. Laguna, por exemplo, tem 84,9% dos visitantes residindo no Estado. Enquanto isso, São Francisco do Sul registra um índice de 70,1%.
Como destaca o estudo do Negócios SC, seis em cada dez catarinenses preferem passar as férias no próprio País. Acontece que uma boa parcela desse público decide aproveitar as belezas que o território catarinense tem a oferecer.
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Origem dos turistas no litoral catarinense durante o verão
Podemos observar o mesmo comportamento no turismo de inverno. Outra pesquisa da Fecomércio SC apresentou dados sobre os visitantes da Serra Catarinense e apontou uma concentração ainda maior de turistas vindos de cidades próximas.
Entre os visitantes de inverno na região serrana, 90,1% partiram do Sul do Brasil e 72,1% do próprio Estado. Nesse sentido, Florianópolis, Palhoça e Brusque foram os principais mercados para o turismo na Serra Catarinense.
Essa proximidade explica por que, tanto no verão quanto no inverno, oito em cada dez turistas em Santa Catarina viajam com veículo próprio.
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Como movimentar o turismo em Santa Catarina com a NSC
Como vemos, os catarinenses adoram viajar. Quatro em cada dez entrevistados pela Kantar IBOPE Media consideram ter um grande espírito aventureiro e acreditam que férias verdadeiras sempre incluem uma viagem.
Mas percebemos também que o Estado tem atrativos o suficiente para conquistar esse público. Isso, na verdade, é uma boa notícia para as empresas características do turismo em Santa Catarina.
Se você deseja impactar o consumidor local, então pode contar com a NSC, que é líder de audiência e relevância entre os catarinenses.
De acordo com o estudo do Negócios SC, em apenas 30 dias, os veículos da NSC falam com 93% do público do segmento de turismo em Santa Catarina. A NSC TV, os portais de notícias como o NSC Total e o G1 SC, além das emissoras de rádio da NSC, são excelentes maneiras de atrair visitantes para seu hotel, seu restaurante, sua agência turística e seu equipamento cultural ou de lazer.
Saiba mais sobre esse mercado e as oportunidades para anunciar baixando Estudo de Turismo do Negócios SC.