Novos dados sobre o varejo de móveis e eletrodomésticos

27/10/2023

VAREJO

Novos dados sobre o varejo de móveis e eletrodomésticos

Em Santa Catarina, 68% dos catarinenses são consumidores de lojas de departamentos, móveis e eletrodomésticos. Isso é o que mostra um novo estudo do Negócios SC, elaborado a partir de dados da Kantar IBOPE Media e do portal Setor Moveleiro.

Outro dado interessante nesse aspecto é que 35% dos entrevistados efetivamente gostam de comprar novos aparelhos e eletrodomésticos. No entanto, sete em cada dez consumidores no Estado estão sempre em busca de ofertas e descontos para realizar as compras desejadas.

Essa procura pelo melhor preço é ainda mais importante em um contexto de alto endividamento das famílias em Santa Catarina. Segundo a Fecomércio SC, 81,8% dos lares catarinenses têm dívidas, sendo que 27,1% estão inadimplentes.

Quer ficar por dentro do tema? Veja mais informações sobre o mercado de móveis e eletrodomésticos e como atrair o consumidor desse segmento no Estado.

O cenário do varejo de móveis e eletrodomésticos em 2023

Embora móveis e eletrodomésticos pertençam à mesma categoria, eles estão em momentos bastante opostos nas vendas em 2023.

A Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, aponta que o mercado de móveis no Brasil acumula um resultado de -7,3% no volume de vendas de janeiro a agosto deste ano, frente ao mesmo período de 2022. No acumulado de 12 meses até agosto, o desempenho é de -9,4%.

Enquanto isso, os eletrodomésticos registram um movimento de alta. O volume de vendas de eletros teve até agosto um crescimento de 6,4% em 2023 e de 5,9% no acumulado de 12 meses.

A soma dessas duas atividades então resulta em um pequeno avanço de 1% para as lojas de móveis e eletrodomésticos em 2023, na comparação com o ano anterior.

Leia também: Vendas no e-commerce: quais são as perspectivas do varejo?

O final de 2023 deve impulsionar as vendas de móveis no Brasil. (Foto via Freepik)

Perspectivas para a venda de móveis e eletrodomésticos no Brasil

No meio desse cenário, a boa notícia é que ambos os itens aparecem entre os produtos mais desejados pelo consumidor para a Black Friday 2023. À pesquisa “Panorama do Consumo 2º Semestre 2023”, da Globo, 16% dos entrevistados afirmaram que possivelmente comprariam móveis na data, enquanto 18% procurariam por eletrodomésticos. Já um estudo do Google indica percentuais de 24% e 35% no interesse do público, respectivamente para móveis e eletrodomésticos.

O levantamento “Do desejo à compra: o comportamento do consumidor na Black Friday”, da Macfor, é outro a colocar essa categoria entre as prioridades dos brasileiros para a maratona de compras em novembro.

O aumento nas vendas do mercado imobiliário também é positivo para o segmento de móveis e eletrodomésticos. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), o número de imóveis vendidos em território nacional cresceu 14,4% nos sete primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2022.

Mais um fator que promete aquecer a demanda por móveis e eletrodomésticos no Brasil é a queda da taxa Selic, que favorece tanto o consumo nas compras parceladas quanto a indústria. 

— Esse estímulo ao consumo impulsiona o setor de produção, aumentando a demanda pelos produtos e incentivando as empresas a investirem em expansão e contratação de mão de obra — comenta o economista Renan Luquini ao portal Setor Moveleiro.

Os dados trazem uma perspectiva mais favorável às vendas do segmento, especialmente para o varejo de móveis no País. A atividade deve recuperar neste final de ano parte das perdas observadas em 2023, enquanto os eletrodomésticos terão um impulso a mais na trajetória de crescimento.

Leia também: Descubra 4 tendências do Google para a Black Friday 2023

O que os consumidores catarinenses procuram?

O público em Santa Catarina procura, acima de tudo, pelo melhor preço possível, conforme indicam os números da Kantar IBOPE Media.

Como destacamos anteriormente, 71% dos consumidores catarinenses sempre procuram ofertas e descontos. Nessa busca, 53% geralmente planejam bem a compra de produtos caros, daí a importância do poder de parcelamento no varejo, e 34% costumam resistir a adquirir os itens desejados até que estejam em promoção.

Isso contribui para uma maior participação do meio digital na jornada de compra, já que ele permite comparar lojistas com facilidade. Tanto que oito em cada dez consumidores pesquisam na internet antes de comprar pelas lojas físicas e metade do público chega a fazer compras pelo celular enquanto visita a mesma loja na versão física.

Mas, além de ver o que os consumidores catarinense procuram, você deve estar se perguntando como encontrá-los. Pois saiba que a resposta para isso está nos veículos da NSC.

De acordo com a Kantar IBOPE Media, 90% do público catarinense do mercado de móveis e eletrodomésticos assiste à televisão ao longo de um mês. E a NSC TV é líder absoluta de audiência em Santa Catarina! Só na Grande Florianópolis, 67% dos televisores transmitem a programação da emissora, a cada 100 aparelhos ligados nos cinco principais canais de TV aberta na região.

Descubra ainda mais dados sobre o consumidor de móveis e eletrodomésticos baixando o estudo do Negócios SC.

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