A pandemia de Covid-19 afetou de diferentes formas a indústria de conteúdo. Enquanto alguns formatos, como o vídeo, enfrentam desafios de produção e distribuição, outros ganharam um impulso extra. Neste caso, o consumo de podcasts teve um saldo positivo nos últimos meses.
Aqui, vamos mostrar um pouco sobre a audiência dos podcasts na pandemia e dar uma dica para quem quer conteúdos de negócio no enfrentamento à crise. Vamos lá?
O consumo de podcast na pandemia
O podcast já era um formato de áudio em expansão antes mesmo da pandemia. Segundo um estudo da Deezer, uma plataforma de streaming, entre 2018 e 2019 o consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil. Esse índice é superior ao de países europeus, de acordo com a mesma fonte.
Então, o que aconteceu com o consumo de podcasts na pandemia?
Dados do Spotify revelam que o consumo de podcasts dobrou no segundo trimestre de 2020 entre os ouvintes da plataforma. Enquanto os hábitos de música retornaram ao nível pré-Covid-19, o de programas continuou em alta.
Outro dado interessante é que os picos de audiência estão mais bem distribuídos ao longo do dia, como ocorreu com o consumo de rádio. Quando as divisões entre trabalho, casa e lazer ficam mais difusas, o comportamento do consumidor se transforma. Assim, vemos essas quebras em padrões a que estávamos acostumados no contato do público com as mídias.
Leia também: Os aplicativos mais baixados durante a quarentena no Brasil e no mundo
Diversificação dos conteúdos
O aumento da demanda por conteúdos de podcast é um estímulo à produção de áudio. E o mercado, por sua vez, tem respondido com muitas novidades para os aficionados pelo formato.
Michelle Obama, advogada, escritora e ex-primeira-dama dos Estados Unidos, foi uma das celebridades que estrearam na podosfera, como é chamado o mundo dos podcasts. Kim Kardashian recentemente fechou contrato com o Spotify para ter um podcast. A Warner Bros. produzirá programas relacionados ao universo dos quadrinhos da DC Comics. No Brasil, o Cartola FC trará conteúdos nesse novo formato. Até o clássico programa televisivo da Escolinha do Professor Raimundo foi adaptado ao podcast.
Exemplos como esses não faltam. Há conteúdos sobre os mais variados assuntos e para diferentes perfis de público. E se você tem interesse por informações de marketing, vendas, empreendedorismo e tecnologia, temos uma dica de podcast para ouvir agora mesmo.
Leia também: O mundo depois do coronavírus: mais 7 tendências para acompanhar
Dica de podcast de negócios
O Negócios SC também traz conteúdos em podcast, com a mesma proposta de apoiar o desenvolvimento de melhores estratégias de marketing e vendas. Nos episódios, entrevistamos personalidades de diferentes áreas que compartilham dicas práticas, lições e histórias com os ouvintes.
Já participaram do podcast Negócios SC executivos de empresas como Visa, Exact Sales e Atar. Durante a pandemia, cada edição tem procurado resolver dificuldades específicas dos negócios em meio à crise. É um conteúdo bastante atual, para quem precisa de resultados em curto prazo.
Por exemplo, já foram abordados temas como:
- Soluções para começar a vender pela internet
- Empreender no meio da crise
- Aumentar as vendas B2B
Tudo explicado por quem entende e trabalha diariamente com o assunto. É conteúdo direto ao ponto, do jeito que você precisa para desenvolver seu negócio.
Leia também: O comportamento das lideranças de marketing na pandemia
Como ouvir o podcast Negócios SC
O podcast da NSC sobre o mundo dos negócios está disponível nos seguintes serviços de streaming:
Para ouvir os episódios, basta clicar na sua plataforma preferida entre essas opções e dar o play. Aproveite também para seguir o Negócios SC no streaming escolhido e ficar sempre por dentro dos assuntos mais importantes do momento.