O mercado global de publicidade digital deve superar nos próximos anos a marca de 800 bilhões de dólares em investimento pelas marcas.
Para o relatório “Global Digital Marketing Market Report and Forecast 2023-2028”, isso pode acontecer em 2028, alcançando os 807,9 bilhões de dólares. Já os dados da eMarketer são mais otimistas, apontando o ano de 2025, com o valor de 820,2 bilhões de dólares.
Na perspectiva mais conservadora, o mercado de publicidade digital é avaliado em 523 bilhões de dólares em 2023. Tanto a Zenith quanto a eMarketer calculam que esse valor representa mais de 60% do total investido em anúncios no mundo todo.
Mas e qual é o cenário do investimento publicitário na internet aqui no Brasil? Veja em seguida quanto os anunciantes brasileiros investiram no meio virtual e quais setores têm dominado o mercado nacional.
Dados do investimento em publicidade digital no Brasil
Em 2022, os anunciantes no País investiram R$ 32,4 bilhões em publicidade digital. Isso é o que revelam os dados da Kantar IBOPE Media para a IAB Brasil, presentes no estudo Digital AdSpend 2022.
O resultado foi 7% maior que os R$ 30,2 bilhões registrados em 2021. Tal crescimento foi inferior ao observado entre 2020 e 2021, de 27%, mas esse foi um movimento que aconteceu também nos Estados Unidos, o maior mercado de publicidade digital no mundo, responsável por mais de um terço dos gastos no setor.
Nos EUA, depois de uma alta de 35% entre 2020 e 2021, o desempenho na virada de 2021 para 2022 foi 10,8% superior, segundo informações divulgadas pelo The Wall Street Journal.
Aqui no Brasil, a trajetória de investimento on-line ao longo do ano acompanhou a publicidade no País como um todo. A maior parte do valor (R$ 9,2 bilhões) foi concentrada no quarto semestre, devido à proximidade de datas importantes para os negócios, como a Black Friday e o Natal.
É interessante notar que 77% do investimento em anúncios digitais no Brasil já é destinada a dispositivos móveis. Isso está relacionado ao fato de que 95,5% dos internautas brasileiros usam smartphone para se conectarem à internet, ante 57,7% que utilizam laptops e desktops, de acordo com o relatório Digital 2023: Brazil, de We Are Social e Meltwater.
Mais importante ainda é a informação de que 83% dos anunciantes pretendem manter ou aumentar os investimentos em publicidade on-line em 2023. Inclusive, seis em cada marcas desejam investir mais neste ano.
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O investimento publicitário na internet por setores
O comércio e os serviços respondem por quase metade do total investido em publicidade digital no Brasil. O comércio participa com 24%, os serviços com 22%, a mídia com 8%, o setor financeiro com 7%, os eletrônicos com 6% e outros correspondem a 33%.
No comércio, as grandes lojas destacam-se com 42% do investimento do setor. Enquanto isso, as top 5 categorias respondem por quase 70% do total no varejo.
Top 5 categorias do comércio em publicidade digital:
- Grandes lojas: 42%
- Super e hipermercados: 8%
- Vestuário e acessórios: 7%
- Casa e decoração: 6%
- Produtos de uso pessoal: 6%
Enquanto isso, no setor de serviços, as vitrines virtuais dominam a presença na mídia. Mas o marketing educacional também aparece com uma grande participação.
Top 5 categorias de serviços em publicidade digital:
- Vitrines virtuais: 26%
- Outros serviços ao consumidor: 22%
- Ensino escolar e universitário: 18%
- Educação complementar: 9%
- Transporte aéreo: 4%
Outros destaques dizem respeito aos setores que tiveram maior alta de investimento publicitário na internet entre 2021 e 2022. Nesse sentido, o mercado de beleza aparece na frente dos demais, com crescimento de 85% ao ano.
Setores com maior alta de investimento na publicidade digital em 2022:
- Beleza: +85%
- Alimentos: +83%
- Bebidas: +66%
- Farmacêutico: +42%
- Vestuário: +39%
- Automotivo: +29%
- Administração pública: +18%
- Turismo: +10%
Enquanto isso, diversos setores ainda tiveram um maior número de anunciantes presentes na mídia. Entre eles, as marcas do mercado pet aumentaram 26%, as do agronegócio cresceram 31% e as de higiene doméstica tiveram uma expressiva alta de 46%.
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