ChatGPT é o termo do momento no mundo da tecnologia. A ferramenta, disponível gratuitamente para o público em 30 de novembro de 2022, em cinco dias já tinha mais de um milhão de usuários, segundo Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa responsável pelo desenvolvimento da solução.
Logo em 1º de fevereiro de 2023, eram estimados mais de 100 milhões de usuários, com base em dados da Similarweb, sendo quase 13 milhões de usuários únicos por dia em janeiro. Como comparação, o fenômeno TikTok precisou de nove meses para alcançar a mesma marca.
Não à toa, o ChatGPT está entre as principais tendências para 2023. E o impacto dessa inteligência artificial ainda pode ir muito mais longe.
Então, é hora de saber o que é ChatGPT e como usar essa tecnologia no marketing da sua empresa. Acompanhe a leitura!
O que é ChatGPT?
Em resumo, ChatGPT é um chabot capaz de produzir conteúdo e simular conversas a partir de um modelo de linguagem em inteligência artificial. A ferramenta é desenvolvida pela OpenAI com apoio financeiro e estrutural da Microsoft, que utiliza a plataforma de computação em nuvem Azure para treinar a ferramenta.
O ChatGPT usa o modelo de linguagem GPT-3.5, sobre a qual o jornal The New York Times reconheceu a capacidade de escrever prosa original com uma fluência equivalente à de um ser humano. Inclusive, ele já passou em provas de direito e negócios em instituições de ensino superior nos Estados Unidos.
Esse modelo de linguagem foi abastecido a partir de dados disponíveis na internet, como livros digitais, Wikipedia, páginas da web etc. O GPT-3 por si só representou um grande avanço em aprendizado de máquina, com a inteligência artificial computando mais de 175 bilhões de parâmetros no processo. O GPT-3.5 então trouxe maior qualidade à escrita, melhor resposta a instruções complexas e conteúdos mais longos.
Mas não se preocupe, não é preciso entender de inteligência artificial ou deep learning para usar o ChatGPT. A tela é muito parecida com a de uma conversa no WhatsApp, por exemplo. Basta fazer uma pergunta ou dar uma ordem para receber a resposta. Inclusive, é possível conversar em português.
Essas respostas então são avaliadas ou até mesmo corrigidas pelos usuários, o que contribui para o refinamento da ferramenta.
Outro destaque do ChatGPT é a capacidade de lembrar pontos anteriores da conversa em determinada sessão. Esse recurso pode ser utilizado para melhorar ou desenvolver as respostas originadas.
Os planos da OpenAI é tornar a solução paga no futuro, conforme a popularidade aumenta. Porém, essa não é a única opção disponível no mercado. Chatsonic e YouChat são algumas das alternativas que utilizam o mesmo modelo de linguagem GPT-3.5.
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Descubra ideias rapidamente com a inteligência artificial
O interesse pelo ChatGPT (Chat Generative Pre-trained Transformer) deve-se em grande parte pela diversidade de usos, além da facilidade de utilização. Na função mais básica, ele serve como uma espécie de Featured Snippets do Google, oferecendo respostas rápidas às dúvidas dos usuários.
Por exemplo, você pode perguntar o que é um modelo de linguagem e obter uma resposta padronizada:
“Um modelo de linguagem artificial é uma tecnologia de inteligência artificial que é projetada para compreender e gerar linguagem. Esses modelos são treinados com grandes quantidades de dados de linguagem, como texto escrito, áudio e fala, e aprendem a identificar padrões e relações entre palavras, frases e sons”.
Aproveitando o ChatGPT no marketing, é possível pedir ideias para posts nas redes sociais, sugestões de temas para um blog, entre outras questões mais gerais. Isso dará origem a listas de recomendações que podem ou não ser úteis para o seu caso.
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Mais possibilidades de uso do ChatGPT
Mas o verdadeiro potencial da inteligência artificial está naquilo que ela pode criar. Ou, melhor dizendo, recriar a partir da base de dados e das solicitações dos usuários.
Usando a mesma questão sobre o que é um modelo de linguagem, a pessoa pode pedir para o ChatGPT explicar o assunto como se fosse a uma criança de seis anos.
Nesse caso, a resposta seria assim:
“Um modelo de linguagem é como um ajudante especial de computador que sabe como falar e entender muitas palavras e frases diferentes, assim como você! É como ter um novo amigo que possa conversar com você e responder às suas perguntas, mas esse amigo é um programa de computador e não uma pessoa”.
Isso permite ao ChatGPT discorrer sobre inúmeros temas com os mais variados estilos, além de criar histórias, músicas, poemas e o que mais o usuário desejar. É possível até pedir para a ferramenta gerar respostas a e-mails e outras mensagens de acordo com cada contexto.
Contudo, a própria OpenAI reforça a necessidade de cuidado com as informações geradas. Algumas vezes, as respostas soam como um ser humano, mas no fundo não revelam coisa alguma ou estão erradas. Além disso, é aplicado um API de moderação para evitar conteúdos sensíveis ou perigosos, embora ainda haja problemas com isso.
Para completar, outro uso interessante do ChatGPT é a criação de códigos, ou a correção de erros neles. O chatbot é capaz de apontar possíveis problemas no trabalho de programadores, facilitando a tarefa de “debugar”.
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Como usar o ChatGPT no marketing?
A melhor aplicação do ChatGPT no marketing vem do entendimento de que a ferramenta não substitui o trabalho humano, mas atua como um facilitador dele.
Nesse sentido, vimos como a inteligência artificial pode gerar textos sobre praticamente qualquer assunto. Isso não quer dizer que desempenhe a mesma função de uma produção de conteúdo real.
Primeiro, porque seu conteúdo será similar ao de outras marcas, já que a resposta baseia-se em páginas existentes. Segundo, porque o texto gerado pode não abordar as necessidades do seu público-alvo. Em terceiro lugar, as informações podem estar erradas. E, por fim, os buscadores na internet devem implementar algoritmos cada vez mais rígidos contra conteúdos gerados por inteligência artificial, punindo empresas que recorrem a eles.
Então, como usar o ChatGPT no marketing?
- Fazendo pesquisas de mercado: você pode descobrir marcas ou perfis das redes que sirvam de referência para seu negócio.
- Ideias para conteúdos e ações: veja listas de sugestões para aplicar na comunicação da marca.
- Briefings para marketing de conteúdo: faça briefings mais completos com uma sugestão de tópicos a abordar.
- Inspiração para descrições de produtos: entenda como é possível criar descrições para o e-commerce com base nas características dos produtos.
- SEO: encontre pesquisas mais comuns e termos relacionados, gere metadescrições, crie sumários com base em textos preexistentes, descubra páginas para fazer link building etc.
Ou seja, o ChatGPT no marketing deve ser usado como referência, não como produto final.
Ainda vale destacar que é possível refinar as respostas a partir das suas perguntas. Desse modo, quanto mais específico for seu comando, melhores as chances de receber um retorno útil.
Falando em referência para o marketing de conteúdo, inspire-se com as ideias presentes no portfólio do Estúdio NSC Branded Content.