O mídia kit — media kit, em inglês — é um documento importante para divulgação e descoberta de oportunidades de mídia. É por meio dele que os anunciantes conhecem e decidem onde anunciar.
Dada essa importância, é preciso conhecer mais profundamente o que é mídia kit, que informações ele deve trazer e como olhar para elas. Então, saiba mais a seguir, com os exemplos da NSC.
O que é um mídia kit?
No contexto de veiculação de mídia, o mídia kit é um documento que apresenta um espaço on-line ou off-line a possíveis anunciantes naquele espaço. Ou seja, é uma apresentação de publishers, veículos, produtores de conteúdo, influenciadores, entre outros casos, respondendo à questão: por que anunciar aqui?
Essa apresentação serve, por exemplo, para que um veículo de mídia atraia agências e clientes finais para divulgar suas marcas ali, mostrando-se como um negócio rentável e alinhando com o público-alvo das marcas. Credibilidade é outro ponto-chave que a apresentação pretende atingir.
É possível criar um mídia kit para os mais diversos tipos de espaços:
- mídia kit para Instagram, Facebook, YouTube e outras redes sociais;
- mídia kit para podcast;
- mídia kit para blogs e sites;
- mídia kit para aplicativos, jogos e outros formatos virtuais;
- mídia kit para televisão, rádio, jornal e revista;
- mídia kit para mídia externa;
- mídia kit para serviços de comunicação, como branded content e assessoria de imprensa.
- mídia kit para marketing de experiência, de eventos e de muitas outras áreas.
Embora não exista um modelo específico — você pode criar um mídia kit até no Canva —, é importante que ele tenha um bom apelo visual. Além das informações essenciais que ele precisa trazer, como dados da audiência e formatos de publicidade disponíveis, é preciso encantar. Afinal, não deixa de ser uma apresentação comercial do veículo, influenciador, etc.
Já em um contexto mais amplo, o mídia kit pode ser uma apresentação resumida de um negócio, seus produtos e serviços, seus principais resultados e conquistas, suas aparições na imprensa e outras informações relevantes para jornalistas. No entanto, vamos focar no aspecto comercial de veiculação de mídia adiante.
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Informações essenciais de um media kit
Nessa tentativa de mostrar por que é interessante anunciar em determinado espaço, algumas informações são indispensáveis.
1. Primeiro, faça uma breve descrição do espaço de mídia.
Pode ser um perfil nas redes sociais, uma página na internet, uma estação de rádio etc. Por exemplo, o mídia kit do NSC Total traz uma síntese do que é o portal e por que ele é confiável.
Quando se trata de conteúdos mais específicos, como em um perfil de rede social, blog ou revista, vale descrever quais são os temas abordados com frequência.
2. Descreva a audiência impactada.
Aqui entram dados quantitativos, como o número de visitantes em um site, o total de contas impactadas por um post no Instagram, a quantidade de telespectadores ou ouvintes de rádio e assim por diante. Mas também é preciso destacar o perfil desse público.
Para os anunciantes, não basta saber que será possível alcançar uma grande audiência. Ela deve ter afinidade com as marcas anunciadas.
Informações relevantes da audiência:
- público total impactado;
- localização;
- gênero;
- faixa etária;
- perfil econômico.
Veja o exemplo do mídia kit da Atlântida em Santa Catarina. Além do número de ouvintes, é possível saber com que tipo de consumidor a rádio está falando.
3. Aprofunde os interesses e hábitos de consumo da audiência.
Todo anunciante quer retorno do investimento em comunicação. Para ajudá-lo na decisão de mídia, informações sobre os interesses e comportamentos enquanto consumidor ajudam a identificar se o público representa a buyer persona da marca. Isso aumenta as chances de retorno da ação.
4. Explique os formatos de publicidade e ações disponíveis.
É preciso deixar bastante claro quais são os aproveitamentos disponíveis ao anunciante. Formatos, frequência e quantidade de veiculação, horários e impacto estimado são algumas informações interessantes nesse sentido, quando aplicáveis.
5. Destaque o que é único.
Se há figuras de confiança do público associadas à mídia, se ela já ganhou prêmios ou oferece serviços diferenciados, então é interessante destacar esses argumentos de venda.
6. Inclua cases de sucesso, se houver.
Outra forma de ressaltar a credibilidade da mídia e sua rentabilidade é comprovando casos de sucesso anteriores.
7. Deixe os dados de contato.
Essa apresentação, geralmente salva em um PDF ou numa página on-line, pode circular entre várias pessoas até a tomada de decisão. Portante, vale deixar o contato para facilitar os próximos passos.
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É preciso divulgar os valores na apresentação?
Note que não mencionamos os valores entre as informações essenciais para montar um mídia kit. Isso vai do critério de cada negócio.
Se o espaço de mídia trabalha com valores fixos que atualizam entre longos períodos de tempo, incluir os preços pode agilizar o contato. Mas também pode ser preferível deixar essa informação de lado em um primeiro momento para forçar o retorno dos interessados, permitindo uma negociação mais dinâmica.
Já se houver um grande número de valores e com atualizações mais frequentes, o melhor é tratar deles separadamente. Isso evita discrepâncias entre o que consta no mídia kit e os preços mais recentes.
A NSC trabalha com os valores separados dos mídias kits, dentro da aba Tabelas.
Exemplos de mídia kit
Veja mais exemplos de mídia kit nos materiais gratuitos da NSC. Baixe agora e conheça apresentações de televisão, rádio, jornal, portais na internet e conteúdo patrocinado.