A estratégia de mídia é essencial para que os esforços da equipe de marketing tragam um retorno satisfatório à agência e aos seus clientes. Sem ela, as chances de não conseguir atingir o público certo e na hora certa são grandes.
Não há dúvidas de que uma boa campanha publicitária pode se tornar um diferencial competitivo para o negócio, ajudando a aumentar as vendas e a se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.
Conhecer esse “caminho das pedras” é um dos grandes desafios na vida de um empreendedor e esse post o ajudará com essa tarefa. Prossiga com a leitura e veja como planejar sua estratégia de mídia com sucesso!
A importância de uma estratégia de mídia
Uma estratégia de mídia eficiente explora com sucesso os meios existentes e ajuda a empresa a alcançar bons resultados.
Para isso, a empresa deve ter a capacidade e sensibilidade de escolher os meios de comunicação que serão mais produtivos no que se refere ao objetivo da própria campanha, junto com a agência e com a empresa de mídia pode-se chegar a um plano bastante efetivo. É claro que isso só é possível quando se tem acesso a dados de penetração, perfil do público e se compreende as características de cada meio.
Saiba como a NSC pode ajudar no planejamento de mídia.
Vale ressaltar que é preciso produzir campanhas eficientes, que engajem o público e que atendem ao objetivo da empresa. Nesse ponto, a definição correta das mídias que serão utilizadas é decisiva.
O uso das mídias de massa como diferencial
Com o crescimento das mídias sociais, percebemos que as mídias de massa se adaptaram e, atualmente, aproveitam esses espaços para gerar audiência e engajar ainda mais o seu público, principalmente com a criação e atualização dos perfis nesses ambientes.
A qualidade do produto e maneira com que uma marca se conecta com o seu público é o que a diferencia no mercado. Afinal, falar que uma empresa vende um refrigerante ou um perfume é insuficiente para diferenciá-lo de seus concorrentes.
Por esse motivo, é possível encontrar marcas pequenas, mas com um excelente engajamento com o seu público-alvo ou, ao contrário, grandes marcas com dificuldades de se aproximar de seus consumidores.
No entanto, vale destacar que a qualidade do produto e o simples uso da marca pode até funcionar para mercados locais, mas se mostra inadequado quando se pretende atingir novos públicos e aumentar as vendas. Essa distância entre a empresa e seus consumidores precisa ser superada e aí que entra a comunicação em massa.
Para falar com todas as pessoas que consomem ou que podem vir a consumir seu produto, é preciso pensar “fora da caixa”. Nesse sentido, criar uma estratégia que conecte diversos meios de divulgação, como televisão, rádio e internet pode ser uma maneira eficiente de aumentar a visibilidade da marca.
Os números confirmam o potencial desses meios. Em 2017, por exemplo, o brasileiro passou mais de seis horas por dia em frente à TV — um aumento em relação a 2016.
Portanto, o investimento em mídia de massa deve estar presente em seu planejamento inicial, já que ela faz parte do dia a dia do consumidor.
Os passos para uma estratégia de mídia de sucesso
Diante do exposto, reunimos os principais passos para que sua empresa estruture uma boa estratégia de mídia, capaz de engajar o público e fortalecer a marca no mercado. Confira!
Estude o público-alvo
O público-alvo da empresa é um dos principais elementos a serem analisados durante a definição de uma estratégia de mídia. Por essa razão, é fundamental ter em mãos alguns dados, como:
- idade;
- sexo;
- nível de escolaridade;
- renda mensal;
- estado civil;
- padrões de consumo;
- desejos e necessidades.
Devemos observar que, de acordo com o perfil do consumidor, o uso de uma determinada mídia pode ser mais eficaz que outra. O rádio, as mídias sociais e os blogs são ótimos para o público jovem. Já quem possui um público-alvo mais maduro e culto pode investir em divulgação em jornais e, também, em canais e horários específicos na televisão.
Conheça 5 canais de comunicação para atingir diferentes gerações.
Pense no produto
O produto que será divulgado também influencia a estratégia de mídia e ajuda a agência a escolher a abordagem que traz resultados mais expressivos.
Entender seus pontos fracos e fortes, conhecer seus diferenciais no mercado e analisar informações sobre o seu desempenho de vendas podem otimizar o planejamento e gerar uma campanha personalizada e efetiva.
Pense na marca
Você já ouviu falar em brand awareness? Também conhecido como consciência de marca, esse é um fator que deve ser analisado durante a definição de sua estratégia de mídia.
O principal objetivo dessa estratégia é fazer com que a marca ganhe notoriedade no mercado e seja lembrada pelo seu público. Por isso, é possível que o seu objetivo seja esse fortalecimento de imagem e não a divulgação de um produto propriamente dito.
Analise o mercado
O próximo passo é realizar uma análise precisa sobre o mercado no qual a empresa atua. Algumas informações podem ser úteis no decorrer do planejamento e ajudam a definir o meio de comunicação mais efetivo:
- o seu Market Share — parcela do mercado que ela controla;
- a situação atual do mercado — em expansão, decadência ou estabilizado;
- as características do mercado — o que é relevante para o Setor.
Delimite o orçamento
A campanha deve estar de acordo com o orçamento delimitado e a agência e o cliente devem trabalhar de acordo com esse parâmetro. Forçar o negócio a investir mais do que seus recursos podem pagar prejudica a sua estabilidade financeira e, em muitos casos, inviabiliza a percepção dos resultados da campanha.
Com isso, é necessário ter consciência do capital disponível e planejar as ações dentro desse limite. Lembrando que existem mídias adequadas para todas as situações.
Conheça os concorrentes
Como os concorrentes estão se apresentando na mídia? Eles investem em televisão, rádio, mídias sociais? Essas questões não podem ser ignoradas em sua estratégia.
Qualquer empresa deve observar as ações de seus concorrentes. Esse monitoramento serve para direcionar seus esforços e até aprender com os erros já cometidos.
Por isso, tenha sempre em mente as características do produto concorrente, seus diferenciais e limitações, além de dados sobre o desempenho de vendas e política de preços.
Determine os objetivos
Quais os objetivos que você deseja alcançar com a sua estratégia de mídia? Essa definição é imprescindível para o sucesso de suas ações, ajudando-o a definir o conteúdo da campanha, a mídia de veiculação, a frequência e a continuidade da publicidade.
De modo geral, os objetivos diretos estão relacionados à criação, mudança ou reforço da marca com o seu público. Mas, existem objetivos indiretos, como:
- aumentar o Market Share;
- ampliar o público que consome a marca;
- reforçar o branding – presença de marca;
- divulgar promoções ou novos produtos;
- aumentar as vendas.
Defina o raio de divulgação
O raio ideal de divulgação da campanha é um elemento crucial para o alcance dos resultados almejados. Se uma empresa, que atua no mercado de Santa Catarina e não deseja expandir sua atuação a nível nacional, planejar inserções para outros estados pode representar um custo desnecessário e não contribuir para o retorno aguardado.
Assim, é interessante estudar e definir os locais em que a campanha publicitária deve ser divulgada e as mídias que possuem um melhor desempenho nessas praças.
Escolha as mídias mais adequadas
Com todos esses dados em mãos, a escolha das mídias mais efetivas para alcançar os seus objetivos, se torna uma tarefa menos complexa. Tudo o que você analisou até esse momento servirá de embasamento para definir qual delas trará os melhores resultados.
Como você pode perceber, a estratégia de mídia é um elemento fundamental para que sua agência consiga entregar resultados satisfatórios aos seus clientes. Em um mercado tão acirrado, as empresas apostam em marketing e em mídias de massa para atingirem o público com efetividade e credibilidade.
Esses canais são o elo entre a marca e seus consumidores, mas é preciso planejar ações que tenham o potencial de atingir esse público. Por isso, ter um plano de mídia pode ser o diferencial de sua agência.
Quer saber como divulgar uma marca na NSC? Confira nossos mídia kits!