Um clube de vantagens, como o próprio nome já diz, traz muitos benefícios para quem compra. Mas você sabia que ele também é bastante vantajoso para as empresas?
Na jornada do consumidor atual é preciso ir além da decisão da compra. Depois da conquista de clientes, as marcas enfrentam um desafio ainda mais importante que a venda: a etapa de fidelização.
O clube de vantagens aparece então como uma ótima forma de fidelizar clientes. Isso porque:
- Cria uma relação mais duradoura: quanto mais vantagens (valor agregado) o consumidor perceber no clube, mais motivos ele tem para continuar adquirindo seu produto ou serviço;
- Gera maior engajamento: além de o cliente continuar comprando, toda vez que ele aproveitar o clube de vantagens se lembrará da sua marca;
- Aumenta as indicações: sócios satisfeitos divulgam os benefícios a conhecidos, para que possam se beneficiar também, popularizando seu negócio;
- Facilita a atração: é possível atrair clientes por meio de outras empresas parceiras, já que a divulgação de uma fortalece todo o clube.
Por essas razões, o clube de assinantes deve fazer parte das suas ações de marketing. Afinal, que empresa não deseja ter uma relação mais duradoura com o público-alvo, maior engajamento, mais indicações e atrações e, por consequência, aumentar as vendas?
Veja a seguir os principais fatores ao considerar essa estratégia de relacionamento.
Leia também: Como o marketing de experiência pode ajudar no posicionamento de marca
Os 5 pilares de um clube de vantagens
Seja ao criar seu próprio clube de assinantes, seja ao se tornar parceiro de um já existente, estes são os pilares que a iniciativa deve apresentar para ter um ótimo desempenho.
1. Percepção de economia pelo consumidor
Diante da oferta para assinar um clube, todo consumidor se perguntará: quais são as vantagens para mim?
A economia na aquisição de produtos ou serviços é, sem dúvida, um dos maiores atrativos. E o primeiro caráter fundamental dessa economia é que ela precisa ter relação com o público. Por exemplo, um desconto em açougue não será nada atrativo para um clube de sócios vegetarianos.
O segundo ponto é que ela precisa ser facilmente quantificável. Os descontos podem ser em porcentagens ou valores fixos, dependendo da margem que cada parceiro consiga oferecer.
A divulgação desse clube de vantagens ainda pode tratar da economia esperada em longos períodos, para causar maior impacto. Como ilustração, os sócios do Clube NSC podem economizar R$ 600 em cinema e R$ 1.293,60 em restaurante ao ano. Assim fica mais clara a percepção de vantagem no longo prazo.
Outras formas populares de recompensa são prêmios e troca de pontos resgatáveis entre empresas parceiras.
2. Facilidade de resgate dos benefícios
Um fator determinante para o sucesso do clube de vantagens é a facilidade com que os sócios poderão retirar seus benefícios. Para isso, é preciso ter um sistema unificado, on-line e acessível tanto no desktop quanto em dispositivos móveis.
Caso haja cupons promocionais, todas as empresas parceiras devem estar prontas para atender os consumidores que quiserem utilizá-los. Se os benefícios forem automáticos, será necessária uma base de dados comum para identificar os sócios do clube, ou um documento que comprove essa identificação.
É importante ressaltar que se boas parcerias atraem clientes para sua empresa, más parcerias trazem prejuízo à reputação e demandam mais do serviço de atendimento. Isso nos leva ao próximo ponto…
3. Parceiros de qualidade
Existem diversas características a considerar na hora de buscar empresas parceiras para um clube de vantagens. O ponto de partida, é claro, deve ser o perfil do público-alvo.
Conhecendo os interesses e hábitos das pessoas com quem se deseja fortalecer o relacionamento, fica mais fácil definir os produtos ou serviços que complementem os seus. Os benefícios complementares podem ser culturais, gastronômicos, turísticos, de compras, entretenimento, saúde etc.
Mapeie as opções mais adequadas e confira com cada uma delas:
- Se já participam de outro clube de assinantes;
- Quais benefícios podem oferecer;
- Percentual máximo de desconto;
- Qualidade de atendimento.
Esse último quesito é crucial. Lembre-se de que parceiros de qualidade são aqueles que agregam valor à sua empresa.
4. Divulgação
De nada adianta participar de um clube de vantagens e o público não tomar conhecimento disso. Se você é responsável pelo clube, sua missão é trazer sempre novos sócios para que sua empresa e todos os parceiros cresçam.
Agora, existe um grande aspecto positivo em entrar em um clube de vantagens já existente. O investimento em comunicação nesse caso é baixo ou sem qualquer acréscimo, pois basta mencionar a informação nos materiais que seu marketing já produz e com isso oferecer um argumento de venda a mais aos sócios do clube.
Nesse sentido, é uma estratégia de baixo risco e divulgação impulsionada por terceiros, como o marketing de afiliados.
5. Monitoramento de resultados
Igual a qualquer outra ação de marketing, o acompanhamento e a análise dos resultados obtidos com o clube de vantagens são essenciais, especialmente para as empresas organizadoras.
É importante monitorar os parceiros mais procurados, os produtos e serviços com maior saída e a avaliação dos clientes. Esses dados permitem saber como aprimorar a experiência do público, que novas parcerias são interessantes para ele, como conquistar mais sócios, entre outros fatores.
É possível, inclusive, estabelecer indicadores-chave de desempenho para o clube de vantagens.
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Conheça o Clube NSC
O clube de vantagens da NSC Comunicação está de marca renovada. E muito mais: os sócios têm mais vantagens e novas experiências para aproveitar.
Em um site e aplicativo também novos, os assinantes dos produtos NSC podem pesquisar benefícios por estabelecimentos, categorias e cidades entre mais de 300 parceiros em todo o Estado.
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