Por que um clube de vantagens é vital para o marketing de empresas

28/02/2019

Marketing

Por que um clube de vantagens é vital para o marketing de empresas

Um clube de vantagens, como o próprio nome já diz, traz muitos benefícios para quem compra. Mas você sabia que ele também é bastante vantajoso para as empresas? 

Na jornada do consumidor atual é preciso ir além da decisão da compra. Depois da conquista de clientes, as marcas enfrentam um desafio ainda mais importante que a venda: a etapa de fidelização. 

O clube de vantagens aparece então como uma ótima forma de fidelizar clientes. Isso porque:

Por essas razões, o clube de assinantes deve fazer parte das suas ações de marketing. Afinal, que empresa não deseja ter uma relação mais duradoura com o público-alvo, maior engajamento, mais indicações e atrações e, por consequência, aumentar as vendas? 

Veja a seguir os principais fatores ao considerar essa estratégia de relacionamento. 

Leia também: Como o marketing de experiência pode ajudar no posicionamento de marca

Os 5 pilares de um clube de vantagens

Seja ao criar seu próprio clube de assinantes, seja ao se tornar parceiro de um já existente, estes são os pilares que a iniciativa deve apresentar para ter um ótimo desempenho.

1. Percepção de economia pelo consumidor

Diante da oferta para assinar um clube, todo consumidor se perguntará: quais são as vantagens para mim?

A economia na aquisição de produtos ou serviços é, sem dúvida, um dos maiores atrativos. E o primeiro caráter fundamental dessa economia é que ela precisa ter relação com o público. Por exemplo, um desconto em açougue não será nada atrativo para um clube de sócios vegetarianos.

O segundo ponto é que ela precisa ser facilmente quantificável. Os descontos podem ser em porcentagens ou valores fixos, dependendo da margem que cada parceiro consiga oferecer.

A divulgação desse clube de vantagens ainda pode tratar da economia esperada em longos períodos, para causar maior impacto. Como ilustração, os sócios  do Clube NSC podem economizar R$ 600 em cinema e R$ 1.293,60 em restaurante ao ano. Assim fica mais clara a percepção de vantagem no longo prazo.

Outras formas populares de recompensa são prêmios e troca de pontos resgatáveis entre empresas parceiras.

2. Facilidade de resgate dos benefícios

Um fator determinante para o sucesso do clube de vantagens é a facilidade com que os sócios poderão retirar seus benefícios. Para isso, é preciso ter um sistema unificado, on-line e acessível tanto no desktop quanto em dispositivos móveis.

Caso haja cupons promocionais, todas as empresas parceiras devem estar prontas para atender os consumidores que quiserem utilizá-los. Se os benefícios forem automáticos, será necessária uma base de dados comum para identificar os sócios do clube, ou um documento que comprove essa identificação.

É importante ressaltar que se boas parcerias atraem clientes para sua empresa, más parcerias trazem prejuízo à reputação e demandam mais do serviço de atendimento. Isso nos leva ao próximo ponto…

3. Parceiros de qualidade

Existem diversas características a considerar na hora de buscar empresas parceiras para um clube de vantagens. O ponto de partida, é claro, deve ser o perfil do público-alvo.

Conhecendo os interesses e hábitos das pessoas com quem se deseja fortalecer o relacionamento, fica mais fácil definir os produtos ou serviços que complementem os seus. Os benefícios complementares podem ser culturais, gastronômicos, turísticos, de compras, entretenimento, saúde etc.

Mapeie as opções mais adequadas e confira com cada uma delas:

Esse último quesito é crucial. Lembre-se de que parceiros de qualidade são aqueles que agregam valor à sua empresa.

4. Divulgação

De nada adianta participar de um clube de vantagens e o público não tomar conhecimento disso. Se você é responsável pelo clube, sua missão é trazer sempre novos sócios para que sua empresa e todos os parceiros cresçam.

Agora, existe um grande aspecto positivo em entrar em um clube de vantagens já existente. O investimento em comunicação nesse caso é baixo ou sem qualquer acréscimo, pois basta mencionar a informação nos materiais que seu marketing já produz e com isso oferecer um argumento de venda a mais aos sócios do clube.

Nesse sentido, é uma estratégia de baixo risco e divulgação impulsionada por terceiros, como o marketing de afiliados.

5. Monitoramento de resultados

Igual a qualquer outra ação de marketing, o acompanhamento e a análise dos resultados obtidos com o clube de vantagens são essenciais, especialmente para as empresas organizadoras.

É importante monitorar os parceiros mais procurados, os produtos e serviços com maior saída e a avaliação dos clientes. Esses dados permitem saber como aprimorar a experiência do público, que novas parcerias são interessantes para ele, como conquistar mais sócios, entre outros fatores.

É possível, inclusive, estabelecer indicadores-chave de desempenho para o clube de vantagens.

Veja a definição de “indicador-chave” e outros 126 termos essenciais no e-book para download gratuito: Tudo Sobre Marketing.

Conheça o Clube NSC

O clube de vantagens da NSC Comunicação está de marca renovada. E muito mais: os sócios têm mais vantagens e novas experiências para aproveitar. 

Em um site e aplicativo também novos, os assinantes dos produtos NSC podem pesquisar benefícios por estabelecimentos, categorias e cidades entre mais de 300 parceiros em todo o Estado.

Clique aqui e confira mais informações no site do Clube NSC.

 

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