Entenda como o jornal pode ser utilizado em estratégias de marca.
Em meados dos anos 1990, com o início da revolução digital e crescentes mudanças na forma de consumir informação, começaram a surgir questionamentos e suposições sobre a extinção dos jornais. Quase 30 anos depois, os noticiários continuam sendo distribuídos em suas versões impressas e passaram por grandes transformações para se adequar ao mundo online.
De acordo com o World Press Trends Report (WPTR) mais de 2.7 bilhões de pessoas no mundo leem jornais impressos todos os dias, uma das principais razões para a longevidade é a credibilidade da mídia.
A Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM) aponta que o jornal é o veículo de comunicação mais confiável para os brasileiros. Devido ao seu alcance e confiança dada pela audiência o canal é uma das formas mais relevantes de fortalecer campanhas de marketing.
Em um cenário de estratégias de marketing complexas e embasadas em dados, o jornal pode ser um excelente veículo para potencializar o esforços de brand awareness de uma empresa. Quer saber os motivos? Confira a seguir.
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1 – Veículo de referência
A disseminação de notícias falsas – as fake news – inicia uma fase de incertezas no jornalismo. O fenômeno representa um perigo às empresas sérias e comprometidas que usam o veículo para se comunicar com a audiência. Afinal, ninguém quer aliar a marca a mídias que divulgam inverdades.
A jornada de compra do consumidor moderno é embasada em conhecimento. Antes, era preciso ir até um loja e conversar com um vendedor para tomar uma decisão de compra. Hoje, o público busca se informar para ter a certeza de que sua escolha representa um custo-benefício adequado às suas necessidades.
E por que não se mostrar como uma autoridade no segmento de atuação por meio do jornal? De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, 63% das pessoas afirmam que os anúncios em jornais têm mais credibilidade do que em qualquer outra mídia. Ou seja, se o objetivo da empresa é mostrar seriedade e confiança para o público-alvo, atrelar a marca a um veículo de renome é uma opção a ser considerada.
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2 – Impacto multiplataforma
Grande parte dos veículos de comunicação ao redor do mundo se adaptaram ao cenário digital. Com essa modernização, diversas formas de aproveitar a relevância do veículo para promover uma marca se tornaram possíveis. E, consequentemente, a gama de audiência impactada também se tornou maior. O jornal acompanha a audiência durante todo o dia. De acordo com o World Press Trend Report, a jornada do leitor é a seguinte:
- 0h às 15h o impacto ocorre no impresso e no Mobile
- 15h às 18h no digital;
- 19h às 23h no mobile e eventos.
O que isso significa? Que com uma estratégia de mídia elaborada para jornais é possível estar presente na mente do consumidor constantemente.
Uma excelente forma de utilizar o jornal para fortalecer uma marca é por meio de informes publicitários. Inclusive, esse formato teve crescimento de 60% no mercado publicitário em 2017, de acordo com o Ibope, líder de pesquisas de mídia na América Latina.
A estratégia consiste em distribuir uma mensagem publicitária que se assemelhe ao estilo editorial do veículo. Dessa forma, a informação não irá interromper o leitor. Ela estará bem ambientada com o restante das matérias. A absorção do conteúdo se torna mais agradável e o resultado é efetivo – tanto no impresso quanto no online.
3 – Funciona como uma alavanca para estratégias de marketing digital
Estratégias de marketing digital vêm se tornando cada vez mais relevantes. O inbound marketing e as estratégias de conteúdo associadas a essa metodologia merecem destaque neste contexto.
Essa forma de fazer marketing consiste em atrair visitantes para o site por meio de conteúdos no blog e redes sociais, captar informações de contato e, com o conhecimento mais profundo sobre a audiência, fechar novas vendas a partir da construção de um relacionamento.
Empresas que fazem marketing de conteúdo estão preocupadas em aumentar a relevância orgânica, mostrar autoridade no assunto que trabalham, gerar leads e converter leads em oportunidades. Um canal que pode ajudar – e muito – com essas métricas é o jornal. É o encontro perfeito de uma estratégia de mídia própria e paga.
Essa mistura funciona porque ao investir em conteúdo patrocinado no jornal, a empresa ganha a possibilidade de inserir links para o seu portal em um site de extrema relevância para as ferramentas de busca e com alto número de acessos. O resultado é uma estratégia de link building efetiva que potencializa os ganhos de tráfego por referência. É importante destacar que essa é também uma forma de passar confiança ao seu público por ter conseguido espaço em um veículo de confiança aprovado pela audiência.
4 – Exemplo de campanha no jornal
Confira o exemplo de estratégia a seguir para entender como investir em um campanha no jornal impacta a audiência de forma significativa.
Imagine uma empresa que oferece cupons de desconto para restaurantes. Ela quer atingir todas as regiões do estado em que vai atuar e, por isso, opta por investir em uma campanha no maior jornal local.
A estratégia consiste em três grandes entregas:
- Um infográfico no jornal impresso com todo o passo a passo para uso dos cupons e com um QR code que direciona para um canal digital com avaliações sobre todos os restaurantes que participam da campanha.
- Um canal digital dentro do site do jornal com conteúdo leves e relevantes para que a audiência se informe sobre os restaurantes participantes. Os conteúdos possuem chamadas para ação (CTA) que levam para uma página de conversão da empresa.
- No site do jornal serão exibidos billboards e retângulos médios (formatos de anúncios digitais usados para ações de mídia display) que direcionam para a página de cadastro do aplicativo que oferece os cupons de desconto.
O exemplo dado é um entre as inúmeras formas de usar o jornal como um veículo multiplataforma para impactar uma audiência em larga escala e conseguir, ao mesmo tempo, acompanhar os resultados da estratégia.
Santa Catarina é um Estado plural, onde os padrões de consumo são distintos. Porém, informação relevante é de interesse de todos. Os jornais da NSC são canais de qualidade e que alcançam o estado de ponta a ponta. Avaliar a possibilidade de usar os veículos da empresa para potencializar campanhas de marketing é uma ação que deve estar no escopo de trabalho de quem quer crescer por aqui.
Os quality papers da NSC tiveram um crescimento de 21,9% em circulação no ano 2017. O resultado vai ao encontro da política do jornalismo da empresa de combater a disseminação de fake news, investimento em novos produtos digitais e fortalecimento da edição impressa com o lançamento da superedição de final de semana. Esse conjunto de ações tornam as marcas da empresa interessantes para os anunciantes.
Os jornais da NSC – Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina e Hora de Santa Catarina – são certificados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC) comprovando veracidade de tiragens e relações comerciais. Assim, quem anuncia nos jornais da empresa tem a garantia de que o número de pessoa impactadas pelo conteúdo é concreto e real.
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