O uso da internet não para de crescer no País. Segundo o IBGE, o público digital no Brasil tem 10 milhões de novos internautas por ano.
Em 2017, o instituto de pesquisa apontava para um total de 126,4 milhões de usuários, entre cerca de 210 milhões de brasileiros. Já em 2019, o site World Internet Stats indica um crescimento para 149,1 milhões de usuários. Isso nos coloca no quarto lugar mundial em uso da internet, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos.
Um dos fatos mais interessantes a respeito disso é que quase todo internauta brasileiro está nas redes sociais. Para as marcas que desejam ter uma comunicação mais próxima de seu público e investir em marketing de conteúdo, esta é uma grande oportunidade.
Mas o Brasil é um continente em si mesmo, com vários “Brasis” dentro dele e perfis dos mais variados. Então, quando falamos do público digital no Brasil, a quem exatamente nos referimos? Descubra a seguir!
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Números gerais do público digital no Brasil
Esses 149,1 milhões de usuários da internet representam 70% da população brasileira. Em média, o brasileiro passa 9 horas e 29 minutos conectado todos os dias, entre variados dispositivos, como smartphone, computador etc.
Quem revela esses e outros dados e estatísticas do uso da internet no Brasil é o relatório Digital 2019: Brazil, resultado da parceria de Hootsuite e We Are Social. Os números estão atualizados para o ano de 2019 e trazemos os mais importantes aqui para você.
Desses quase 150 milhões de usuários, 140 milhões são ativos nas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, entre outras. Ou seja, 66% dos brasileiros acessaram alguma rede social pelo menos uma vez no último mês. Nelas, passaram em média 3 horas e 34 minutos por dia — e 85% deles estão on-line todos os dias!
É interessante notar também que 66% dos brasileiros acessam a internet via dispositivos móveis, que desde 2015 ultrapassaram o desktop como fonte de pesquisas no Google. É por isso que ter um site “mobile friendly” (acessível na navegação móvel) é tão importante para seu negócio.
Recapitulando alguns dados relevantes:
- São 149,1 milhões de usuários da internet no Brasil;
- São 140 milhões de usuários das redes sociais no País;
- 66% dos brasileiros são usuários ativos das redes sociais;
- 85% dos internautas brasileiros ficam on-line todos os dias;
- 66% dos internautas brasileiros acessam por dispositivos móveis.
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Dados dos usuários das redes sociais
Agora, para entender o perfil demográfico do público, vamos recorrer aos 140 milhões usuários ativos nas redes sociais, que representam mais de 90% dos internautas brasileiros.
Ainda de acordo com o relatório Digital 2019: Brazil, a maior distribuição etária do público está entre os 18 e 44 anos.
A partir dessa informações, algumas informações relevantes são necessárias. Acompanhe!
1. A faixa etária está mudando rapidamente
Antes de você colocar todo o investimento em redes sociais apenas nos millennials (pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90), saiba que a terceira idade está cada vez mais conectada. O público idoso é o grupo que mais cresce entre os usuários da internet, assim como do Facebook, no Brasil.
2. Cada rede social tem um perfil de gênero predominante
Enquanto a média entre as redes parece ligeiramente equilibrada, com uma leve predominância feminina (no gráfico acima, o amarelo das mulheres supera o vermelho dos homens em todas as faixas etárias), sua estratégia de comunicação social deve considerar o público de cada veículo.
Na pesquisa de Hootsuite e We Are Social, descobrimos essa diferença de gênero em Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e LinkedIn:
Rede Social: | Snapchat | LinkedIn* | |||
Usuários ativos no Brasil: | 130 milhões | 69 milhões | 8,6 milhões | 9,9 milhões | 35 milhões |
% Feminino /
% Masculino: |
53% / 47% | 59% / 41% | 34% / 66% | 71% / 26% | 47% / 53% |
* Membros registrados. (Fonte)
3. Mulheres são mais ativas nas redes sociais
Considerando os engajamentos no Facebook, o público feminino é mais ativo on-line que o masculino em diversos fatores.
- Elas curtem o dobro de páginas;
- Curtem 65% mais posts;
- Comentam quase o triplo;
- Compartilham três vezes mais;
- Clicam 64% mais em anúncios.
Como já vimos aqui no Negócios SC, isso é uma excelente notícia para as marcas, já que o público feminino é o maior decisor de compras no Brasil.
Leia também: 5 redes sociais para sua estratégia além de Facebook e Instagram
O que dizem o IBGE e o Ipea
Alguns dados complementares da Pnad Contínua, realizada pelo IBGE, mostra ainda como cada região do País está conectada. Em primeiro lugar está o Sudeste, com 72,3% dos habitantes conectados. Em seguida vêm Centro-Oeste (71,8%), Sul (67,9%), Nordeste (52,3%) e Norte (54,3%).
Entre áreas urbanas e rurais, percebe-se também uma grande diferença. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 70% dos moradores das cidades usam a internet, enquanto nas áreas rurais apenas 44%.
Já com relação ao nível de escolaridade, quanto mais anos um brasileiro estuda, mais facilidade tem para acessar a internet. Apenas 11,2% das pessoas com menos de um ano de instrução formal têm acesso. Entre 8 e 10 anos, esse percentual chega a 78,7%. Acima dos 15 anos, fica em 96,5%.
Além dessas desigualdades regionais e de instrução, há também a econômica. Para o Ipea, mais de 90% das pessoas nas classes A e B estão on-line, contra 42% das classes D e E.
Mas cuidado para não restringir sua comunicação a uma bolha de gênero, faixa etária ou econômica. É preciso levar esses percentuais em consideração com a realidade plural do Brasil e, claro, com seu público-alvo.
Por exemplo, mesmo que 90% das pessoas de classes A e B estejam on-line, o número de cidadãos das classes D e E na web é maior. Considerando os cálculos do Bradesco, baseados no IBGE, as classes A e B representam 21,3 milhões de brasileiros. Ou seja, 90% na internet somam 19,17 milhões de pessoas ao todo.
Agora, 42% de 73,3 milhões de brasileiros nas classes D e E significam 30,79 milhões de pessoas conectadas. Moral da história: sempre veja os dados em contexto.
Como gerenciar sua presença digital com facilidade
Além das dezenas de redes sociais presentes no Brasil, sua empresa ainda tem site, blog, e-mail e outros canais digitais disponíveis para se comunicar com o público. É difícil se organizar em meio a tudo isso, não é mesmo?
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