Todo empreendedor entende a importância de ações de divulgação para o sucesso de um negócio. No entanto, a escolha do espaço para anunciar nem sempre é fácil — é preciso colocar vários aspectos na balança antes de investir em uma mídia específica.
Nos meios de comunicação disponíveis, há opções muito eficazes para quem deseja investir em publicidade. Para ajudar você a pensar na comunicação do seu negócio, neste texto apresentaremos os tipos de mídia e falaremos sobre as vantagens de anunciar nas mídias de massa. Vamos começar?
Tipos de mídia
Televisão
A televisão é, sem dúvida, um dos meios de comunicação mais importantes do Brasil. Segundo um estudo realizado pelo Reuters Institute e a Universidade de Oxford (2017), a TV está presente em mais de 97% dos lares brasileiros. Em Santa Catarina, 74% dos telespectadores assistem à TV todos os dias¹ e esse é o meio mais utilizado pelos catarinenses².
Com uma audiência tão significativa, as chances de que os anúncios sejam vistos pelo público é muito grande. Além disso, esse dispositivo agrega som, imagem e texto e oferece várias possibilidades de horário e tipos de programa para divulgação.
Leia também: Como fazer um anúncio e quais os principais meios de divulgação
Rádio
Além de oferecer entretenimento, o rádio também é uma importante fonte de informação, que apresenta notícias, entrevistas e programas informativos em sua programação. Por meio de spots, programas e patrocínios é possível alcançar um grande número de ouvintes, aumentando a possibilidade de interação de uma marca com o seu público-alvo.
Apesar das especulações que previam o fim desse dispositivo, o brasileiro ouve, em média, 4h40 de rádio por dia. Ou seja, o meio permanece excelente para a estratégia de marketing.
Mídia impressa
Jornais, revistas e outras publicações periódicas também fazem parte das mídias de massa. Esses meios costumam ter leitores de perfis específicos em seu público — que se identificam com a linguagem e a abordagem do meio de comunicação. Isso significa que há a possibilidade de utilizar a segmentação para direcionar melhor o anúncio para o público-alvo do negócio.
Além disso, os jornais são vistos como fontes seguras de informação pelos leitores, como mostra a pesquisa O consumidor de mídia brasileiro, do IBOPE (2016). Isso significa que ao estar em um meio em que o público confia, o anúncio também terá mais credibilidade, fortalecendo a campanha de marketing.
Mídias online
Há vários tipos de mídia online, que podem ser conteúdo patrocinado em grandes portais, branded content, mídia display, posts patrocinados, programática, anúncios no Google, em redes sociais, sites e portais da web, além do marketing de conteúdo. As vantagens do ambiente digital são a promoção de interatividade, as diversas opções de formatos disponíveis, as possibilidades de segmentação e a grande cobertura do ambiente digital.
Como há várias opções, é importante pensar em qual delas será a mais adequada para o seu anúncio, levando em consideração o perfil do público de cada uma e o número de pessoas que você pretende alcançar.
Veja a tabela comercial de NSC.
4 vantagens de anunciar nas mídias de massa
Agora que você já conhece os tipos de mídia, vamos falar um pouco sobre as vantagens de investir nos meios de comunicação de massa?
1. Alcance
Os meios de comunicação de massa têm grande alcance. Por isso, em comparação com mídias mais segmentadas eles asseguram com maior segurança que anúncios, patrocínios, programas ou chamadas sejam vistos.
Além disso, o público fica exposto aos conteúdos dessas mídias por um período de tempo significativo. Por exemplo, segundo um levantamento da Kantar IBOPE em 2017, os brasileiros dedicaram, em média, mais de 6 horas por dia à televisão.
2. Confiança
Como já mencionado, muitas pessoas enxergam os jornais impressos como fontes confiáveis de informação. No entanto, nos jornais online a relação de confiança com o público também é expressiva, principalmente no contexto de disseminação de notícias falsas — as fake news .
De acordo com uma pesquisa do Instituto Reuters para o estudo do jornalismo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, 60% dos internautas confiam na mídia brasileira, tornando o Brasil o segundo país com a maior confiança na mídia.
3. Menor custo por mil (CPM)
O custo por mil (CPM) é uma métrica que representa o custo para atingir cada grupo de mil pessoas com o anúncio. Essa métrica pode ser usada para avaliar custos de anunciar na internet e em mídias offline, incluindo meios de comunicação impressos.
Como as mídias de massa alcançam muitas pessoas em um curto período de tempo, esse custo acaba sendo mais baixo que o de meios de comunicação de menor alcance ou que funcionam de forma mais segmentada.
4. Resultados em menor tempo
Investir nas mídias de massa traz melhores resultados em um tempo menor. No relatório Profit ability the business case for advertising, da Thinkbox, a TV, o rádio e as mídias impressas são apontados como os meios mais eficazes no curto prazo. Isso acontece porque a comunicação alcança o público rapidamente, está em contato com ele constantemente e em espaços que o consumidor tem como referência. Ou seja, as opções são excelentes para o marketing de uma marca.
Ao investir em um anúncio você deve ter seu objetivo bem claro para encontrar as estratégias mais adequadas e colher os melhores resultados. Por isso, após conhecer os tipos de mídia e entender os benefícios de anunciar nas mídias de massa, também é importante saber como escolher os meios de divulgação ideais para o seu negócio.
Fontes:
¹Pesquisa brasileira de mídia 2016
²Secretaria de comunicação social da presidência da república