O e-commerce no Brasil alcançou a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022, de acordo com a 46ª edição do estudo Webshoppers, da NielsenIQ Ebit. Isso representa um avanço de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em meio a esse crescimento, o consumidor catarinense com certeza deu sua contribuição. Como aponta a pesquisa sobre os hábitos de compra on-line “Comportamento de compras não sazonais”, realizada por Fecomércio SC, Sesc e Senac SC, quase 90% dos entrevistados em Santa Catarina adquiriram produtos e serviços pela internet nos últimos 12 meses até junho de 2022. Isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para os mais variados canais do e-commerce, a exemplo das redes sociais.
Então, é importante conhecer o comportamento de compra on-line dos catarinenses para saber como atrair esse consumidor. Acompanhe os dados a seguir e descubra!
Os hábitos de compra on-line do consumidor catarinense
Números do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC) mostram que mais de 70% da população de Santa Catarina acessa a internet. Esse uso, como destaca a pesquisa “Comportamento de compras não sazonais”, está bastante entremeado com a jornada de compra do consumidor catarinense.
A pesquisa informa que 88,8% dos indivíduos entrevistados no Estado fizeram compras pela internet entre 2021 e 2022. Além disso, 62,4% das pessoas haviam comprado on-line no mês anterior ao levantamento.
Em geral, 65,2% dos catarinenses fazem compras on-line ao menos uma vez por mês. Esse número está em sintonia com o resultado do Panorama Mobile Time/Opinion Box, de abril de 2022, em que 66% dos brasileiros declararam ter o hábito de comprar no e-commerce pelo menos mensalmente.
Frequência de compras on-line do consumidor em Santa Catarina:
- Diariamente: 4%
- Cinco vezes por semana: 2,5%
- Uma a três vezes por semana: 14,4%
- Uma vez a cada quinzena: 20,4%
- Uma vez no mês: 23,9%
- Uma vez no trimestre: 20,9%
- Uma vez no semestre: 8,7%
- Uma vez no ano: 5,2%
Quanto menor a idade média do consumidor catarinense, maior é a frequência de compras no comércio virtual. Por exemplo, quem faz disso um comportamento diário tem média de idade na casa dos 31,8 anos. Ao passar para um hábito mensal, a idade média sobe para 39,7 anos. Então, nas compras on-line semestrais, estamos falando de um público com 47,1 anos, em média.
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Como e em quais canais são feitas as compras on-line?
De acordo com a NielsenIQ Ebit, mais de 50% das vendas do e-commerce no Brasil são feitas pela navegação móvel, como em smartphones e tablets.
Em Santa Catarina, os dados de Fecomércio SC, Sesc e Senac SC indicam que o uso de celulares para fazer compras on-line pode ser muito maior que o patamar nacional. No Estado, 79,8% dos consumidores utilizam smartphones para essa finalidade, enquanto o uso de notebooks e desktops fica na margem de 20,2%.
Os sites das lojas virtuais são os canais favoritos do consumidor catarinense ao comprar pela internet. Mas também há espaço para diversos outros, incluindo as compras por WhatsApp e pelas redes sociais.
Principais plataformas de compras on-line em SC:
- Sites das lojas: 48,8%
- Marketplaces: 43,5%
- Aplicativos de delivery: 35,8%
- Aplicativos das marcas: 33,1%
- Aplicativos de mensagens: 11,7%
- Redes sociais: 9,7%
- Aplicativos diversos: 1%
Outro dado interessante da pesquisa diz respeito aos principais itens comprados nos últimos 12 meses. Vestuário, calçados e acessórios lideram nesse quesito, já que mais da metade dos consumidores catarinenses fizeram compras on-line nessa categoria.
Dez principais itens comprados na internet:
- Vestuário, calçados e acessórios: 52,5%
- Delivery de alimentação: 38,8%
- Transporte por aplicativos: 31,3%
- Eletrônicos: 22,4%
- Eletrodomésticos: 20,1%
- Medicamentos e itens de saúde: 19,7%
- Serviços de música: 16,4%
- Livros e revistas: 14,9%
- Smartphones: 14,7%
- Serviços de vídeo: 14,7%
Além disso, serviços relacionados ao turismo, brinquedos e jogos, móveis e decoração são outros itens que aparecem no comportamento de compra on-line de muitos catarinenses.
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Qual canal do e-commerce tem o melhor preço?
Recentemente, comentamos aqui no blog do Negócios SC a pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo”, de CNDL, SPC Brasil e Sebrae. Nela ficou bastante claro como os brasileiros percebem a comodidade e a agilidade entre as maiores vantagens para comprar em lojas físicas, enquanto o preço é o principal atrativo do e-commerce.
Mas até mesmo diferentes canais do e-commerce são percebidos de maneiras diversas pelo público. É isso o que mostra o “Comportamento de compras não sazonais” em Santa Catarina.
O preço, por exemplo, é a maior razão por trás das compras em sites das lojas e marketplaces. Esses canais também são reconhecidos pela facilidade e pela variedade de produtos.
Os marketplaces ainda têm vantagem no quesito entrega, assim como os aplicativos de delivery. Mas o grande diferencial dos apps de entrega é a agilidade.
Portanto, dependendo dos canais de e-commerce da sua marca, pode ser uma estratégia interessante reforçar os atributos que são tidos como vantagens de outras plataformas para atrair o consumidor on-line.
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