O ano de 2022 está quase no fim, mas ainda há tempo para o comércio em Santa Catarina fechar este ciclo com um saldo positivo.
De acordo com o IBGE na Pesquisa Mensal do Comércio, no acumulado entre janeiro e agosto, o varejo catarinense apresentou uma queda de 0,1% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, no acumulado de 12 meses até agosto, o recuo foi de 1,3%.
A boa notícia é que temos pela frente importantes datas para o comércio, como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Além disso, o consumidor em Santa Catarina mostra-se um pouco mais confiante sobre a própria intenção de consumo. Os resultados do varejo em 2022, portanto, podem surpreender.
Saiba mais sobre a perspectiva do público catarinense para este final de ano e por que os lojistas também devem ter confiança.
Cresce a intenção de consumo das famílias em Santa Catarina
O primeiro sinal positivo vem da Fecomércio SC, que mede o indicador de Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (IFC). No desempenho de setembro, divulgado no início de outubro, o índice apresentou a sexta alta consecutiva.
Todos os sete itens avaliados tiveram melhora tanto em relação ao mês imediatamente anterior quanto na comparação com o mesmo período do ano passado. As áreas avaliadas são:
- Emprego atual
- Perspectiva profissional
- Renda atual
- Acesso ao crédito
- Nível de consumo atual
- Perspectiva de Consumo
- Momento para duráveis
No geral, o indicador ficou em 67,3 pontos, em uma escala de 0 a 200. A Fecomércio SC destaca, por um lado, que o cenário ainda é negativo diante dos 112,1 pontos registrados em fevereiro de 2020. Por outro, celebra que esta é a primeira vez “que acontece o desempenho positivo e sucessivo de todos os componentes do ICF” desde o começo da série histórica em Santa Catarina.
A variação mensal em relação a agosto trouxe um crescimento de 7,58% na Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses. O componente que mais evoluiu de um mês para o outro foi o do nível de consumo atual, com alta de 17,61%.
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Perspectiva para bens duráveis e Black Friday
Considerando que a Black Friday vem aí, este é um bom momento para analisarmos a intenção de consumo de bens duráveis, como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis ou até mesmo roupas e acessórios. Afinal, esses são alguns dos itens mais desejados pelo consumidor para comprar em ofertas na data, segundo uma pesquisa da Behup.
O que os dados da Fecomércio SC nos trazem é a informação de que o componente de momento para duráveis cresceu 13% em setembro, na comparação com agosto. A evolução foi muito maior que a de julho para agosto, quando aumentou apenas 3,8%. Com isso, a média de crescimento no terceiro trimestre do ano ficou em 6,5%, frente a uma alta de 2,15% no segundo trimestre e queda de 2,75% nos primeiros três meses de 2022.
Entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, 29,6% acreditam que este é um bom momento para comprar bens duráveis. Na média geral das famílias catarinenses, 21,4% têm essa convicção.
Mas vale considerar que os bens duráveis incluem ainda itens de valor muito mais alto, como automóveis e imóveis. Por isso, o cenário para a Black Friday é mais favorável, levando em conta a maior acessibilidade dos produtos. Como destacou a Behup, pelo menos 50% dos consumidores pretendem comprar algo na ocasião.
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Sinal positivo para o Dia das Crianças
A Fecomércio SC traz outro bom indicativo para o aumento da confiança do consumidor em Santa Catarina. Antes da Black Friday, temos o Dia das Crianças e a intenção de gasto médio na data está maior em 2022.
Ao entrevistar mais de 2.100 pessoas em sete cidades pelo Estado, a Fecomércio SC descobriu que a expectativa de gasto médio neste ano deve ser de R$ 236,18. Isso representa um crescimento real na intenção de compra — número já reajustado pela inflação — na casa dos 10,37%.
Esse valor médio supera em muito os registrados nas pesquisas de 2021 (R$ 214) e 2020 (R$ 206,26). Além disso, por pouco não iguala o patamar de 2018 (R$ 239,15), o maior desse período de cinco anos.
O Dia das Crianças, então, deve ser um passo importante para a recuperação do comércio em 2022. O consumidor em Santa Catarina está mais confiante e o varejo precisa aproveitar cada oportunidade para fechar o ano com saldo positivo.
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