Na Black Friday 2022, 61% dos consumidores brasileiros devem aproveitar a data para ir às compras. Outros 24% ainda não sabem e, mesmo entre os 15% que não pretendem comprar algo, uma em cada cinco pessoas mudaria de opinião se encontrasse uma oferta que valesse muito a pena. Isso é o que revela a pesquisa Intenção de Compra na Black Friday 2022, da Opinion Box com a All iN e o hub americanas advertising.
A poucos dias do evento, em 25 de novembro, 38% dos consumidores que esperam ou poderiam comprar ainda deixarão para fazer as pesquisas de preço neste período que antecede a Black Friday.
Mas como fica Santa Catarina em tal cenário? Como deve ser o movimento no comércio catarinense? Qual é a intenção de gasto entre o público estadual?
Uma pesquisa recente da Fecomércio SC ajuda a responder essas questões. Veja os destaques a seguir!
Quanto os catarinenses pretendem gastar na Black Friday 2022?
Na pesquisa Intenção de Compras — Black Friday 2022, a Fecomércio SC entrevistou 602 consumidores catarinenses entre os dias 3 e 15 de outubro deste ano. Foram ouvidas pessoas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.
Em 2022, a média de intenção de gastos na Black Friday ficou em R$ 1.008,85 aqui em Santa Catarina. O valor é muito maior que o registrado em 2021, quando esteve na casa de R$ 664,41. Isso representa um aumento de 51,8% no valor. Mas, se o ajustarmos à inflação acumulada de 7,17% nos últimos 12 meses, então o crescimento real é de 41,7%.
Itajaí mais uma vez lidera a intenção de gasto entre as cidades analisadas pela Fecomércio SC. Se em 2021 os itajaienses pretendiam fazer compras no valor de R$ 1.296,08, em média, para a Black Friday 2022 o montante subiu a R$ 1.648,86.
Intenção de gasto na Black Friday por cidade catarinense:
- Itajaí: R$ 1.648,86
- Blumenau: R$ 1.254,24
- Lages: R$ 1.144,77
- Média de Santa Catarina: R$ 1.008,85
- Chapecó: R$ 946,95
- Joinville: R$ 899,63
- Florianópolis: R$ 848,63
- Criciúma: R$ 392,27
Com exceção de Criciúma, cujo valor caiu de R$ 696,08 para R$ 392,27, as demais cidades do Estado tiveram alta na intenção de gastos entre 2021 e 2022. Blumenau, por exemplo, cresceu de R$ 495,45 para R$ 1.254,24, representando uma alta de 153%.
Essa melhor expectativa para a Black Friday 2022 está relacionada à situação econômica dos catarinenses. Apenas 15,9% consideram-se em uma condição financeira pior em 2022, na comparação com o ano anterior, enquanto 48,7% encontram-se em igual estado e 34,6% melhoraram financeiramente. Outros 0,8% não souberam dizer ou não responderam.
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Local de compra e formas de pagamento
Já é bem sabido o impacto da Black Friday no comércio eletrônico. Em 2021, por exemplo, o e-commerce brasileirou faturou R$ 5,4 bilhões entre quinta-feira e sexta-feira, de acordo com a Neotrust.
No entanto, os dados da Fecomércio SC revelam que o maior movimento da Black Friday 2022 em Santa Catarina será nas lojas físicas. O comércio de rua, inclusive, aparece na preferência de local de compra para quase metade dos consumidores catarinenses.
Onde pretende comprar na Black Friday 2022?*
- Comércio de rua: 46,9%
- Internet: 30,9%
- Shopping: 19,9%
- Outros: 2%
- Não sabe ou não respondeu: 0,5%
Na hora de pagar, os catarinenses devem pagar sobretudo com parte da renda mensal (43,2%). Quase um terço (29,7%) pretende utilizar crédito, como cartões e carnês, enquanto 15,4% relatam ter uma reserva financeira para a compra de Black Friday. Outros recursos ainda representam 11,6%.
Isso se reflete no meio de pagamento escolhido para a data. A maior parte do público no Estado quer pagar à vista, em dinheiro, no cartão ou mesmo no Pix.
Meio de pagamento que deve utilizar:
- Dinheiro à vista: 28,8%
- Cartão de crédito parcelado: 27,5%
- Cartão de crédito à vista: 14,2%
- Cartão de débito à vista: 13,3%
- Pix à vista: 8,7%
- Crediário parcelado: 5%
- Não sabe ou não respondeu: 1,9%
- Outro meio de pagamento: 0,7%
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Lista de desejos na Black Friday
A intenção de compra na Black Friday é diversificada entre os catarinenses. Os objetivos incluem adquirir novos produtos para casa e família (38,1%), aproveitar as promoções para si (34,8%) e até adiantar as compras de Natal (15,6%).
Itens de vestuário, que aparecem no topo da lista de desejos do consumidor, estão bem distribuídos nesses três objetivos. Isso também pode ser dito de calçados e eletrônicos, o que mostra que o público procurará por várias categorias dentro desses segmentos.
Em brinquedos, por outro lado, 31,1% das pessoas interessadas no segmento já estão visando a antecipar os presentes de Natal.
Para completar, os produtos mais procurados na Black Friday são:
- Vestuário: 24,8%
- Móveis e eletrodomésticos, decoração, utilidades: 19,9%
- Eletrônicos: 16,8%
- Calçados: 12,4%
- Perfumaria e cosméticos: 7,9%
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* Na pesquisa, o arredondamento das casas decimais leva a soma a passar dos 100%.