O comércio catarinense demonstra mais uma vez sua força e vem apresentando em 2021 crescimentos tanto no volume de vendas quanto em receita na comparação com o ano passado.
Por meses consecutivos, as vendas em Santa Catarina não apenas têm sido maiores que a média nacional durante a pandemia, como registraram aumentos em relação também ao período pré-pandemia. Confira a seguir os dados sobre o comércio no Estado que comprovam a resiliência dos catarinenses.
Comércio catarinense resiste à pandemia
Santa Catarina teve um crescimento de 2,9% em volume de vendas do varejo ampliado no acumulado de 2020, enquanto a média do Brasil apresentou uma queda de 1,5%. Na receita nominal do comércio, o Estado também se saiu melhor. O acumulado de janeiro a dezembro demonstrou uma alta de 7,2%, acima dos 3,3% da média nacional.
Esses dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo IBGE, e incluem os setores de materiais de construção e veículos, motocicletas, partes e peças. Este último, vale ressaltar, foi bastante prejudicado pela pandemia.
Se analisarmos apenas o varejo restrito, que abrange atividades como móveis e eletrodomésticos, combustíveis e lubrificantes, tecidos, vestuário e calçados, além de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, o desempenho do comércio catarinense destaca-se ainda mais.
No volume de vendas, o acumulado de 2020 no comércio restrito chegou a um aumento de 5,6% no Estado, o quinto maior entre as unidades federativas do Brasil. No País como um todo, o crescimento foi de apenas 1,2%. Com relação à receita, o crescimento em Santa Catarina foi de 10,2% no mesmo período, também no varejo restrito. A média brasileira ficou em 6%.
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Vendas no varejo seguem o caminho de crescimento em 2021
Os resultados do comércio catarinense foram positivos em 2020. Mas e agora em 2021?
Também de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, os números do varejo foram animadores no primeiro trimestre deste ano. Além disso, a comparação com o mesmo período de 2020 nos permite ter como referência um momento ainda pré-pandemia e ver como o Estado tem lidado com os impactos econômicos decorrentes da nova realidade.
A começar pelo volume de vendas no varejo restrito, a maioria dos estados brasileiros apresentou um retrocesso, tanto que a média nacional ficou em -0,6% neste primeiro trimestre. Enquanto isso, Santa Catarina cresceu 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
No varejo ampliado, o crescimento do volume de vendas foi de 7,7% em Santa Catarina, frente ao 1,4% do Brasil.
Já no que toca à receita, Santa Catarina cresceu 11,9% no varejo restrito e 19% no varejo ampliado no primeiro trimestre de 2021. Nesse meio-tempo, o Brasil registrou altas de 9,5% e 12,3%, respectivamente.
Ou seja, o mercado catarinense tem demonstrado sua força e alcançado melhores resultados que a média brasileira durante a pandemia.
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Vendas nas datas comemorativas também crescem
Ainda serve como argumento desse 2021 melhor que 2020 para o comércio catarinense o fato de que as vendas cresceram nas datas comemorativas.
Nas duas principais datas do comércio até agora, a Páscoa e o Dia das Mães, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta dois resultados positivos para os comerciantes. Na Páscoa, o crescimento foi de 2,45% em 2021, na comparação com o ano passado. Já no Dia das Mães, viu-se um aumento de 4,8% nas vendas entre um ano e outro.
Com relação ao Dia das Mães, a Fecomércio SC identificou em 2021 o maior ticket médio nas compras desde 2018, em pesquisa realizada com lojistas nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis. O valor médio da compra ficou em R$ 278,88 neste ano, um resultado 30,3% maior que o visto em 2020.
Então, vale investir na comunicação do seu negócio nessas datas comerciais de 2021, pois elas têm trazido retorno para o comércio catarinense. Para isso, conheça as soluções para anunciar em Santa Catarina baixando o e-book Como otimizar seu funil de vendas com a NSC.