Entre as muitas tendências de consumo intensificadas pela pandemia, a busca por pequenos negócios e marcas locais merece destaque.
Esse comportamento foi estimulado por um forte sentimento de apoio econômico ao pequeno empreendedor. Mas não só. Ao mesmo tempo que o consumidor se torna mais consciente do que compra, ele também procura empresas mais conscientes. E é mais fácil conhecer quem está perto e tem um impacto positivo na comunidade.
Então, este é um ótimo momento de os negócios locais investirem na comunicação para atrair esse público interessado. Quer saber como? Leia a seguir mais informações sobre o tema.
Pré-pandemia já apontava a preferência por marcas locais
Primeiramente, vamos abordar a questão da origem dos produtos.
Um estudo global da Nielsen, com base em consumidores de 61 países, já mostrava em 2016 que 59% do público comprava de marcas locais porque apoiava negócios mais próximos.
No entanto, essa preferência local do consumidor varia de segmento para segmento. Quando a preocupação é referente a frescor, sabor e segurança alimentar dos produtos, as marcas regionais são as mais preferidas. Vegetais, carnes, frutos do mar, leite e iogurte, por exemplo, são itens mais valorizados quando produzidos mais perto do mercado de consumo.
Conforme o processo de industrialização do produto aumenta, a preferência por marcas locais é dividida com as marcas globais. Doces e chocolates, cereais matinais e bebidas alcoólicas são alguns exemplos disso.
No entanto, algumas categorias ainda apresentavam ampla dominância das marcas globais. O mercado de cosméticos e o de eletrônicos são alguns desses casos.
O que a pandemia proporcionou aos pequenos negócios foi um peso a mais na balança da preferência. Isso vale tanto para os produtores quanto para o comércio local.
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Cresce a busca por pequenos negócios e marcas locais
Com a chegada da pandemia, uma pesquisa do Facebook revela que 73% dos brasileiros passaram a comprar de pequenos negócios. Entre os motivos listados, 67% indicam melhores ofertas ou um serviço mais rápido como motivo para a compra. Mas 48% também relatam a preocupação com o sucesso da comunidade.
Esse é um reflexo da maior consciência de que as escolhas do consumidor têm impacto real no mundo.
Então, o cenário favorável para as marcas locais não mudou em 2021. Dados de Social Miner e Opinion Box destacam que 54% dos consumidores brasileiros desejavam continuar dando preferência a pequenos produtores e marcas mais próximas neste ano.
A Toluna ainda mostra que 75% das pessoas comprariam algum produto de marca ou empresa local. Além disso, 84% gostam de experimentar produtos novos.
Segundo a pesquisa, as principais razões para comprar de marcas locais são:
- Qualidade dos produtos: 76%
- Produção cuidadosa: 75%
- Autenticidade e diferenciação: 74%
- Preços acessíveis: 72%
Porém, há um desafio: um em cada quatro brasileiros (26%) não sabe diferenciar se estão levando uma marca local ou não no ponto de venda. Para resolver isso, é preciso investir em uma comunicação localizada.
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O que isso significa para os pequenos negócios catarinenses
Anunciar em mídias de confiança da sua região é fundamental para captar o interesse do público. Primeiro, porque é uma comunicação segmentada para seu público. Segundo, para destacar a origem da marca e sua relação com a comunidade. E, por fim, ainda traz maior credibilidade à marca.
Veja o caso da televisão. Uma pesquisa da agência house51 diz que, entre diversas mídias, essa é a que mais contribui para a percepção de uma marca financeiramente forte, bem-sucedida e com muitos clientes. Então, mesmo que se trate de um pequeno negócio, ele ganha um novo status por aparecer na TV.
Exemplos de bons resultados com essa estratégia não faltam. Há muitos cases de sucesso de marcas locais com a NSC. Como ilustração, a Plagesso teve um aumento de 30% de procura no Oeste e Centro-Oeste catarinense ao anunciar na TV. A Trace Tec registrou um crescimento de 15% nas vendas. Já a AHOY! viu uma alta na demanda de 800%.
Outros meios, como rádio e jornal, também contribuem para agregar valor à imagem da marca. São prova disso a Mateus Casa de Carnes e Fiambreria, a Roots Bonsai, a Padaria Manchester e tantos outros pequenos negócios catarinenses. Inclusive, todos esses que mencionamos tiveram sucesso durante a pandemia.
Agora, não sabe por onde começar sua comunicação em Santa Catarina? A NSC tem uma ferramenta para ajudar: o Simulador de Campanha. Com ela, você pode descobrir indicações de veículos para anunciar conforme a sua necessidade, sua estratégia e seu orçamento. Além disso, é uma solução gratuita para otimizar seus resultados.