É inegável que a pandemia afetou o consumidor catarinense. De acordo com uma pesquisa da Fecomércio SC, 83,6% do público no Estado relata, em menor ou maior grau, alguma mudança no comportamento de compra. Isso, por sua vez, impacta o empreendedor do comércio em Santa Catarina.
Agora em 2022 o desafio tem outro nome: inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação no Brasil, fechou o acumulado de 2021 em 10,06%. E quanto maior esse índice, menor o poder de compra da população.
No entanto, a confiança dos empresários catarinenses voltou a subir no fim de 2021 e entra em 2022 com boa expectativa. A resiliência, mais uma vez, é o forte do Estado.
Acompanhe a seguir os números desse cenário.
Intenção de consumo volta a subir em Santa Catarina
Depois de uma queda abrupta ao longo do segundo semestre, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve ligeira alta entre novembro e dezembro de 2021. O índice, medido pela Fecomércio SC, ficou em 50 pontos no último mês do ano, representando um crescimento de 0,88% em relação ao mês anterior.
Como comparação, o ICF em fevereiro de 2020, antes do impacto da pandemia na economia catarinense, era de 112,1 pontos.
A sutil melhora em dezembro foi puxada pelos resultados positivos nos indicadores de emprego atual (+4,09%), renda atual (+3,13%), acesso ao crédito (+4,45%) e nível de consumo atual (+1,29%).
Entretanto, todos os indicadores analisados pela Fecomércio SC ainda estão abaixo do nível pré-pandêmico. O nível de consumo atual, por exemplo, tem um saldo negativo de 91,9% na comparação com fevereiro de 2020.
Mas toda recuperação é bem-vinda e as vendas de Natal ajudaram a aumentar a confiança do empreendedor catarinense.
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Resultado das vendas no Natal superam pré-pandemia
Outra pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ouviu 421 empresas sobre o resultado das vendas no Natal de 2021. Descobriu-se, então, que a expectativa de crescimento em relação a 2020 confirmou-se na data mais importante para o comércio.
Empreendedores de Florianópolis, Chapecó, Joinville, Itajaí, Blumenau, Lages e Criciúma revelaram que o ticket médio das vendas no Natal de 2021 ficou em R$ 529,73 (em valor nominal). Isso representa um aumento de 17% frente a 2020.
No entanto, considerando a inflação acumulada no período, o crescimento real foi de 5,7% entre um ano e outro. Inclusive, o resultado de 2021 é maior até do que o do Natal de 2019, quando foi registrado um ticket médio de R$ 527,65, com valor ajustado à inflação.
Já o faturamento do comércio catarinense teve alta de 9,32% entre o Natal de 2021 e o de 2020.
Ainda vale destacar que a participação das vendas on-line quase dobraram em um ano. Em 2020, elas representaram 6,55% das vendas no Natal. Então, em 2021, esse número subiu para 11,23%.
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Empreendedor catarinense tem boa expectativa para 2022
O empresário de Santa Catarina é conhecido por sua resiliência nos negócios e por sempre buscar ir além. Tanto que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (ICB-Br) teve um crescimento acumulado de 6,3% entre janeiro e novembro de 2021 frente ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a média nacional ficou em 4,6%.
Isso não é diferente no comércio. No acumulado até novembro, o setor apresentou alta de 1,9% no volume de vendas do varejo restrito e de 9,3% no varejo ampliado na comparação com 2020, mesmo com todos os desafios econômicos do período. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE.
Diante desse histórico de superação, o empreendedor catarinense está confiante para este novo ano. A pesquisa “Expectativas do consumidor e do empresário para 2022”, também da Fecomércio SC, destaca essa perspectiva do empreendedorismo em Santa Catarina para o médio prazo.
Para começar, chama a atenção o fato de que 85% dos empresários do comércio estão confiantes de que terão um patamar de vendas bom ou ótimo em 2022.
Expectativa para as vendas em 2022:
- Ótima: 34,4%
- Boa: 50,6%
- Regular: 9,5%
- Ruim ou péssima: 1,7%
- Não sabe ou não respondeu: 3,8%
Como comparação, em 2021 uma porcentagem menor de lojistas esperava ótimas vendas: 21,8%. Mas o resultado ainda é menor que o esperado para 2020, antes da pandemia: 52,4%.
Um número maior de empresas também pretende ampliar o quadro de funcionários neste ano. Em 2022, 36,6% delas devem contratar, enquanto esse índice estava em 23,9% em 2021.
Por fim, outro sinal positivo no comércio catarinense é a intenção de investir no próprio negócio. Neste ano, 22,6% dos empreendedores pretendem investir na ampliação do estabelecimento ou na abertura de novas lojas. Em 2021, 18,1% desejavam fazer o mesmo.
Baixe o estudo Retomada do Consumo 2022 e veja outras expectativas para este ano.