No Negócios SC, estamos de olho nas datas comemorativas que movimentam o comércio em Santa Catarina. Mas não podemos nos esquecer de que a atenção às vendas deve ser constante o ano inteiro e cada dia é uma oportunidade para conquistar o consumidor.
Nesse sentido, é válido destacar uma pesquisa recente da Fecomércio, em parceria com Sesc e Senac, sobre o comportamento de compras não sazonais no Estado. Foram entrevistadas 789 pessoas de diferentes regiões de Santa Catarina e os dados obtidos revelam o perfil do nosso público ao comprar.
Quer saber os resultados? Acompanhe os números a seguir!
Consumidor catarinense tem comportamento econômico
Sempre ressaltamos como o consumidor catarinense tem o hábito de fazer muitas pesquisas de preço nas datas comerciais, como na Páscoa. No entanto, esse não é um ato isolado. A pesquisa da Fecomércio mostra que esse já é um costume bem enraizado na vida dos moradores do Estado.
Mais da metade dos catarinenses (55%) admite que faz muitas buscas de preço antes de comprar qualquer produto ou serviço. Outros 41,7% definem-se como moderados: nem muito econômicos, nem esbanjadores. Enquanto isso, apenas 3,3% compram sem pensar.
Naturalmente, indivíduos com nível mais baixo de renda tendem a pesquisar mais. Entre aqueles com renda média familiar mensal de R$ 2.204 a R$ 5.509, por exemplo, 64,3% dizem fazer muitas pesquisas de preço. Entre R$ 5.510 e R$ 8.812, esse percentual cai para 51,3%. Já na renda acima de R$ 16.525, apenas 30,6% têm esse hábito.
Outro detalhe importante é que os mais jovens são mais impulsivos. Entre os que gastam sem pensar, a média de idade é de 40,8 anos. Por outro lado, os econômicos têm média de 42,8 anos.
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Compras não sazonais pela internet e lojas físicas
Um traço importante do comportamento do consumidor catarinense é a jornada de compra omnichannel. São raros os casos de pessoas que só compram em lojas físicas (6,8%) ou, mais ainda, somente pela internet (1,1%).
A maioria dos catarinenses (39,2%) faz essa escolha com base no tipo de produto, no preço e na entrega. Outros 34,7% não fazem muita distinção e acabam comprando em ambos os meios.
Vale ressaltar que esse resultado está em consonância com o Raio X do Catarinense, estudo elaborado pela NSC e pelo Instituto Mapa.
Mas a internet é, sem dúvida, o meio favorito na hora de buscar informações sobre novas compras. Mais de 85% dos consumidores catarinenses fazem pesquisas on-line, segundo a pesquisa da Fecomércio.
Onde os catarinenses buscam informar-se sobre produtos?
- Sites de busca: 56,5%
- Lojas virtuais: 21,5%
- Lojas físicas: 7,5%
- Amigos ou conhecidos: 6,1%
- Redes sociais: 5,2%
Aqui também há diferenças entre as faixas etárias. Os mais novos, com idade média de 31,1 anos, preferem as redes sociais para a descoberta de marcas, produtos e serviços. Quem pesquisa em sites de busca e lojas on-line tem idade média de 42,1 anos. E quem opta pela procura off-line nas lojas físicas tem idade média de 46 anos.
Entretanto, mesmo entre os consumidores que preferem comprar na loja física, a busca virtual ainda faz parte da jornada de compra. Nesse grupo, 31,5% utilizam buscadores, 11,1% as redes sociais, e 7,4% as lojas on-line.
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Meios de pagamento favoritos em Santa Catarina
Cada vez menos catarinenses usam papel-moeda nas compras. Até o Pix já desbancou o dinheiro vivo entre as preferências nos pagamentos.
Formas de pagamento preferidas (pode ser mais de uma):
- Cartão de crédito parcelado: 65,5%
- Cartão de crédito: 55,5%
- Cartão de crédito à vista: 49,2%
- Pix: 40,7%
- Dinheiro: 33%
- Boleto: 27,4%
Porém, o papel-moeda continua sendo a principal forma de pagamento entre o pequeno nicho de consumidores que só fazem compras em lojas físicas.
Também é interessante destacar como o Pix ganhou rapidamente a predileção do público. Apenas 13,7% dos entrevistados na pesquisa nunca usaram essa forma de pagamento, ou é a menos utilizada nas compras.
Se deseja saber mais sobre o comportamento do consumidor em Santa Catarina, baixe o estudo Raio X do Catarinense. Nele você encontra outros dados sobre a intenção de consumo, itens desejados e o que mais atrai o público no Estado. Aproveite!