O comportamento do consumidor catarinense na pandemia

Array 07/05/2021

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O comportamento do consumidor catarinense na pandemia

O cenário de pandemia mudou o comportamento do consumidor de muitas formas diferentes. Mas essa mudança não é uniforme, podendo variar conforme o padrão de renda e a localidade do público analisado.

Para saber como o consumidor catarinense tem se comportado nesse período, a Fecomércio SC realizou uma pesquisa em sete cidades de Santa Catarina. Os dados são referentes a abril de 2021 e destacamos a seguir dois aspectos: o consumo on-line e o perfil de gastos. Acompanhe.

O comportamento do consumidor catarinense nas compras on-line

O primeiro destaque diz respeito a quanto os consumidores no Estado têm usado o comércio virtual. Segundo a pesquisa, um número expressivo de catarinenses não têm o hábito de comprar on-line.

A partir disso, percebemos que ainda há um grande mercado a ser explorado pelo e-commerce em Santa Catarina. Mas como fazer isso?

Uma resposta para essa dúvida está em outro dado da mesma pesquisa. A média de idade entre quem não faz compras on-line é maior que a dos consumidores digitais.

Portanto, vale questionar o que falta para as marcas que vendem pela internet conectarem-se com um perfil de público mais maduro. Nesse sentido, é essencial ter uma estratégia de comunicação com argumentos específicos para esse perfil, diversificar o investimento em mídia para alcançar tal consumidor e comunicar com credibilidade.

Para ajudar nessa conexão, lembramos dois outros dados, desta vez da pesquisa Consumidor 2021 Versão Regional, realizada pela MindMiners para a Globo.

Vê-se, então, a necessidade do investimento nas mídias essenciais para aumentar o reconhecimento da marca e o interesse do consumidor. A publicidade na televisão entra aí com um enorme poder de impulsionar os negócios também no meio digital.

Leia também: Novos dados sobre a intenção de compra no Sul do Brasil

Ainda há uma parcela considerável do público para conquistar no e-commerce. (Foto via Freepik)

Os gastos do público catarinense na pandemia

Depois de mais de um ano de pandemia de Covid-19, a Fecomércio SC também analisou como a situação vem impactando os gastos dos catarinenses.

Entre os que estão gastando menos, temos uma mistura de preocupações sanitárias e econômicas. Afinal, como revela outra pesquisa da Fecomércio SC, 42,4% dos catarinenses encontram-se em isolamento total ou parcial. Isso muda o comportamento de consumo, especialmente na rua.

Nesse caso, temos cortes de gastos com entretenimento fora de casa (para 70,1% dos entrevistados), redução de gastos com roupas e acessórios (37,1%), redução de gastos com transporte ou combustível (21,7%), entre outras despesas associadas à maior circulação de pessoas.

Do lado da preocupação financeira, o melhor planejamento nas compras (54,1%) e o receio de perder ou ter cortes de renda (40,1%) são os principais fatores apontados pelo consumidor catarinense.

Já entre os que passaram a gastar mais, a maior razão é a alta de preços dos produtos (mencionada por 88,4% do público). Isso quer dizer que estão gastando mais, mas não necessariamente aumentando o consumo.

Outros motivos para aumentar os gastos incluem: mais tempo passado em casa (50%), manutenção ou reformas em casa (4,8%), compras por impulso (4,1%) e compras por delivery (2,7%).

De um modo geral, percebe-se que o consumidor catarinense está olhando os preços com atenção, mas também está disposto a gastar um pouco a mais para aliviar a tensão do momento e ter mais facilidade e conforto no dia a dia.

Veja agora outros detalhes sobre o comportamento do consumidor no Estado na pesquisa Raio-X do Catarinense. Ela oferece um guia de estratégias para as marcas aplicarem em 2021, aproveite!

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