O ano de 2021 tem sido um período de recuperação para muitos segmentos do varejo. Tanto que o comércio de Santa Catarina acumula um crescimento de 4,6% entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020.
Esse dado, da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, reflete-se também no desempenho das datas comemorativas no comércio catarinense. De acordo com a Fecomércio SC, todas as datas entre janeiro e outubro tiveram aumento de faturamento e apenas a volta às aulas teve queda no ticket médio em relação ao ano anterior.
Acompanhe a seguir alguns desses indicadores do varejo catarinense em 2021.
Principais resultados das datas comemorativas no comércio de SC
Datas comemorativas são sempre uma oportunidade de aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Ao todo, são oito grandes datas comerciais no comércio de SC:
- Volta às aulas;
- Páscoa;
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Dia das Crianças;
- Black Friday;
- Natal.
Entre elas, ainda temos outras comemorativas que estão crescendo em popularidade, como o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente.
Até então, em 2021, já tivemos seis dessas datas comemorativas no comércio catarinense. Segundo o painel da Fecomércio SC, somente a volta às aulas registrou uma queda no valor do ticket médio das compras (-15%), frente a 2020. Já a Páscoa foi destaque positivo nesse aspecto, com crescimento de 155% em 2021. Dia das Mães (+30%), Dia dos Namorados (+11%), Dia dos Pais (+9%) e Dia das Crianças (+54%) também registraram altas.
No entanto, em valor total do ticket médio, o Dia das Mães ainda lidera os gastos dos catarinenses. As compras somaram R$ 279 na ocasião, em média, no ano de 2021.
Já se analisarmos a variação de faturamento, todas as datas comemorativas tiveram saldo positivo no comércio de Santa Catarina frente a 2020.
Crescimento das vendas nas datas comerciais em SC:
- Volta às aulas: 22%
- Páscoa: 20,58%
- Dia das Mães: 27,75%
- Dia dos Namorados: 11,77%
- Dia dos Pais: 10,89%
- Dia das Crianças: 8,47%
Outro dado interessante divulgado pela Fecomércio SC refere-se ao mercado de trabalho. Todas as datas comemorativas em Santa Catarina geraram contratações no comércio, com destaque para o Dia dos Namorados (3,3 contratações temporárias, em média) e a volta às aulas (3,21 contratações temporárias).
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Crescimento da pesquisa de preço e do pagamento parcelado
Ao longo de 2021, também foi possível perceber algumas tendências no comportamento do consumidor catarinense. A alta dos preços no comércio tem levado a uma procura cada vez mais cuidadosa do consumidor.
Isso pode ser visto na porcentagem de lojistas que percebem uma alta frequência de clientes pesquisando preços:
- Volta às aulas: 13,19%
- Páscoa: 30,03%
- Dia das Mães: 34,99%
- Dia dos Namorados: 42,29%
- Dia dos Pais: 40,81%
- Dia das Crianças: 45,09%
Enquanto isso, o parcelamento das compras cresceu como preferência de meio de pagamento após a Páscoa.
Pagamento parcelado nas datas comemorativas em SC:
- Volta às aulas: 17,27%
- Páscoa: 27,81%
- Dia das Mães: 52,63%
- Dia dos Namorados: 40,37%
- Dia dos Pais: 46,11%
- Dia das Crianças: 40,16%
Mas isso pode ser um bom sinal. O consumidor catarinense está mais confiante, segundo a Fecomércio SC. Desse modo, permite-se assumir compromissos futuros para sua renda.
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Expectativa para as vendas na Black Friday em Santa Catarina
A próxima data no calendário do varejo é a Black Friday. Sete em cada dez consumidores catarinenses (69,8%) já compraram nas edições anteriores, como revela outra pesquisa da Fecomércio SC, então é um evento consolidado na rotina de compras do público.
Um detalhe interessante é que, entre os consumidores que já planejaram suas compras, 33% deles têm uma reserva financeira para isso. No geral, 21,7% dos consumidores têm um “pé-de-meia” para a Black Friday.
Os itens mais desejados pelos catarinenses são:
- Móveis, eletrodomésticos e decoração da casa: 22,6%
- Vestuário: 21,96%
- Eletrônicos: 17,11%
- Calçados: 11,25%
- Perfumaria e cosméticos: 7,41%
- Brinquedos: 6,31%
Além disso, as tendências de busca de preços e compras parceladas continuam em alta nesta Black Friday. A quase totalidade (92,9%) das pessoas entrevistadas deve pesquisar preços para garantir o melhor custo-benefício em suas compras, enquanto 35,34% pretende parcelar o pagamento.
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