Às vésperas do Dia das Mães 2022, no próximo 8 de maio, o comércio catarinense tem ainda uma grande expectativa para as vendas referentes à data. De acordo com uma pesquisa da Fecomércio SC, 24,6% dos consumidores em Santa Catarina devem ir às compras de presentes entre sábado e domingo. Ou seja, espera-se um quarto do público nessas últimas horas de campanha.
Outra boa notícia para o varejo é o maior interesse pela data neste ano. No relatório Dia das Mães 2022, a Globo mostra que 71% dos brasileiros pretendem comemorar a ocasião, um número seis pontos percentuais acima do registrado em 2021. Além disso, 76% dos consumidores desejam presentear alguém, entre as próprias mães, companheiras, avós e sogras.
A seguir, trazemos outros dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina sobre a data. Acompanhe!
Resultado da Páscoa é animador
Uma forma de embasar a expectativa do comércio em relação às principais datas do varejo é pela análise das vendas nos eventos imediatamente anteriores. No caso do Dia das Mães, o resultado da Páscoa para os lojistas é animador e antecipa um cenário favorável em Santa Catarina.
Nesse sentido, a Fecomércio SC fez entrevistas em 380 empresas catarinenses para avaliar o desempenho dos empreendedores nas cidades de Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis. A descoberta é que os negócios no Estado tiveram números bastante positivos em métricas importantes, como ticket médio e faturamento.
No quesito ticket médio, a Páscoa 2022 em Santa Catarina alcançou o patamar de R$ 245,10. O resultado é 40% maior do que o verificado em 2021, sem considerar a inflação. No entanto, se levarmos a alta dos preços em conta, o crescimento não deixa de ser expressivo — o ticket médio teve uma alta de 25,8% neste ano.
A Fecomércio SC ainda destaca que o valor de 2022 é superior ao dos anos pré-pandemia, em 2018 e 2019. Nesse período, o ticket médio ficou em R$ 113,43 e R$ 150,94, respectivamente.
O faturamento da Páscoa também teve uma variação positiva, segundo os lojistas entrevistados. O crescimento chegou a 15% em relação à Páscoa de 2021 e a 15,1% frente aos meses comuns do ano.
Os sinais para o Dia das Mães 2022, portanto, são promissores para o comércio catarinense.
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Comércio catarinense pode esperar maiores gastos no Dia das Mães
Em 2021, a intenção de gasto no Dia das Mães era de R$ 162,54 por consumidor, ou de R$ 180,91, com o valor ajustado à inflação. Agora em 2022 a expectativa é de que ele gaste 196,64 individualmente, de acordo com as respostas de 2.105 pessoas em grandes cidades de Santa Catarina. Isso representa um crescimento de 21% frente ao ano anterior.
Nessa corrida contra o tempo para garantir o presente de Dia das Mães, o consumidor está de olho principalmente no preço. Mesmo com a expectativa de uma maior intenção de compra, o cenário econômico atual força o público a ser cauteloso.
Depois do fator preço, que aparece na preferência de 29% dos catarinenses para a decisão de compra, estão aspectos como a qualidade do produto (20,5%) e o atendimento (18,9%).
O comércio de rua e os centros comerciais despontam como os locais preferidos para as compras na data, mas é evidente a queda da procura pelo comércio de rua e o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos.
Local de compra para o presente de Dia das Mães em 2019:
- Comércio de rua: 69,9%
- Lojas de shopping: 20,8%
- E-commerce: 3,8%
Então, com o cenário de pandemia, as compras pela internet viraram uma realidade para os catarinenses:
Onde comprar os presentes em 2022:
- Comércio de rua: 55,1%
- Lojas de shopping: 21,7%
- E-commerce: 17,7%
Daqui para a frente, ter uma loja virtual será cada vez mais necessário aos comerciantes.
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De olho no calendário do varejo
Santa Catarina vem enfrentando este período de instabilidade econômica com a cabeça erguida. O Estado tem o segundo melhor saldo de empregos no Brasil em 2022, a menor taxa de desocupação nacional e números positivos no varejo. Mas nada está garantido.
Para os lojistas que esperam aumentar as vendas, é preciso conquistar um consumidor que pesquisa suas compras com uma cautela cada vez maior — e que para isso recorre às escolhas de confiança. Então, é importante preparar suas campanhas com antecedência e conquistar o interesse do público o quanto antes.
O Dia das Mães está aí, no entanto, logo chegará o Dia dos Namorados. Seu comércio está preparado? Saiba o que esperar do próximo 12 de junho com uma pesquisa disponível aqui no Negócios SC.