Quer impactar um público conectado, formador de opinião e com poder de consumo? Então anunciar nas rádios em Santa Catarina deve fazer parte da sua estratégia de mídia.
Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media para a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) traz dados interessantes nesse sentido. Ela mostra que 88% dos ouvintes no Estado são das classes A, B e C, 66% dos catarinenses ouviram rádio nas últimas 24 horas e 89% da audiência lembra ter ouvido algum comercial nesse meio nos últimos 30 dias.
Inclusive, na comparação com a publicidade digital, a rádio tem vantagens bastante similares. Também é um investimento acessível para as marcas, tem boa segmentação dos anúncios e traz bons resultados.
Para conhecer melhor o público e a audiência das rádios em Santa Catarina, acompanhe os dados das emissoras da NSC no Estado.
Quem é o público e a audiência das rádios da NSC?
As rádios da NSC em Santa Catarina são Atlântida, CBN Floripa, CBN Joinville e Itapema. Elas acompanham um público qualificado ao longo de boa parte do dia, em casa, no carro, no trabalho e onde mais o ouvinte estiver. De acordo com a Kantar IBOPE Media, na Grande Florianópolis a audiência de rádio consome, em média, mais de 4 horas de conteúdo por dia nesse meio.
Além disso, as emissoras de rádio da NSC estão disponíveis nos dispositivos tradicionais e na internet, pelo portal NSC Total e também pelo aplicativo no Google Play e na App Store.
Rede Atlântida
A Atlântida é muito mais que uma rádio. É a maior agregadora de conteúdo jovem da região Sul, uma plataforma de música, entretenimento, humor, tecnologia e experiências.
A Rede Atlântida tem ampla cobertura em Santa Catarina, estando presente em 179 municípios do Estado por meio de cinco emissoras regionais. São mais de 850 mil ouvintes em território catarinense.
Só na Grande Florianópolis, a Atlântida atrai mais de 230 mil ouvintes por mês e mais de 14 mil ouvintes por minuto, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Os dados são referentes ao período entre fevereiro e abril de 2022.
A rede é ouvida principalmente pelo público millennial, nascido entre o início da década de 1980 e a metade da década de 1990. Tanto que a faixa etária entre os 35 e 49 anos corresponde a 47% da audiência, enquanto o grupo entre 25 e 34 anos somam outros 30%.
Esses ouvintes têm elevado poder aquisitivo: 77% deles pertencem às classes A e B. Já com relação ao gênero, 60% da audiência é masculina e 40% é feminina.
Programas de maior audiência da Atlântida na Grande Florianópolis:
- Pretinho Básico 1ª edição: 17.805 ouvintes por minuto
- Atlântida Mil Grau: 15.360 ouvintes por minuto
- Programa das Minas: 14.812 ouvintes por minuto
- ATL DJ Weekend (Sábado): 14.410 ouvintes por minuto
- Pretinho Básico 2ª edição: 14.104 ouvintes por minuto
Os dados são referentes ao período entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.
Leia também: Conheça as novidades na programação da Rádio Atlântida
CBN Floripa e CBN Joinville
Em março de 2022, a rádio que toca notícia mudou de nome, mas a qualidade do conteúdo continua imbatível. A CBN Diário passou a se chamar CBN Floripa, em sintonia com a CBN Joinville.
Na Grande Florianópolis, a emissora está presente desde 1991, trazendo as principais notícias do mundo, do Brasil e de Santa Catarina para seus ouvintes. Não à toa, é líder de audiência no jornalismo da rádio na região. O sinal dela está disponível tanto no AM+FM quanto na internet.
Enquanto isso, no Norte do Estado, a CBN Joinville atua desde 2020, no FM e no digital. Em comum, ambas oferecem mais de 10 horas de programação local.
Dados da Kantar IBOPE Media entre janeiro e março de 2022 revelam que a CBN Floripa tem uma audiência de 83 mil ouvintes por mês e mais de 5,5 mil ouvintes por minuto.
O perfil também é de alto poder aquisitivo, com 71% dos ouvintes nas classes A e B. Mas a faixa etária é um pouco mais elevada: metade da audiência da CBN Floripa tem 50 anos ou mais.
Outra característica da emissora é a distribuição dos ouvintes entre homens e mulheres. Dois terços do público é formado por uma audiência masculina, enquanto o restante é feminino.
Programas de maior audiência da CBN Floripa:
- Mundo em Meia Hora: 8.510 ouvintes por minuto
- CBN Esportes: 8.339 ouvintes por minuto
- Condomínio Legal: 8.203 ouvintes por minuto
- Notícia da Manhã: 7.168 ouvintes por minuto
- CBN Sábado Show: 7.082 ouvintes por minuto
Os dados são referentes ao período entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.
Leia também: Descubra as possibilidades para sua marca no CBN In Loco
Itapema
A Itapema oferece uma viagem diária por mais de 70 países por meio da música. Ela atende um perfil de ouvinte exigente, com bom gosto, que valoriza a arte e experiências únicas.
A programação da Itapema atrai mais de 151 mil ouvintes por mês e mais de 8,4 mil ouvintes por minuto na Grande Florianópolis, com base nos dados de fevereiro a abril de 2022.
É a audiência mais equilibrada na questão de gênero: 53% é masculina e 47% é feminina. Entretanto, assim como as demais rádios da NSC, trata-se de um público de alta renda. Três em cada quatro ouvintes da Itapema estão inclusos nas classes A e B.
Além disso, é um público decisor e ativo na economia: 95% da audiência da emissora tem 35 anos ou mais.
Programas de maior audiência da Itapema:
- Itapema Soul 1ª edição: 10.177 ouvintes por minuto
- Fim de Tarde Itapema: 8.578 ouvintes por minuto
- Classe I: 8.520 ouvintes por minuto
- Fim de Tarde Itapema (FDS): 7.634 ouvintes por minuto
- Giramundo: 7.469 ouvintes por minuto
Os dados são referentes ao período entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.
Para saber mais informações sobre as rádios da NSC e as possibilidades para impactar seu público-alvo em Santa Catarina, veja o guia Rádio Insights. Ele traz muitas outras informações úteis para você.