Em 2023, 72% dos brasileiros estão pesquisando mais antes de comprar, na comparação com 2022. Mas esse dado da Edelman não diz respeito apenas aos preços. De acordo com o Trust Barometer 2023, a construção de confiança é cada vez mais importante para o sucesso da marca.
Em relação ao último ano, 79% dos consumidores no País estão mais predispostos a considerar o impacto na saúde dos produtos. Enquanto isso, 67% avaliam mais profundamente os efeitos ambientais.
Os brasileiros também se preocupam mais com essas questões que a média global. Nos 14 mercados pesquisados pela Edelman, 64% dos entrevistados estão avaliando mais os impactos na saúde e 55% agora têm mais interesse pela questão ambiental.
Veja a seguir outros destaques do relatório e entenda melhor a importância da construção de confiança para seu negócio.
A relação da confiança com o sucesso da marca
No Brasil, 78% dos consumidores acreditam que hoje é mais importante confiar nas marcas que compram ou usam do que era em 2022. Globalmente, a confiança está entre os três fatores mais considerados na hora da compra, ao lado da qualidade e do custo-benefício.
Mas o que motiva essa confiança na marca? De acordo com o Trust Barometer 2023, existem alguns indicadores principais para isso entre os consumidores brasileiros:
- 81% confiam quando a marca cumpre as expectativas;
- 77% confiam quando trata clientes e funcionários de forma justa e tenta fazer bem ao mundo;
- 68% confiam quando ela combina com o estilo de vida e a personalidade do público-alvo.
Ou seja, para ser uma marca confiável, ela precisa ser competente, ética e relevante.
As vantagens de investir nessa confiabilidade é que o público tem maior fidelidade ao negócio, assim como apresenta maior intenção de compra. Aqui no País, 72% dos entrevistados que confiam na marca ficam mais propensos a permanecer leal a ela, enquanto 66% têm mais chances de comprar dela.
Em relação aos impactos sociais e ambientais, o consumidor brasileiro responde principalmente a iniciativas para melhorar o acesso à saúde, acabar com o racismo e lidar com as mudanças climáticas. Nesses casos, a intenção de compra aumenta 10,5 vezes, 8,5 vezes e 6 vezes, respectivamente.
Leia também: O papel das marcas e campanhas na saúde mental do público
Geração Z espera maior construção de confiança
Nenhuma outra faixa etária valoriza tanto a confiança na marca quanto a Geração Z, que, para a Edelman, são aqueles indivíduos entre 18 e 26 anos.
Entre os consumidores desse grupo, 79% deles acreditam que hoje é mais importante confiar nas marcas escolhidas do que era no ano passado. Como comparação, na faixa etária acima de 59 anos, o índice cai para 61%.
Mas esse público mais jovem tem inspirado os mais velhos a mudar de postura. Em 2023, 68% dos indivíduos em geral revelam que adolescentes e jovens adultos influenciam onde e como eles compram. As mudanças estão principalmente relacionadas às expectativas de os produtos respeitarem o meio ambiente, de as marcas terem mais uma publicidade mais diversa, além de apresentarem mais diversidade no trabalho.
Portanto, a confiança como elemento essencial para o sucesso da marca não é uma questão futura, quando a Geração Z tornar-se a força predominante no mercado de consumo. Os negócios precisam investir nisso hoje, porque diferentes perfis de consumidores estão seguindo para essa mesma direção.
Leia também: O que os consumidores da geração Z querem das marcas?
Presença na mídia ajuda a construir confiança na marca
Outra lição que o grupo de 18 a 26 anos ensina é a necessidade de comunicar o impacto positivo do negócio.
Seis em cada dez pessoas dessa geração acreditam que as marcas devem facilitar que o público conheça os valores que estas pregam. Também pensam que, se a marca não comunica ações realizadas em prol da sociedade, é possível crer que nada esteja sendo feito nesse sentido.
Ou seja, não basta ser uma empresa responsável, é preciso comunicar a imagem de ser uma empresa responsável.
Aí se destaca a importância de a marca ter presença na mídia, especialmente em conteúdos positivos sobre ela. Isso porque os brasileiros acham a mídia uma melhor fonte de informação para saber sobre uma nova marca ou produto que a própria comunicação do negócio.
Quando o consumidor deseja descobrir se a empresa faz bem ao mundo, ele também recorre antes às buscas e à mídia.
Uma dica para superar esse desafio é incluir na sua estratégia de marketing uma assessoria de imprensa e a criação de conteúdos em parceria com veículos de confiança do público. Afinal, como vimos acima, o que dizem sobre sua marca é tão importante quanto o que ela fala de si.
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