Nos últimos anos, também por causa da pandemia, houve uma maior procura das marcas pelo marketing de conteúdo. De acordo com uma pesquisa de Borrell Associates, o investimento nessa estratégia aumentou 80% entre 2020 e 2022.
Mais de um terço dos profissionais entrevistados (34%) declarou que a principal razão para dar prioridade ao marketing de conteúdo é “contar uma história melhor, conectar-se com os consumidores por meio de conteúdo significativo”.
Entretanto, é preciso ressaltar que essa estratégia vai muito além da mídia digital. Para provar isso, trazemos dados que mostram por que fazer conteúdo patrocinado na rádio, além de apresentar cases de sucesso dos anunciantes nas emissoras da NSC. Acompanhe!
Rádio traz mais confiança para o marketing de conteúdo
Construir uma marca forte e conectada com o público exige mais que campanhas de conversão direta de vendas. É aí que entra o marketing de conteúdo, posicionando o negócio de uma forma única no mercado, conferindo-lhe autoridade e despertando o interesse do consumidor para a própria essência da marca.
Mas autoridade e interesse dependem da confiança do consumidor. Nesse sentido, a rádio é um meio importante para incluir no mix de mídia, porque tem na profunda conexão entre comunicadores e ouvintes um de seus pontos fortes.
Um estudo da iHeartMedia com a PMX oferece alguns insights úteis para os anunciantes, explicando por que fazer conteúdo patrocinado na rádio.
Os dados mostram que:
- Mais da metade (51%) dos entrevistados afirma confiar mais em anunciantes na rádio e em podcasts do que em qualquer outro meio.
- Ouvintes de rádio têm 129% mais chances de dizer que ouvem para serem entretidos que ouvintes de outras plataformas de áudio.
- Comunicadores da rádio são percebidos como influenciadores mais próximos e confiáveis, na comparação com outros meios, como televisão e redes sociais.
Portanto, o marketing de conteúdo na rádio aproveita-se da conexão já estabelecida entre o meio e a comunidade de ouvintes para trazer mais credibilidade à mensagem da marca. Os cases a seguir ainda provam como isso traz ótimos resultados para os negócios.
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Cases de sucesso em marketing de conteúdo na rádio
Entre os diversos cases de sucesso com a NSC, selecionamos cinco exemplos de marcas que usaram a rádio como parte da estratégia de marketing de conteúdo.
1) Confraria Itapema une conteúdo e experiência
A Itapema oferece conteúdo para um público qualificado tanto pela rádio quanto em eventos exclusivos. Um desses eventos foi a Confraria Itapema, que trouxe boa música, entretenimento, conteúdo gastronômico e muita interação.
Com isso, além das experiências proporcionadas ao público, os patrocinadores tiveram suas marcas associadas a um conteúdo de qualidade. Não à toa, a avaliação foi bastante positiva entre todas as partes envolvidas.
— Quanto à experiência da nossa marca dentro do evento, gostei muito da visibilidade, da forma que foi feito. Acho que foi bem sutil. Tinha conteúdo, tinha os envolvimentos, tinha música… Isso fez com que o evento fosse gostoso de ser assistido também — comenta José Nitro da Silva Neto, diretor geral das Casas da Água.
2) CBN In Loco leva a rádio até seu negócio
A rádio também pode estar presente no seu próprio evento, transmitindo o conteúdo ao vivo para os ouvintes. Esse é o caso da CBN In Loco, novo projeto da CBN Floripa que transmitiu diretamente da loja do Brasil Atacadista informações que ocorriam no local. A cobertura pode trazer entrevistas com convidados especiais e outros conteúdos que fortalecem e dão maior autoridade para a marca.
3) Sucesso na plataforma digital
Vale lembrar que a rádio também tem uma forte presença on-line e isso pode ser aproveitado no marketing de conteúdo. Um exemplo vem da Cavese Scania, que começou a parceria com a NSC publicando conteúdos quinzenais no site da CBN Floripa. As publicações despertaram tanto interesse do público que ficaram entre as dez mais lidas do veículo.
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4) Paixão pelo conteúdo em áudio
Já a Bella Hub utilizou a Atlântida e a CBN Floripa em seu mix de mídia. O retorno com o conteúdo em áudio foi tão positivo que, depois disso, a marca passou a investir também na produção de podcast. Isso foi possível porque o anunciante entende o verdadeiro papel do marketing de conteúdo: não a venda, mas a consolidação e o entendimento do negócio.
— Obviamente, deu muito certo, fez um link com a rapaziada, tanto o pessoal mais jovem quanto o pessoal adulto. Atingiu todos os públicos e conseguiu conectar com eles, foi sensacional — destaca Dartagnan Sant’ Anna, CEO da Bella Hub.
5) Patrocínio de rádio
Para completar, não podemos nos esquecer da importância do conteúdo de entretenimento. Essa pode ser a chave para algumas marcas se conectarem com o público, como foi com a Floripa Store. O negócio começou anunciando na Atlântida e os primeiros resultados animaram novos investimentos. Então, a Floripa Store tornou-se patrocinadora do programa Pretinho Básico 1ª Edição, o que se refletiu no fluxo de clientes no ponto de venda.
Quer se aprofundar no assunto? Conheça agora mais motivos para fazer marketing de conteúdo na rádio com o guia Rádio Insights.