O ESG tem sido um dos temas mais debatidos no mundo dos negócios por uma boa razão. Embora grande parte dos consumidores ainda não esteja familiarizada com a sigla, eles já tomam uma decisão de compra com base nas práticas ecológicas, sociais e de governança das empresas — daí o termo ESG.
De acordo com o “Relatório ESG e Sustentabilidade 2022”, realizado pela Opinion Box em julho deste ano, os dados mostram que 38% dos entrevistados no Brasil já ouviram falar da sigla propriamente dita. Entre os brasileiros de 16 e 29 anos, esse índice é um pouco maior, de 45%.
Entretanto, a mesma pesquisa aponta que 67% dos consumidores têm a preocupação, ainda que parcial, de saber se a empresa adota medidas relacionadas ao ESG ao tomar uma decisão de compra. Já o estudo “Os consumidores querem tudo”, do IBM Institute for Business Value, traz a informação de que 62% das pessoas estão dispostas a mudar os hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.
Saiba, então, como o ESG afeta as escolhas do consumidor e como as empresas têm atuado nesse sentido.
O impacto do ESG na decisão de compra dos brasileiros
O relatório da Opinion Box aponta que a postura de uma empresa diante das práticas de ESG pode tanto atrair quanto afastar o consumidor.
Lembrando que as práticas de ESG abordam três pilares:
- Ecológico: proteção do meio ambiente, uso responsável de recursos naturais, resposta às mudanças climáticas e emissões de carbono, entre outros fatores.
- Social: relações com a comunidade, proteção de dados, apoio a causas sociais, boas práticas trabalhistas etc.
- Governança: diversidade e representatividade dentro da empresa, equidade de gênero, regras contra corrupção, canais de denúncia e mais uma série de medidas.
Nesse sentido, 75% dos entrevistados dizem que as empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. O mesmo percentual de consumidores fica mais satisfeito ao comprar produtos que são reconhecidamente sustentáveis.
Por outro lado, a ausência de boas práticas pesa negativamente na decisão de compra dos brasileiros. Mais da metade do público (57%) já deixou de comprar de uma empresa que discrimina pessoas, que não dá apoio à diversidade e à inclusão, ou que prejudica o ambiente.
Os consumidores, inclusive, estão dispostos a pagar mais caro para comprar com a consciência tranquila. O relatório destaca que 54% preferem pagar a mais por produtos mais naturais e que agridam menos a natureza. O resultado é próximo do registrado pelo estudo da IBM, em que 50% dos entrevistados pagariam a mais por marcas sustentáveis.
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Como estão as práticas de ESG nas empresas?
Diante da atenção do consumidor para as práticas relacionadas ao ESG, sabendo ou não o significado da sigla, é importante que as marcas adotem boas medidas ecológicas, sociais e de governança. Como vimos, o impacto nos negócios é expressivo.
Mas essa não é uma questão apenas de competitividade. No contexto da sustentabilidade, por exemplo, há uma ampla conscientização entre as lideranças de que o momento para agir é agora. A Deloitte chega a ressaltar que 89% dos executivos concordam que enfrentamos uma emergência ambiental e 63% afirmam que suas organizações estão muito preocupadas com isso.
Felizmente, apenas 13% das empresas não adotam práticas de ESG no dia a dia, segundo o “Relatório ESG e Sustentabilidade 2022”. Enquanto isso, os profissionais de 29% das organizações não sabem afirmar a postura dos locais de trabalho e 58% dizem que o conceito já faz parte do cotidiano.
As práticas de ESG nas empresas mais adotadas são:
- Redução de riscos e promoção da segurança: 88%
- Gestão de resíduos e reciclagem: 86%
- Programa de treinamento e desenvolvimento: 82%
- Políticas contra assédio no trabalho: 79%
- Economia de água: 78%
- Diversidade na equipe: 78%
- Transparência ao mostrar resultados: 77%
- Diversidade entre as lideranças: 74%
- Programa de benefícios: 73%
- Ações para a comunidade: 70%
Para que os negócios avancem cada vez mais nas práticas de ESG, é importante que os próprios colaboradores possam sugerir medidas. Mas, ainda mais necessário, é ter uma comunicação clara sobre as ações tomadas pelas empresas tanto para o público interno quanto para os consumidores. Afinal, se quase um terço dos próprios colaboradores não sabem se a empresa segue o ESG, algo não está sendo bem explicado.
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A importância da comunicação de ESG
As práticas de ESG, por mais que impactem a decisão de compra, não pertencem a uma comunicação promocional. Antes, elas devem fazer parte do endomarketing (público interno) e das campanhas institucionais (público externo).
Essa comunicação, além de deixar mais claro o que a empresa faz nas áreas ambiental, social e de governança, agrega valor ao negócio, seus produtos ou serviços.
Então, uma ótima maneira de melhorar a percepção da marca é mostrar como ela já tem contribuído e quais foram os resultados das suas ações. Isso vale tanto para atrair o consumidor mais consciente quanto para aumentar o engajamento dos colaboradores nessas iniciativas.
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