Outubro Rosa: como marcas podem apoiar a conscientização?

05/10/2022

Comunicação

Outubro Rosa: como marcas podem apoiar a conscientização?

A projeção do IBGE para 2022 é de que o Brasil tenha mais de 109,8 milhões de mulheres, um número 5,5 milhões acima da população masculina. Além de maioria no País, elas são as maiores responsáveis pelas decisões de compra nos lares. Em 61% das casas brasileiras, as mulheres decidem sozinhas, em 34% isso é feito em conjunto com homens e em apenas 3% eles escolhem sozinhos, segundo a J. Walter Thompson.

Todos os anos, em outubro, uma campanha de conscientização fala diretamente a esse grande público feminino: o Outubro Rosa. Essa iniciativa que tem o foco na saúde da mulher desde o começo apresentou uma relação muito próxima com as marcas.

Por meio do Outubro Rosa, os negócios têm aproveitado esse mês para mostrar sua responsabilidade social e fortalecer o relacionamento com as consumidoras. Saiba a seguir por que sua marca também deve participar dessa campanha.

Origem e importância do Outubro Rosa

O Outubro Rosa — ou mês de conscientização sobre o câncer de mama — começou em 1985, nos Estados Unidos. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Sociedade Americana do Câncer e a empresa farmacêutica Imperial Chemical Industries.

O objetivo da campanha é aumentar o conhecimento das mulheres sobre o câncer de mama, especialmente no que se refere à detecção precoce da enfermidade. Isso inclui o autoexame e os exames de rotina com profissionais da saúde, o que inclui a mamografia. O diagnóstico nos estágios iniciais é fundamental para o aumento das chances de um tratamento bem-sucedido.

Desde 2010, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Brasil participa desse movimento. A preocupação é justificada pelos riscos do câncer de mama às mulheres, principalmente na região Sul. Segundo o INCA, depois do câncer de pele não melanoma, esse é o tipo mais comum de câncer no País e é o que causa mais mortes no público feminino. 

Dados do câncer de mama no Brasil:

Vale lembrar que homens também podem ter câncer de mama, mas representam apenas 1% dos casos. Daí o maior foco do Outubro Rosa nas mulheres, embora os homens possam e devam ser incluídos na conscientização.

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O tradicional laço do Outubro Rosa surgiu no início dos anos 1990. (Foto via Freepik)

Por que empresas devem apoiar a causa do Outubro Rosa?

A própria criação do Outubro Rosa já teve uma participação empresarial, como vimos acima. Hoje em dia, os negócios ainda podem dar uma contribuição essencial para aumentar a conscientização.

Um fato curioso nesse aspecto é que o laço rosa, um dos maiores símbolos do Outubro Rosa, foi difundido por uma marca. A empresa de cosméticos Estée Lauder tomou a ideia e em 1992 distribuiu 1,5 milhão de laços. Essa então virou uma prática tradicional da campanha em todo o mundo.

Em um sentido mais amplo, uma pesquisa da Opinion Box mostra que 58% dos entrevistados brasileiros acreditam que as marcas devem apoiar a causa social da saúde. O Outubro Rosa é uma excelente oportunidade para isso, diante do reconhecimento e do alcance da campanha.

Quando uma marca decide apoiar ações nesse sentido, ela mostra na prática quais são seus valores. E cuidar do público é sempre uma ótima maneira de atrair o interesse, a atenção e a fidelidade dele.

Leia também: Como o ESG afeta a decisão de compra do consumidor?

Como participar da campanha de conscientização sobre o câncer de mama?

Há muitas formas como uma empresa pode apoiar o Outubro Rosa, mas é preciso ter dois cuidados principais:

Ao longo do tempo, diversas marcas já tiveram problemas por aderir à estética de uma causa social sem de fato envolver-se com ela. No caso da sustentabilidade, isso é chamado “greenwashing”, ou lavagem verde. No Outubro Rosa, é o “pinkwashing”, ou lavagem rosa. O público está atento e percebe essas questões.

Com esses cuidados em mente, é possível participar ativamente da conscientização por meio de conteúdos e ações. O rosa presente na comunicação, é claro, contribui para o fortalecimento da campanha, mas é o conhecimento que de fato permite alcançar o objetivo do Outubro Rosa.

Sua marca pode falar sobre a realização de exames e a necessidade de hábitos saudáveis para a prevenção do câncer. Melhor ainda, pode realizar ações como palestras sobre saúde e nutrição balanceada, além de atividades físicas, que são práticas e comportamentos considerados protetores. Por fim, pode mostrar o que tem feito em prol da conscientização sobre o câncer de mama.

Aproveite que você está aqui e saiba como fazer comunicação institucional de maneira relevante.

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