Seis lições para líderes que serão fundamentais em 2023

16/01/2023

Inovação

Seis lições para líderes que serão fundamentais em 2023

Em consulta a 50 executivos brasileiros, a KPMG descobriu que 94% das lideranças no Brasil estão confiantes no crescimento das empresas durante o triênio até 2025. A informação consta na pesquisa “CEO Outlook 2022” e aponta uma alta em relação ao índice de 88% de confiança registrado no ano anterior.

Mas essa confiança não significa a expectativa de ter um caminho livre de dificuldades. As lideranças, não só no País, mas também no resto do mundo, ainda veem com preocupação a possibilidade de uma recessão e os riscos de ruptura da cadeia logística internacional. Some-se a isso os desafios de rever a cultura de trabalho, desenvolver negócios sustentáveis e conectar-se com um público consumidor em transformação e temos um cenário complexo pela frente.

Pensando nisso, destacamos aqui seis lições para líderes guiarem seus negócios em 2023. Acompanhe!

Seis lições para líderes em 2023

1. Navegue pelas incertezas sem abandonar o foco no crescimento

De acordo com uma pesquisa anual da SBI, cerca de dois terços dos CEOs têm um plano de contingência para seus negócios. Inclusive, 65% deles relatam ter tomado medidas críticas em relação às finanças ou ao orçamento das empresas em preparação para uma possível recessão global, alertada pelo Banco Mundial.

No Brasil também há possibilidade de cortes. Segundo a KPMG, em caso de recessão, 50% dos líderes brasileiros pretendem diminuir a base de funcionários e 34% devem pausar ou reduzir a estratégia de transformação digital, por exemplo.

Entretanto, há um claro problema nessa postura. Ela foca apenas na redução de custos, em vez de procurar manter as estratégias de crescimento da empresa. Sem redirecionar o investimento para que o negócio possa crescer, a liderança atua como mais uma limitação em um cenário econômico já desafiador.

Leia também: Como os negócios podem lidar com incertezas do mercado?

Lideranças devem manter as equipes focadas nas estratégias de crescimento. (Foto via Freepik)

2. Transforme a inteligência de dados em prioridade

Para manter o nível de investimento em áreas cruciais para o crescimento do negócio, é preciso melhorar a tomada de decisão. E líderes que se baseiam em dados para decidir os rumos da empresa têm maiores condições de ter sucesso nas suas estratégias.

Então, é essencial fazer da inteligência de dados um dos pilares da liderança. Entenda-se com isso o processo de coletar, organizar e analisar dados, valendo-se de ferramentas digitais capazes de realizar essas tarefas e ainda gerar insights.

Como destaca a PwC, empresas orientadas por dados têm três vezes mais chances de melhorar o processo de decisão.

Leia também: Descubra o que é inteligência de dados e a importância dela

3. Considere parcerias e novos negócios

Uma das lições para líderes em 2023 que a Mckinsey ressalta é a capacidade de desenvolver novos modelos de negócio. Essa diversificação tem sido o caminho para a sobrevivência de muitas empresas.

A própria Mckinsey traz uma previsão interessante a respeito: líderes apontam que metade da receita dos negócios até 2026 virá de produtos, serviços ou modelos que ainda não foram criados.

Já a KPMG informa que 36% dos CEOs brasileiros esperam ter como fonte de crescimento nos próximos anos as parcerias estratégicas com terceiros.

Leia também: Dados mostram o crescimento do modelo de franquias

4. Adapte-se aos novos modelos de trabalho

À pesquisa CEO Forum, da Amcham Brasil, 52% dos líderes relataram que a onda de demissões e desapego dos empregos tem impactado os negócios. Em 33% dos casos, o desconforto pela volta ao trabalho presencial tem sido de moderado a intenso.

Os trabalhadores que tiveram a oportunidade de atuar remotamente durante a pandemia conheceram as vantagens desse modelo de trabalho. Maior qualidade de vida, menos estresse com deslocamentos diários e maior flexibilidade de horário são alguns dos benefícios que agora se tornam difíceis de abandonar, gerando atritos nas empresas.

Por causa disso, o Google explica que hoje vivemos a fase da “grande retenção”. Neste período, as empresas estão se concentrando em reter os colaboradores e encontrar formas de mantê-los engajados e felizes no longo prazo. O escritório precisa ser um lugar onde eles queiram estar, em vez de serem obrigados a estar ali.

Mas, para os negócios, isso é igualmente positivo. Segundo a Gartner, uma gestão mais focada nos trabalhadores reduz o problema da rotatividade e aumenta o desempenho da equipe.

Leia também: Como motivar vendedores e impulsionar as vendas B2B?

5. Tenha a sustentabilidade como princípio

Por sua vez, a IBM mostra que 51% dos CEOs pesquisados em seu estudo anual mencionam a sustentabilidade como um de seus principais desafios para os próximos anos. Isso não ocorre à toa. Como revela a própria IBM, 62% dos consumidores estão dispostos a mudar os hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.

A sustentabilidade, então, deve ser vista como algo que agrega valor ao negócio. É um diferencial que atrai o público, contribui para a fidelização e permite até elevar o preço de produtos e serviços em alguns casos. Lideranças estratégicas são lideranças sustentáveis.

Leia também: Como o ESG afeta a decisão de compra do consumidor?

6. Invista em comunicação

Completando as lições para líderes em 2023, a comunicação continua sendo uma das principais aliadas do crescimento do negócio. Para vencer tempos de incertezas econômicas, as marcas precisam ser lembradas no momento de compra e essa lembrança conquista-se pela publicidade.

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