O Brasil é um país cada vez mais conectado à internet. Apesar de ainda estar distante dos países de maior IDH do mundo, o acesso à internet cresceu bastante durante a pandemia de Covid-19 e em 2023 iguala ou supera o desempenho de algumas das maiores economias mundiais.
De acordo com o relatório Digital 2023: Brazil, de We Are Social e Meltwater, a proporção de brasileiros conectados cresceu de 70% em 2019 para 84,3% em 2023. Com isso, o País chegou à marca de 181,3 milhões de internautas.
A maior adoção digital entre a população brasileira tem impactos no consumo de redes sociais e no e-commerce. Consequentemente, as marcas também são afetadas e precisam ficar de olho nessa transformação.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe os destaques do relatório que trazemos para você.
Acesso à internet no Brasil em relação ao mundo
Na comparação entre a proporção de brasileiros com acesso à internet e a média global, o Brasil encontra-se muito à frente nesse indicador. Já são 84,3% de pessoas conectadas no País, enquanto a taxa mundial está em 64,4%.
Até mesmo entre as dez maiores economias mundiais em 2023 segundo o PIB, ranking no qual o Brasil aparece na décima posição, o acesso à internet pelos brasileiros está em um patamar elevado.
Proporção da população com acesso à internet nas 10 maiores economias em 2023:
- Estados Unidos: 91,8%
- China: 73,7%
- Japão: 82,9%
- Alemanha: 93,1%
- Índia: 48,7%
- Reino Unido: 97,8%
- França: 92,6%
- Canadá: 93,8%
- Rússia: 88,2%
- Brasil: 84,3%
No entanto, quando analisamos os países com maior IDH no mundo, o Brasil ainda precisa avançar mais. Na Suíça e na Noruega, que ocupam as duas primeiras posições no Índice de Desenvolvimento Humano, a população conectada chega a 98,4% e 99% do total, respectivamente.
Os países da América do Sul com maior IDH que o Brasil também estão à frente no acesso à internet. Por exemplo, os internautas representam 90,2% do povo chileno, 87,2% do argentino e 90,1% do uruguaio.
A boa notícia é que o Brasil vem melhorando nesse aspecto. Desde 2019, o número de brasileiros conectados aumentou 16,6%. Isso representa um acréscimo de 32,2 milhões de pessoas no mundo virtual.
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Hábitos de consumo da internet no Brasil
O País não se destaca apenas pelo grande número de pessoas conectadas. Os brasileiros também passam um tempo considerável on-line. São 9 horas e 32 minutos por dia, em média, sendo 5 horas e 28 minutos de acesso à internet pelo celular.
Não é à toa que o dispositivo favorito para se conectarem ao mundo virtual seja o smartphone. Esse meio é utilizado por 95,5% dos internautas brasileiros, enquanto laptops e desktops são usados por 57,7% deles.
Um destaque nesse sentido é o uso de TVs conectadas para acesso à internet, hábito presente em 50,1% dos internautas no Brasil. Também vale ressaltar o crescimento anual de 37,4% da conexão por dispositivos inteligentes para o lar, chegando a 14,7% da população on-line no País.
Mas o que os brasileiros fazem na internet? Segundo o relatório Digital 2023: Brazil, as cinco principais razões para se conectarem são:
- Encontrar informação: 77,6%
- Pesquisar como fazer coisas: 73%
- Ficar em contato com amigos e familiares: 71,7%
- Pesquisar produtos e marcas: 70,6%
- Assistir a vídeos, programas de TV e filmes: 68,8%
Aí percebemos a importância da presença on-line para as marcas, já que a jornada de compra passa em grande parte pelo meio digital.
Outro fato que chama a atenção refere-se aos 47,5% de internautas brasileiros que se conectam para jogar. Então, se a sua marca ainda não está por dentro desse mercado gamer, é hora de se antenar.
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Consumo de redes sociais cresce com o acesso à internet
O maior acesso à internet no Brasil teve como consequência o aumento no número de usuários das redes sociais. Se em 2019 eram 140 milhões de pessoas, ou 66% da população total do País, em 2023 esse número chegou a 152,4 milhões, ou 70,6% dos brasileiros.
Só nas redes sociais, os usuários de internet no Brasil passam 3 horas e 46 minutos por dia, em média. Inclusive, os cinco maiores motivos para usar essas plataformas são:
- Ficar em contato com amigos e familiares: 60,4%
- Ler notícias: 54%
- Encontrar produtos para comprar: 44,4%
- Encontrar conteúdos: 42,9%
- Encontrar inspiração para o que fazer e comprar: 41,4%
O WhatsApp é a plataforma mais utilizada pelos internautas brasileiros entre 16 e 64 anos. Em seguida vem o Instagram (89,8%) e o Facebook (86,8%). Já o TikTok, que teve um crescimento vertiginoso nos últimos anos, aparece em quarto lugar, usado por 65,9% desse público.
Ainda em relação ao consumo de redes sociais, 36,7% dos internautas nessa faixa etária afirmam seguir marcas de que já compraram e 32% de que pretendem comprar.
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