TV linear é protagonista no consumo de vídeo no Brasil

14/04/2023

Comunicação

TV linear é protagonista no consumo de vídeo no Brasil

Se você tivesse de escolher apenas uma mídia para divulgar seu negócio ao maior número de pessoas, qual seria?

Caso tenha escolhido o vídeo, parabéns! No ano de 2022, 99,6% da população brasileira foi impactada por esse tipo de conteúdo, segundo a Kantar IBOPE Media. Esse percentual é ainda maior que o registrado em 2021, quando o alcance chegou a 98% das pessoas no País.

Para você ter uma ideia ainda melhor do poder do vídeo, em um único dia 63,9% dos brasileiros consomem a mídia. Mas onde eles estão assistindo? Essa questão é fundamental para acertar na sua estratégia de vídeo marketing.

Então, descubra a seguir mais informações sobre o assunto e entenda como impactar o consumidor.

Novos dados sobre o consumo de vídeo no Brasil

A Kantar IBOPE Media lançou em 2023 um novo estudo Inside Video, em que traz dados atualizados sobre o consumo de vídeo no Brasil, tanto on-line quanto off-line. Esse material é muito importante para as estratégias de comunicação das marcas brasileiras, uma vez que 68% de todo o investimento publicitário no País é feito em formatos dessa mídia.

Um dado fundamental a respeito do tema é que a televisão continua sendo protagonista entre os diferentes dispositivos para assistir. Do tempo total destinado ao consumo de vídeo nos lares brasileiros, 90,4% dele ocorre pelo televisor normal ou pela TV conectada.

Falando em TV conectada, esse dispositivo está cada vez mais presente nos domicílios brasileiros. O percentual de casas com smart TVs saltou de 38% em 2018 para 59% em 2022.

No entanto, nada tem abalado a preferência pelo consumo de vídeo na televisão linear, como veremos em seguida.

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A TV linear, especialmente a TV aberta, representa o maior tempo assistindo a vídeos. (Foto via Freepik)

Consumo de TV linear chega a 5h17 minutos por dia

O conceito de TV linear refere-se às emissoras abertas ou por assinatura que transmitem conteúdo em vídeo com horários predefinidos. O espectador pode mudar de canal, mas não o que aquele canal em específico esteja transmitindo.

Entretanto, por maior que seja a oferta de serviços de streaming de vídeo e o apelo de se poder ver os conteúdos desejados quando quiser, a TV linear ainda reina.

Em um dia normal, 50% da população brasileira assiste à TV linear. Isso mesmo, metade dos brasileiros. Então, no passar de um mês, essa mídia impacta 91% dos habitantes no País. Ou seja, 196,4 milhões de pessoas.

Como comparação, o vídeo on-line alcança 31,8% dos indivíduos em um único dia e 61,8% deles ao longo de um mês.

De cada dez dispositivos utilizados para o consumo de vídeo, oito estão ligados na TV linear. E o tempo gasto nessa atividade é de 5 horas e 17 minutos diários, em média. Só na televisão aberta, são 4 horas e 54 minutos diariamente. Por sinal, o Brasil é líder nesse quesito entre os países da América Latina analisados pela Kantar IBOPE Media.

Mas o poder do vídeo na TV linear não se resume ao alcance ou ao tempo geral consumindo. A mídia tem sido cada vez mais efetiva em reter a atenção do público, tanto que o tempo médio assistindo antes de mudar de canal aumentou de 36 minutos em 2018 para 45 minutos em 2022.

Portanto, se a sua marca deseja acertar na estratégia de vídeo, é preciso incluir a televisão no mix de mídia. Ela entrega sua mensagem em uma dimensão como nenhum outro formato consegue e ainda o faz com credibilidade, com a atenção do público e com influência sobre a decisão de compra.

Esta é uma boa hora para você experimentar os QR Codes nos comerciais de televisão, que já têm gerado grandes ações e resultados para os anunciantes.

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Dados sobre o vídeo on-line

O estudo Inside Video 2023 ainda traz dados interessantes sobre o consumo de vídeo on-line no Brasil, como o de que 21% do tempo assistindo em casa é pela internet.

Inclusive, o dispositivo preferido para isso é a TV conectada. Ela é responsável por mais da metade do tempo (55,1%) que o brasileiro assiste a vídeos na internet. Já os smartphones respondem por 35,8% do tempo vendo on-line e apenas 14,9% do alcance diário do conteúdo em vídeo no Brasil.

Nesse contexto, o Globoplay registra a terceira maior participação da audiência de vídeo on-line no País, atrás apenas do YouTube e da Netflix. É nesse serviço de streaming da Globo que os telespectadores catarinenses podem ver pela internet todo o conteúdo da NSC TV, a emissora líder de audiência em Santa Catarina, segundo a própria Kantar IBOPE Media.

Para saber mais sobre a NSC TV e como anunciar para milhões de pessoas pela televisão, baixe o mídia kit e conheça melhor as vantagens e possibilidades dessa estratégia.

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