O uso de QR Codes na TV está cada vez mais comum, dos intervalos comerciais ao conteúdo dos programas de televisão.
Esse fato não passou batido pelos brasileiros. Afinal, como aponta a “Pesquisa QR Code 2022 – CMI”, divulgada pela Globo, nove em cada dez internautas no Brasil já notaram a presença desses códigos nas propagandas de TV. E o mesmo número de pessoas acredita que eles se tornarão cada vez mais presentes no dia a dia.
Mas isso levanta a questão: a publicidade com QR Code na televisão funciona para os anunciantes? Acompanhe a explicação para saber!
A evolução do uso de QR Codes no Brasil
Os QR Codes, como são chamados os quick response codes, ou códigos de resposta rápida, surgiram no ano de 1994. Então, por que eles levaram tanto tempo para se tornarem populares?
A resposta está no contexto. As tecnologias que suportam o bom funcionamento do QR Code ainda não estavam plenamente desenvolvidas para que o hábito se desenvolvesse. Além disso, a velocidade de conexão móvel era outro problema.
O surgimento do Iphone, por exemplo, aconteceu em 2007. A conexão 3G chegou ao Brasil um pouco antes, em 2004, mas a 4G só apareceu para os brasileiros em 2013.
Então chegamos ao ano de 2023. Segundo o relatório Digital Brazil: 2023, o País tem mais celulares conectados (221 milhões) que habitantes (215,8 milhões). Entre os internautas de 16 a 64 anos, 98,9% possuem smartphone.
Ainda por cima, tivemos nos últimos anos um período de rápida adesão digital em decorrência da pandemia de Covid-19. De acordo com a pesquisa divulgada pela Globo, o número de usuários de QR Codes quase dobrou entre 2020 e 2022. Não à toa, 92% dos brasileiros familiarizados com a tecnologia de QR Codes já escaneou códigos dessa maneira.
O hábito de escanear QR Codes está crescendo de tal maneira que tem impactado os meios de pagamento no Brasil. A pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil”, de abril de 2023, mostrou que 10% dos brasileiros conectados chegaram a abandonar o uso da carteira porque só fazem pagamentos digitais, como o Pix.
O uso de QR Codes na TV é outro exemplo desse costume. Sete em cada dez entrevistados em um estudo da Offerwise consideram o formato relevante e útil. Portanto, aí está uma ótima oportunidade para sua marca se destacar e vender mais anunciando na televisão.
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O que as pesquisas dizem sobre comerciais de TV com QR Code?
Uma pesquisa publicada no “International Journal of Engineering Business Management” concluiu que QR Codes podem facilmente aumentar o volume de vendas devido à utilidade, viabilidade e aceitabilidade da tecnologia. Mais ainda, os pesquisadores destacam:
“Os QR Codes incorporados à publicidade são bastante úteis para o profissional de marketing influenciar a satisfação do consumidor e a intenção de compra”.
Podemos ver o reflexo disso nos dados da Globo. Cinco em cada dez brasileiros conectados já escanearam um QR Code em comercial de TV.
Essa é uma tendência em muitos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Insider Intelligence estima o crescimento de 65,7 milhões de usuários de QR Code em 2020 para 99,5 milhões até 2025.
Essa prática tem ganhado popularidade nos EUA até mesmo durante o Super Bowl, o horário comercial de TV mais caro e mais famoso do planeta. Na ocasião, a marca de alimentos Planters chegou a registrar uma taxa de conversão de 70% com o código em tela.
Testes da Sharethrough também mostraram que anúncios com QR Code na TV são capazes de aumentar em 12% a atenção do público à publicidade.
Ainda vale acrescentar as diferentes formas como usar o QR Code em comerciais de televisão:
- criar anúncios compráveis, reduzindo o esforço do consumidor;
- distribuir incentivos para a compra, como cupons;
- atrair seguidores para as redes sociais da marca;
- analisar os resultados da publicidade em maior detalhe.
E o que é melhor: o uso de QR Codes não tem custo extra para os anunciantes.
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Boas práticas para o uso de QR Codes na TV
Sua marca está pronta para aproveitar essa tecnologia nos anúncios veiculados na NSC TV? Então, conheça alguns segredos para tirar o melhor proveito dessa prática.
- Faça uma chamada para ação explicando para que serve o QR Code, como “escaneie para comprar” ou “pegue seu desconto”.
- Mantenha o QR Code por tempo suficiente em tela e sem movê-lo para facilitar a ação do consumidor.
- Um QR Code dinâmico é melhor que um QR estático porque pode ser editado para mudar o destino final da ação.
- Use contraste ao redor do código para facilitar a identificação do público e a leitura pela câmera do celular.
- Mantenha um tamanho razoável para que a pessoa possa enxergá-lo na tela quando estiver sentada no sofá.
- Selecione os horários da programação com maior afinidade entre sua marca e o público-alvo.
Seguindo essas dicas, o uso de QR Codes na TV tem tudo para trazer melhores resultados para seu negócio.
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