As marcas mais valiosas no Brasil têm uma comunicação multiplataforma e sua empresa também deve adotar essa estratégia por uma razão bastante simples: ela dá resultado.
Um estudo de Spectrum Reach e Magna Global, braço de inteligência de mídia da IPG, provedor mundial de soluções de marketing, comprovou mais uma vez esse efeito. No caso, foram entrevistados 1.684 indivíduos com base no consumo de mídia durante o período de uma semana.
Algumas conclusões interessantes do estudo incluem:
- Anunciar em três plataformas diferentes é melhor que em apenas uma.
- A comunicação multiplataforma impulsiona as métricas de topo e fundo de funil.
- A ordem em que os anúncios aparecem para o consumidor faz muita diferença.
Quer saber mais a respeito? Veja os resultados em detalhes a seguir!
Os resultados de uma estratégia de comunicação multiplataforma
Nesse estudo de Spectrum Reach e Magna Global foram utilizadas três plataformas para veiculação dos anúncios: televisão, TV conectada e celular. A partir disso, os pesquisadores investigaram o impacto da publicidade no consumidor multitelas.
A primeira conclusão é a de que três mídias diferentes têm melhor desempenho do que apenas uma ou duas. Oito em cada dez indivíduos que tiveram contato com os três tipos de anúncio afirmaram que a mensagem da marca foi comunicada com clareza. Os demais grupos — que viram uma ou duas plataformas — tiveram um resultado inferior nesse quesito.
Ainda mais importante, ao combinar uma estratégia de vídeo com TV linear, TV conectada e anúncios para dispositivo móvel, a intenção de compra aumentou 13%, em média.
Ou seja, a comunicação multiplataforma trouxe benefícios tanto para o topo quanto para as demais etapas do funil de vendas. Na parte de cima, essa estratégia contribuiu para uma maior atenção do público aos anúncios e para o maior reconhecimento da marca. Outras métricas mais aprofundadas, como a intenção de busca e a intenção de compra, também tiveram um melhor desempenho.
Esses resultados evidenciam a importância de incluir a TV na sua estratégia de vídeo marketing. A televisão não só desperta maior atenção e intenção, como é um meio de confiança que transmite maior credibilidade para o consumidor, de acordo com as pesquisas de Opinion Box e Latam Intersect PR.
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TV linear é essencial para a comunicação multiplataforma de resultado
Afinal, o que é TV linear? É o modelo de transmissão em que os programas têm horários predefinidos, seja nas emissoras abertas como a NSC TV, seja nos canais por assinatura como o GloboNews. Aqui no Brasil, ela impacta 91% das pessoas, que passam 5 horas e 17 minutos por dia ligadas nela, em média, segundo dados da Kantar IBOPE Media.
No estudo de Spectrum Reach e Magna Global, a TV linear foi apontada como uma peça fundamental na comunicação multiplataforma. Isso porque o fato de os anúncios aparecerem primeiro na televisão tem um grande impacto no resultado dessa estratégia.
A ordem das mídias afeta a comunicação multiplataforma:
- Quando o anúncio veio primeiro na TV linear, a intenção de compra subiu 25%.
- Quando ele foi visto antes na TV conectada, esse indicador aumentou 14%.
- Porém, quando apareceu primeiro no dispositivo móvel, o crescimento foi de 4%.
Mais uma vez, comprovamos que a credibilidade da TV linear e a capacidade dela de despertar a atenção do público são muito importantes para impulsionar as vendas.
— A importância relativa da TV linear continua forte. É apenas outro lembrete de que, enquanto o mundo continua a evoluir […], a TV linear é uma peça essencial de toda solução — declarou à Digiday o vice-presidente de marketing da Spectrum Reach, Michael Guth.
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A televisão aumenta a lembrança da marca
Outro motivo para fazer da televisão a base de sua estratégia de vídeo marketing é ela ser mais memorável. Isso consequentemente aumenta a lembrança da marca.
Diferentes estudos confirmam a relação entre TV e memória de longo prazo. A Hub Entertainment Research, por exemplo, comparou o resultado da publicidade nas telas de televisão, computador, tablet e celular. Então, descobriu que a TV gerou o maior recall (lembrança) entre as opções. Seis em cada dez entrevistados conseguiram lembrar metade ou mais dos anunciantes.
Enquanto isso, a tvScientific afirmou que o público tem uma lembrança 39% superior na televisão que em outras mídias. Ou seja, ela é fundamental para a construção de uma marca forte e top of mind.
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