Há 97% de chance de sucesso ao adotar uma estratégia de marketing de conteúdo. Esse dado, presente no State of Content Marketing 2023, mostra como a prática pode ser positiva. Não à toa, 90% dos entrevistados pela Semrush a empregam nos negócios.
No entanto, como aponta a Contently, um em cada quatro profissionais não estão satisfeitos com o impacto do conteúdo nos objetivos empresariais.
Se esse é o seu caso, você tem dedicado tempo a fazer um briefing de conteúdo completo? Por sinal, já sabe o que é um briefing de marketing de conteúdo e quais informações ele precisa conter?
Acompanha a explicação sobre o tema e veja as dicas do Negócios SC para potencializar sua estratégia!
O que é briefing de marketing de conteúdo?
A palavra briefing já virou um jargão empresarial. Porém, ela é usada equivocadamente em muitos casos, se considerarmos o significado dela no dicionário.
Briefing significa o ato ou a circunstância de transmitir instruções precisas ou informações essenciais.
Então, o briefing de marketing de conteúdo é o conjunto de instruções para a produção de materiais da marca. Esse documento — que deve ser registrado e armazenado para que todos os envolvidos tenham acesso — serve de guia para a produção de redatores, designers, profissionais de SEO e social media, entre outros.
Ou seja, se você não está tendo o resultado esperado com a estratégia de marketing de conteúdo, vale considerar: a equipe está recebendo a orientação correta e tem as informações necessárias para desempenhar bem o trabalho?
A seguir, mostraremos um modelo de briefing de conteúdo que você poderá usar no dia a dia.
Leia também: Como fazer o briefing impacta no sucesso da comunicação?
5 coisas para fazer antes de montar um briefing de conteúdo
É preciso criar um briefing de conteúdo para cada novo material a ser produzido. Entretanto, algumas informações repetem-se com frequência.
Por isso, vamos começar com uma fase prévia a montar o briefing. Essa etapa vai economizar tempo para o que vem em seguida.
1. Elabore o manual de comunicação da marca
Uma comunicação eficaz precisa de consistência. Para tanto, os diferentes profissionais que forem trabalhar com determinado negócio devem atuar sob a mesma voz da marca e o mesmo tom da comunicação.
Nesse sentido, defina como a marca se expressa, que termos devem ser evitados, entre outras questões pertinentes.
2. Defina sua buyer persona
Uma buyer persona nada mais é que uma representação do seu público-alvo. Se houver mais de um público, naturalmente haverá mais de uma persona.
Essa informação ajuda a refinar melhor a linguagem e a adequar o conteúdo para ter bons resultados.
Uma buyer persona inclui:
- Dados pessoais, inclusive com nome fictício;
- Dados profissionais;
- Interesses e hábitos;
- Referências de consumo de conteúdos e marcas;
- Desafios e objetivos em que sua empresa pode ajudar.
3. Tenha uma estratégia clara
Pode ser que a estratégia de marketing de conteúdo não esteja trazendo bons resultados porque o objetivo não tenha ficado claro para a equipe. Então, vale refletir o que realmente é esperado da ação.
- A marca quer tornar-se autoridade no segmento?
- Quer ganhar reconhecimento do consumidor?
- Quer aumentar o número de acessos ao site ou blog?
- Quer gerar mais leads e vendas?
Diferentes metas levarão a diferentes caminhos. Isso afeta, inclusive, a escolha dos canais de comunicação da marca.
Além disso, é preciso atribuir as responsabilidades a cada membro da equipe. Nunca deixe tarefas subentendidas ao montar um briefing de conteúdo.
4. Pesquise palavras-chave e temas
É hora de separar os temas que serão abordados na produção de conteúdo.
Se você pretende criar conteúdos para blog e outros canais voltados à otimização para mecanismos de busca (SEO), então baseará sua pauta principalmente em palavras-chave relevantes para o negócio. Algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar nisso são o Planejador de Palavras-Chave do Google e o Free Keyword Generator da Ahrefs.
5. Monte o cronograma de pautas
Aqui a dica é distribuir os conteúdos não somente ao longo do tempo, para que tenham certa frequência, mas também em diferentes etapas do funil de vendas. Uma recomendação é dividir em 50% de temas gerais, 25% de temas mais detalhados e 25% de temas bem aprofundados no universo dos produtos ou serviços.
Leia também: Como criar conteúdo de valor para captação de leads?
Como fazer um briefing de conteúdo?
Essa fase inicial é um pouco mais demorada porque exige pesquisa e estratégia. Mas não tenha dúvidas de que ela é essencial para ter um marketing de conteúdo bem-sucedido.
A partir disso, ela ainda torna mais fácil montar o briefing de conteúdo. Você só precisará incluir as seguintes informações.
Tema
Uma frase curta ou um título já definido que explique sobre o que será o conteúdo.
Formato
Aqui entram orientações técnicas para a produção do conteúdo. Por exemplo, se for um artigo de blog ou legenda para rede social, informe o número de palavras exigido. Se for um vídeo, explicite o tempo mínimo e máximo.
Além disso, se houver possíveis desdobramentos do conteúdo para outros formatos, é interessante deixar isso claro desde o princípio.
É possível montar um briefing de conteúdo para os mais variados formatos:
- artigos de blogs;
- sites;
- landing pages;
- livros digitais;
- materiais impressos;
- infográficos;
- vídeos;
- podcasts;
- posts de redes sociais;
- entre outros.
Objetivos gerais e específicos
Explique qual é o objetivo a ser alcançado com o conteúdo. Informe também qual é a ação esperada do público, como clicar no link X ou comprar o produto Y. Isso ajudará na criação da chamada para ação (CTA).
Palavras-chave
Se o conteúdo for orientado para mecanismos de busca, acrescente as palavras-chave primárias e secundárias.
Descrição e orientações
Aqui você entra em detalhes sobre o que espera do conteúdo. Ou seja, quais são os subtópicos que devem ser abordados dentro do tema principal, se há algum link ou CTA que precisa ser feito etc.
Persona
Informe a qual público o conteúdo é destinado. Daí a importância de montar as buyer personas antes de fazer o briefing.
Referências
Se existir algum conteúdo que sirva como base ou que tenha uma estrutura interessante, vale acrescentar.
Materiais de apoio
São materiais da marca, como o manual de comunicação ou um catálogo de produtos, que explicam melhor o universo do negócio.
Caso haja um vocabulário específico do segmento, a inclusão de um glossário será de grande utilidade.
Prazos
Por fim, estabeleça os prazos para cada uma das etapas desde a produção do conteúdo até a aprovação dele.
- Produção;
- Edição/revisão;
- Alteração;
- Aprovação final;
- Publicação.
Leia também: Como montar um mídia kit? Veja dicas de dados e ferramentas
Modelo de briefing de marketing de conteúdo
Pronto! Essas orientações vão ajudar você a fazer um briefing de conteúdo muito mais completo, assim como um briefing de marketing em geral. Basta adaptar as informações.
Para facilitar ainda mais, basta copiar este modelo de briefing e preenchê-lo.
Modelo de briefing de conteúdo:
- Qual é o tema?
- Qual é o formato do conteúdo?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?
- Quais são as palavras-chave?
- Quais são as orientações?
- Qual é a buyer persona?
- Quais são as referências?
- Que materiais de apoio podem ajudar?
- Quais são os prazos?
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