Estar presente nas redes sociais é suficiente para gerar engajamento com a marca? Como veremos, há um aspecto fundamental que não pode ser esquecido na estratégia de comunicação digital: o impacto da TV na presença on-line.
Embora pareçam existir em universos separados, as redes sociais e a televisão estão mais conectadas do que se imagina. Inclusive, o maior engajamento na primeira depende muito da segunda. Entenda melhor esse assunto adiante.
A televisão é tema das conversas na internet
A primeira prova da proximidade desses universos surge ao analisarmos o que as pessoas falam nas redes sociais. Com frequência, é algo que viram na televisão.
Como mostrado em “O que é TV?”, 97% dos tuítes sobre conteúdo são de menções à programação televisiva. Essa já é a base das conversas on-line.
Então avançamos para a relevância dos grandes fatos televisivos. Isto é, programas decisivos para a audiência, como eventos esportivos, coberturas especiais de notícias e até mesmo reality shows. Eles destacam ainda mais o impacto da TV nas redes sociais.
Por falar em reality show, podemos mencionar o caso da vigésima edição do Big Brother Brasil. Um único episódio do programa gerou mais de 2,5 milhões de menções nas redes sociais e o BBB 20 chegou a emplacar simultaneamente 21 termos entre os mais comentados do mundo no Twitter.
Agora, será que é possível gerar um debate também em torno de marcas que aparecem na televisão? Os números mostram que sim.
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O impacto da TV no engajamento das redes sociais
Para analisar mais precisamente o impacto da TV, a 4C realizou um estudo ao longo de seis meses com diversas marcas. A 4C é uma empresa especializada em ciência de dados e tecnologias de mídia, que concluiu a análise da seguinte forma:
“É importante para profissionais de marketing entenderem que anúncios na TV estimulam os consumidores a interagir com os perfis sociais e conteúdos da marca. Se há uma meta de engajamento para a campanha, a TV pode alcançar esse objetivo”.
O porquê dessa conclusão fica claro quando vemos os dados encontrados nesse estudo. De acordo com os pesquisadores, um em cada cinco engajamentos (19,5%) nas redes sociais da marca foram gerados por comerciais de TV. Não à toa eles definem a televisão como um dos elementos-chave para gerar esse tipo de engajamento para as empresas na internet.
Inclusive, supõe-se que anúncios nas próprias redes sociais teriam um desempenho muito superior, já que as marcas estão a um clique de distância do consumidor. Mas isso não se comprovou. Anúncios nas redes sociais representaram 34% dos engajamentos.
Isso quer dizer que a televisão não só traz um maior retorno da publicidade no longo prazo, como também tem um papel importante no curto prazo dentro dessa conversa com o digital.
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Por que a televisão consegue impactar tanto as redes sociais?
Alguns fatores ajudam a explicar o porquê de a televisão gerar tamanho engajamento nas redes sociais.
Em primeiro lugar, a TV é uma mídia essencial com grande adesão do público. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, 73% dos catarinenses assistem à TV diariamente. Estamos falando de quase 5 milhões de pessoas, só em Santa Catarina, vendo televisão todos os dias.
O segundo ponto tem a ver com o comportamento do consumidor multitelas. Uma pesquisa do Google revela que 69% dos brasileiros usuários de internet consomem conteúdo em duas ou mais telas ao mesmo instante. Ou seja, enquanto assistem à TV, eles acessam a internet e vice-versa.
Aliás, é por causa desse comportamento que a tendência dos “anúncios compráveis” é tão promissora para as marcas. A maioria do público já está com o celular em mãos quando vê um comercial de televisão com QR Code, por exemplo.
Mas talvez o principal fator para explicar o impacto da TV no engajamento das redes sociais tenha a ver com confiança. A televisão é a mídia mais confiável para os brasileiros e a Covid-19 tem ressaltado isso.
Nas primeiras semanas da pandemia, praticamente só se falou do novo coronavírus e o assunto dominou as redes sociais. E onde as pessoas buscaram informação? Nos canais de TV e nos jornais de confiança. Em determinados horários, mais que dobrou o número de pessoas assistindo à Rede Globo.
A Kantar MEDIA Ibope aponta que para 79% dos brasileiros a TV é o meio mais confiável na hora de se obter informações sobre o novo coronavírus. Então, quando o assunto é conquistar respeito e atenção do público, seja em momentos especiais, seja no dia a dia, a televisão indispensável em uma estratégia de comunicação.
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