Rádio aumenta alcance da comunicação de nicho

Array 05/11/2020

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Rádio aumenta alcance da comunicação de nicho

A comunicação de nicho traz um desafio especial: como aumentar o alcance da marca, mas ainda com uma boa segmentação de público para otimizar o investimento em marketing? Se você também precisa resolver a questão, é o momento perfeito para descobrir como a mídia em rádio tem ajudado uma empresa do Oeste de Santa Catarina nessa missão.

A seguir, apresentaremos o case de sucesso da Roots Bonsai e como a Rádio Atlântida Chapecó aumentou o interesse pela marca na região. Acompanhe!

Roots Bonsai: um case de sucesso em comunicação de nicho

A Roots Bonsai é uma loja especializada na arte do bonsai e oferece vasos, ferramentas, adubos, cursos e outros serviços relacionados, além das próprias árvores de reduzido tamanho e imensa beleza. Ou seja, é um destino certo para os amantes dessa técnica. No entanto, se há algo que se tornou nítido nesses 12 anos de atuação em Chapecó, é o fato de que a comunicação de nicho exige uma estratégia de mídia bem trabalhada para trazer resultados efetivos.

Até então, a comunicação da Roots Bonsai nas mídias essenciais era restrita a veículos de menor alcance: jornal e rádio local, além de ações de panfletagem. Em meio a isso, era alimentado o sonho de colocar a marca na NSC para alcançar novos patamares com a divulgação.

— Sempre quisemos divulgar na Atlântida, mas não tínhamos verba — relata Luiz Armando Goldbeck, proprietário da Roots Bonsai.

Para o empreendedor, assim como para a população do Oeste catarinense, a Atlântida Chapecó é uma referência na mídia em rádio. Isso porque a ATL, como também é conhecida entre o público, é a maior rede de rádios do Sul do Brasil, com 2,3 milhões de ouvintes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul*. Além disso, fala principalmente com um público conectado e de alto poder aquisitivo, com maioria pertencendo à classe AB.

Diante desses dados e do impacto que a mídia em rádio na Atlântida traria, finalmente Goldbeck convenceu-se a investir no veículo da NSC.

— Resolvemos investir, pois sabemos que dá resultado — conta o proprietário, tendo buscado o recurso para que a iniciativa fosse à frente.

Mídia em rádio aumenta alcance da marca

O objetivo da comunicação era fazer mais pessoas conhecerem a cultura do bonsai, fomentando o interesse pelo assunto e, consequentemente, o aumento no número de clientes da Roots Bonsai.

A partir disso, a NSC deu um norte à estratégia de mídia, apresentando propostas para a marca alcançar seu objetivo. Segundo Goldbeck, a escolha de veicular os anúncios na rádio em um programa familiar foi vital para o resultado da campanha.

— Sempre priorizamos cultivar um bonsai com a família — ele comenta.

Uma das grandes vantagens de anunciar na rádio, aproveitada pela empresa de pequeno porte, é a possibilidade de divulgar a marca em um meio de comunicação de massa, mas ainda com uma segmentação de nicho. Ao colocar a marca no veículo e no programa mais adequados para alcançar o público-alvo, é possível encontrar um número muito maior de consumidores afins, sem perder o direcionamento da campanha. Foi assim que a Roots Bonsai conseguiu aumentar o alcance da marca, potencializando o investimento com efetividade na entrega da mídia ao ouvinte.

Resultado reforça interesse de anunciar na NSC

O retorno para a empresa foi verificado a partir do segundo mês de veiculação na rádio, quando conseguiu mensurar o resultado com o aumento da procura do público. Os novos clientes comentam a presença na Atlântida Chapecó, muitos vindos de outras cidades na região de abrangência da emissora.

Com isso, o empresário estaria satisfeito? Convenceu-se a continuar investindo nos veículos de confiança dos catarinenses para fazer a comunicação de nicho? Ele mesmo declara:

— Sim, estamos! Temos interesse em várias outras divulgações.

Desse modo, a Roots Bonsai vai se consolidando como referência no segmento em Santa Catarina.

 

* FONTE: ESTIMATIVA REALIZADA COM BASE EM ESTUDO INTERNO ATRAVÉS DA AUDIÊNCIA DE IBOPE E ÁREA DE COBERTURA | 2019.

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