Quando se pensa nos melhores horários para anunciar na televisão, as noites são tidas como nobres. Mas existem outras oportunidades excelentes na programação da NSC TV e o domingo de manhã pode ser tão vantajoso para a visibilidade da marca quanto qualquer outro espaço de mídia.
É isso que vamos mostrar neste segundo artigo da série referente à programação da NSC TV. Nela, trazemos os dados da audiência e o perfil de público de diferentes segmentos da rede líder de audiência em Santa Catarina:
- os programas de jornalismo;
- os programas de domingo de manhã;
- e os programas de entretenimento.
Quer saber agora como esses domingos de manhã na NSC TV podem trazer ótimos resultados para sua estratégia de comunicação? Descubra adiante.
A programação dos domingos de manhã na NSC TV
A cultura e as soluções inovadoras produzidas em Santa Catarina, além do mundo dos negócios e do agronegócio, são temas em destaque nesse horário.
A partir das 7 horas de domingo, a NSC TV traz produções locais que conquistaram o público e atrações nacionais que são referências nos seus segmentos, como afiliada da Globo no Estado.
Nossa Santa Catarina
A produção local começa com o programa Nossa Santa Catarina, com matérias sobre cultura, dia a dia, costumes e a diversidade catarinense. A apresentação, leve e descontraída, fica por conta de Mayara Vieira.
Tech SC
Em seguida, Rúbia Laidens comanda a atração que revela soluções inovadoras produzidas em Santa Catarina. Cada episódio mergulha no universo das startups e dos empreendedores que estão fazendo a diferença no Estado por meio de tecnologia e serviços.
Com três temporadas no ar, já foram mostrados no Tech SC mais de 200 startups catarinenses e mais de 480 empreendedores.
Leia também: Tech SC é vitrine para a inovação tecnológica no Estado
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Desde 1988, o PEGN marca as manhãs de domingo na televisão brasileira. Com a apresentação de Lilian Fernandes, o programa traz novidades do mundo dos negócios, histórias de sucesso e muita informação para quem deseja empreender e investir.
Globo Rural
Falando em programas de TV tradicionais, o Globo Rural estreou em 1980 e foi precursor da cobertura dos assuntos do campo no Brasil. Nélson Araújo e Helen Martins já são figuras conhecidas pelo público dos domingos de manhã na NSC TV, apresentando matérias técnicas, dados econômicos e das safras com uma linguagem jornalística acessível.
Leia também: Por que anunciar na programação de jornalismo da NSC TV?
Destaques da audiência e do público
Esse bloco na programação da NSC TV oferece oportunidades para anunciantes de diferentes segmentos. Isso porque o público dos domingos de manhã é interessado por soluções para um dia a dia mais prático, mais eficiente e com maior sucesso — da cidade ao campo.
Então, conforme o programa em que a marca decide inserir-se, ela pode fortalecer a imagem em determinada área de interesse. E a visibilidade para a marca é garantida pela grande audiência que prestigia o domingo de manhã na NSC TV.
Considerando apenas o share de audiência, ou seja, o percentual de telespectadores ligados em um programa com relação ao total de telespectadores da televisão naquele mesmo horário, temos o seguinte:
- Nossa Santa Catarina tem 39% do share*.
- Tech SC tem 41% do share*.
- Pequenas Empresas & Grandes Negócios tem 32,5% do share**.
- Globo Rural tem 39,7% do share**.
Em termos práticos, isso significa que só no Globo Rural são mais de 394 mil telespectadores em Santa Catarina. Aí está uma excelente oportunidade para as marcas alcançarem milhares de catarinenses além dos programas da noite, com condições de investimento acessíveis para empresas de variados portes.
Ainda sobre o público, é possível falar diretamente com perfis tanto masculinos quanto femininos, mas com uma característica em comum de decisão. Como exemplo da Grande Florianópolis, entre 86% e 89% da audiência desses quatro programas têm idade acima de 35 anos. Mais do que isso, as atrações alcançam consumidores principalmente nas classes A, B e C (92% do total, em média), portanto com poder aquisitivo.
Outra vantagem de anunciar na programação de domingo de manhã da NSC TV é a possibilidade de segmentar as campanhas de televisão.
Com a diversidade de opções de aproveitamento comercial, é possível anunciar para toda Santa Catarina, até mesmo com ações e conteúdos dentro dos programas locais, ou segmentar anúncios para veiculação regional. A NSC TV oferece diversas formas de otimizar sua estratégia de comunicação.
Para saber mais sobre o assunto, baixe o e-book Tudo Sobre Como Anunciar na Globo em Santa Catarina ou consulte as oportunidades do mídia kit da NSC TV.
* Fonte: Kantar IBOPE Media Instar Analytics (Nov. 2020, SC).
** Fonte: Kantar IBOPE Instar Analytics (Dez. 2020, Grande Florianópolis).