A rádio é um meio que está sempre se renovando, tanto nas formas de atrair e encantar a audiência quanto no próprio perfil do ouvinte. Além disso, ela atrai novas marcas para anúncios em rádio todos os anos. De acordo com a Kantar IBOPE Media, apenas no primeiro semestre de 2020 foram quase três mil novos anunciantes.
Mas por que é interessante para as empresas a incluírem na estratégia de mídia?
A verdade é que existem muitas vantagens de fazer anúncios em rádio. Entre elas, vale destacar o investimento acessível, com excelente custo-benefício, a agilidade para anunciar e o amplo alcance da população.
Aqui, vamos apresentar ainda mais benefícios da rádio para quem está na dúvida. Acompanhe.
5 motivos para fazer anúncios em rádio
1. Aproveite o consumo de rádio
No relatório Inside Radio 2020 (por dentro da rádio, em tradução literal), a Kantar IBOPE Media revela que o consumo de rádio não sofreu um impacto negativo por causa da pandemia, mesmo com todas as restrições de movimentação que tivemos nesse período.
As viagens de carro e os trajetos entre casa e o trabalho, estudo e demais atividades, vale destacar, sempre estiveram entre os momentos favoritos do público para ouvir a rádio. Entretanto, mesmo com a pandemia, o ouvinte simplesmente trocou o carro pelo consumo de rádio em casa.
Por exemplo, em 2019, 23% dos ouvintes acompanhavam a rádio no automóvel. Em 2020, esse índice caiu para 18%. Já os ouvintes do lar cresceram de 70% para 78% no mesmo período de comparação.
Com isso, o hábito de ouvir rádio permaneceu estável e hoje, em média, cada ouvinte passa 4 horas e 41 minutos em companhia de suas emissoras favoritas. Algumas delas, inclusive, viram aumentos surpreendentes na audiência em 2020. Entre janeiro e setembro, a CBN cresceu 59% nesse quesito.
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2. Fale com consumidores de elevado poder aquisitivo
Outro motivo para fazer anúncios em rádio é a audiência qualificada que escuta os veículos da NSC. Em Santa Catarina, são três rádios do grupo. Além da CBN, agora presente também na região de Joinville, há a Rádio Atlântida e a Itapema.
Nessas três rádios da NSC, o perfil do ouvinte tem como uma de suas características principais tratar-se de um consumidor com elevado poder aquisitivo, segundo dados da Kantar IBOPE Media.
- Na CBN, 69% do público pertence à classe AB.
- Na Atlântida, 74% do público pertence à classe AB.
- Na Itapema, 76% do público pertence à classe AB.
Esse poder de compra pode gerar ótimos negócios e aumentar as vendas da sua empresa.
3. Anúncios em rádio dão resultado também para estratégia digital
Tendo uma audiência gigantesca — só na Rádio Atlântida são mais de 850 mil ouvintes em Santa Catarina — e com poder de compra, os anúncios em rádio podem alcançar resultados impressionantes.
A parceria com os veículos da NSC já trouxe ótimos retornos para empresas dos mais variados segmentos, da construção civil até a alimentação. Com anúncios em rádio, é possível atingir objetivos desde o fortalecimento da marca até vender mais no PDV.
Mas um aspecto pouco comentado sobre anunciar na rádio é o impacto que ela pode ter sobre a estratégia digital de uma empresa. O ouvinte está cada vez mais conectado e isso se reflete na busca on-line pelas marcas presentes na programação.
Mais um motivo para fazer anúncios em rádio, então, é a possibilidade de fazer campanhas integradas com o marketing digital para potencializar os resultados da comunicação. Pedro Henrique Genevro, CEO da Floripa Lançamentos, viu de perto esse impacto da rádio na internet.
— Acompanho os acessos ao site por meio de algumas ferramentas, como RD Station e Google Analytics, e consegui medir um aumento considerável de aproximadamente 120% para os acessos vindos tanto da página da NSC quanto nos horários em que a propaganda estava passando na Rádio Itapema — afirma o empreendedor.
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4. Segmente a estratégia de mídia para seu público
Outro elemento-chave para o sucesso dos anúncios em rádio é a capacidade de segmentar as campanhas conforme o público-alvo da marca. Com a ajuda da NSC, é possível veicular de acordo com a região de atuação, o perfil do ouvinte, os horários, os temas de interesse, os comunicadores de influência, entre outros fatores.
Os spots de rádio segmentados têm bom desempenho, inclusive, na comunicação de nicho. Um exemplo disso é o da Roots Bonsai, empresa de plantas ornamentais do norte catarinense. Já no segundo mês de anúncios em rádio foi possível analisar um aumento da procura do público, que comentava sobre a descoberta da marca na Rádio Atlântida de Chapecó.
5. Vá além do meio rádio
Ainda como vantagem de anunciar na rádio, destacamos a possibilidade de integrá-la com o marketing de eventos, de ativação, de influência e outros tipos de marketing.
No caso do marketing de eventos, os veículos da NSC oferecem a oportunidade de inserir sua marca em experiências marcantes para o público, como Confraria do Vinho Itapema, Estádio CBN ou ATL Day.
Para o marketing de ativação, sua empresa pode contar com ações envolvendo a participação de comunicadores das rádios da NSC, como fez a Acqua 10. A estratégia de impacto teve a presença de Rafael Steinbach, da Rádio Atlântida Blumenau, interagindo com as pessoas na rua e amplificando a ação. Outra possibilidade são as transmissões especiais direto do ponto de venda.
Falando em comunicadores, eles também têm o papel de influenciadores para o público da rádio. Essa influência pode ser usada na estratégia de mídia com ações voltadas para as redes sociais, nas quais a marca pode aumentar sua visibilidade e seu engajamento.
Quer ver mais oportunidades de anunciar nas rádios da NSC? Então confira os kits de mídia da CBN, da Rádio Atlântida e da Itapema. Se preferir, ainda pode tirar suas dúvidas diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp (48) 9 9174-3847.
Com certeza, os anúncios na rádio podem trazer muitas vantagens também para você.